Ceará

Reajuste salarial

Professores de Fortaleza conquistam reajuste de 14,95% após dez dias de luta

O aumento será de forma parcelada: 5,79% em janeiro e mais 9,16% em setembro, neste último caso sem efeito retroativo.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
De acordo com o último levantamento da Fetamce, sobre o reajuste salarial do magistério em 2023, 104 cidades cearenses já anunciaram o aumento dos salários dos professores. - Foto: Thaina Duete

Após dez dias de paralisação e muita pressão, os professores de Fortaleza conquistaram o reajuste salarial de 14,97%. A proposta foi finalizada pela Prefeitura de Fortaleza na manhã desta quarta-feira (08), e aprovada em assembleia geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), realizada em frente ao Paço Municipal.

De acordo com o sindicato, o aumento será aplicado de forma parcelada, sendo 5,79% em janeiro e mais 9,16% em setembro, neste último caso sem efeito retroativo. Também foi deliberado o fim da paralisação da categoria, retorno às aulas a partir de amanhã (09), e que não haverá mudança no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). 

Em pleno acordo com a gestão, o sindicato ainda vai negociar o pagamento das paralisações e todos os educadores, inclusive novos concursados e substitutos, vão entrar na folha de pagamento até o dia 10/02. Ao final, o Sindiute aprovou que em 08 de março acontecerá nova Paralisação Nacional e nova Assembleia para avaliação do movimento.

Na página oficial do Sindiute, a presidente do sindicato, Ana Cristina Guilherme comemorou a conquista. “Eu quero trazer a toda categoria um reconhecimento. De todas as lutas que eu já dirigi, que eu já participei, que eu já convivi, essa foi a mais importante. Do começo até o fim a unidade, a responsabilidade. Todas as escolas paradas naquele sentimento de que tem que ser rápida e forte e o conhecimento e avanço político da categoria. Nós entramos nesse movimento com zero, estamos saindo desse movimento com nosso PCCS, com o nosso piso salarial este ano, com a reposição dos dias paralisados e com a garantia dos professores novos, substitutos e efetivos na folha deste mês. Então isso é muito importante. A luta vai continuar e no dia 8 de março nós estamos porque nós queremos o nosso retroativo. Juntos somos fortes.”

O prefeito de Fortaleza, José Sarto também se manifestou em suas redes. “Anunciamos ontem aos servidores públicos municipais reajuste salarial geral de 5,79% e aumento do valor do auxílio alimentação para R$ 15. Hoje, apresentamos a proposta aos professores municipais de chegar, a partir de setembro, ao reajuste requerido pela categoria de 14,95%, sem retroatividade. Além disso, asseguramos que Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) será preservado. A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, negociará, junto aos professores, como será a reposição das aulas deste início de ano letivo 2023”.

Municípios que já aprovaram o reajuste salarial do magistério

De acordo com o último levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) sobre o reajuste salarial do magistério em 2023, 104 cidades cearenses já anunciaram o aumento dos salários dos professores. Desses, Jardim e Fortaleza foram os últimos a serem incluídos.

A Fetamce informa que o crescimento salarial dos profissionais da educação básica é uma das principais pautas da Campanha Salarial 2023 do ramo dos servidores municipais, quando sindicatos filiados à Fetamce em todo o estado levam as demandas da categoria para as mesas de negociação com as prefeituras.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa