Ceará

ELEIÇÕES CRMs

Docentes da UFC lançam carta em apoio à chapa 2 para eleições do CREMEC

Em tempos de defesa da ciência e da democracia, chapas progressistas recebem apoio em todo o país.

Brasil de Fato, Fortaleza, Ceará |
A eleição é realizada 100% on line. Para votar, médicas e médicos devem acessar www.cremec.org.br - Divulgação - instagram

As eleições para os Conselhos Regionais de Medicina, os CRMs, acontecem em todos os estados nos dias 14 e 15 de agosto, com voto exclusivamente pela internet. No Ceará, duas chapas concorrem a direção do Conselho Estadual, a 1 - com o nome “Experiência e Novos Rumos”, de continuidade; e a 2 - intitulada “Ética, Ciência e Cidadania”, formada por profissionais que publicamente se manifestaram em defesa das vacinas e da democracia durante a gestão da pandemia feita pelo então presidente Jair Bolsonaro. 16.303 profissionais estão aptos a votar.

Professores da Universidade Federal do Ceará divulgaram carta de apoio à Chapa 2, confira conteúdo:

 

Professoras(es) em defesa da vida 

A pandemia de COVID 19 foi um divisor de águas para a humanidade. A luta pela vida em todo o planeta evidenciou diferentes concepções e práticas a respeito da ciência, da saúde, da ética e da educação. Isso ficou muito explícito, principalmente no contexto de um Governo Federal negacionista e arauto da necropolitica. 

As universidades públicas, em especial, souberam resistir a tais políticas, reafirmando com altivez a importância da academia e evidências científicas no combate à COVID.

A despeito da ação firme das universidades e parte da comunidade médica que conosco enfrentou tais visões   equivocadas e irresponsáveis, infelizmente  fomos atingidos por atos e omissões do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Medicina, inclusive no Ceará. 

Comitês de combate à pandemia nas instituições de ensino superior foram aparelhados e tiveram suas ações de prevenção e controle limitadas e desvirtuadas por medidas anticientíficas. 

Alguns promoveram, inclusive, o uso indiscriminado de testes diagnósticos inúteis, boicotaram passaporte vacinal e se omitiram perante protocolos de “kit covid” que resultaram em internamentos e mortes evitáveis entre indivíduos da comunidade acadêmica.

Isto posto, não podemos nos omitir diante das eleições para o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) que ocorrem até este dia 15.

Existem dois projetos diametralmente opostos nesse processo eleitoral.

Uma das chapas é composta por um grupo que esteve à frente dessas intervenções e continua reafirmando uma perspectiva  anticiência e negacionista. 

Noutra direção totalmente oposta a essa visão, a Chapa 2 é composta por médicos e médicas que representam o projeto de um Conselho de Medicina mais próximo dos interesses da categoria, mais avançado politicamente e mais atento às demandas da sociedade cearense. 

Em carta, mais de 200 professores de universidades públicas e privadas manifestaram sua preocupação e seu apoio ao projeto que se baseia na ciência e na vida.

No mesmo sentido, defendemos que conhecer esses projetos e posicionar-se diante deles é uma tarefa de todos nós.

 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia