Ceará

Agosto lilás

Em visita a Fortaleza, Ministra de Estado das Mulheres, Cida Goncalves, anuncia novas Casas da Mulher Brasileira

A construção das novas Casas da Mulher Brasileira será em Itapipoca, Limoeiro do Norte e São Benedito.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Plenária do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e Movimentos Sociais e Populares de Mulheres. - Foto: Nah Jereissati/ADUFC-Sindicato

A ADUFC sediou, na última segunda-feira (21), a Plenária do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e Movimentos Sociais e Populares de Mulheres. O Encontro, que reuniu dezenas de organizações e movimentos populares também contou com a participação da Ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, da vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, além de deputadas e vereadoras.

Para Liliane Araújo, Secretária Executiva de Política para as Mulheres do Governo do Estado do Ceará e Vice presidenta do PT Fortaleza, a Plenária foi um momento de escuta e debate com a sociedade civil organizada, movimentos populares e os diversos partidos através do Fórum de Mulheres de Instâncias Partidárias (fórum amplo, atualmente composto com mulheres de 14 partidos políticos).

Liliane explica que Cida Gonçalves, tem percorrido o Brasil e falado da “marcha contra a misoginia”, “que é um chamado a mulheres e homens deste país a combater cotidianamente o ódio contra nós mulheres e as diversas violências a que estamos submetidas em uma sociedade que ainda impera o patriarcado, o machismo e o racismo”. E continua. “Jade Romero ressaltou a importância da defesa das nossas pautas e dos esforços e ações, tanto do Brasil quanto do estado do Ceará para combater o feminicídio e as inúmeras violências contra nós, mulheres, assim como a importância de políticas integradas de saúde, a autonomia econômica das mulheres, dentre outras”.

A presidenta da ADUFC, Profª. Irenísia Oliveira, compôs a mesa do evento, ao lado de outras mulheres representando diversos segmentos da sociedade e ressaltou o compromisso do Sindicato com a equidade de gênero e lembrou o importante papel da universidade para a garantia de direitos sociais. “Sabemos que a educação e a universidade têm sido caminhos de emancipação para as mulheres. E precisamos garantir que elas ocupem esses espaços, que possam estudar e fazer pesquisa”, defendeu. 

De acordo com Liliane, da Plenária saíram alguns encaminhamentos: A organização da luta e defesa das pautas feministas, maior participação das mulheres nos espaços de poder, o enfrentamento a todas as formas de violência, inclusive, a política e institucional.

Ministra das Mulheres no Ceará

Ainda no dia 21, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, junto com a Ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, e a vice-governadora e secretária das mulheres do Estado, Jade Romero anunciaram a construção de novas Casas da Mulher Brasileira em Itapipoca, Limoeiro do Norte e São Benedito.

Já no dia 22, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), lançou um sistema para a solicitação de medidas protetivas de urgência pela Internet. De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado do Ceará, a ferramenta garante a desburocratização da solicitação das medidas protetivas, sem a necessidade do registro do Boletim de Ocorrência (BO), e funciona para todo Ceará. O evento de lançamento contou com a presença da Ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, da vice-governadora do Estado do Ceará e secretária das Mulheres, Jade Romero, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, e do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutiérrez.

Lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da ALECE

Cida Gonçalves também participou do lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Assembleia Legislativa do Ceará, que ocorreu no dia 21 de agosto.

Criada pela Assembleia Legislativa, a partir da aprovação do requerimento da Deputada Estadual Larissa Gaspar (PT), a Frente atuará na prevenção da violência política de gênero, na denúncia, monitoramento e encaminhamento dos casos, na elaboração e aprimoramento de leis que garantam a proteção e a segurança das mulheres, bem como na fiscalização da implementação destas leis.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia