Ceará

Novas pastas

Projeto da reforma administrativa começará a tramitar em caráter de urgência na Alece

Mensagem contempla a criação de dez novas secretarias e o desmembramento de outras pastas visando atender a diversidade.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Na terça-feira, a mensagem começa a tramitar na Alece em caráter de urgência para que os titulares anunciados sejam oficialmente nomeados e iniciem os trabalhos. - Foto: Governo do Estado do Ceará

O governador Elmano de Freitas (PT) deve enviar na próxima segunda-feira (6), para a Assembleia Legislativa do Ceará, o Projeto de Lei da reforma administrativa que modifica a gestão do governo para seu primeiro mandato. A mensagem contempla a criação de dez novas secretarias e o desmembramento de outras pastas visando atender a diversidade da população cearense. Entre as novas pastas estão a secretaria dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial, a secretaria das Mulheres, da Cidadania e Diversidade e a secretaria da Pesca e Aquicultura.

Na terça-feira, a mensagem começa a tramitar na Alece em caráter de urgência para que os titulares anunciados sejam oficialmente nomeados e iniciem os trabalhos. Além disso, quatro dos três deputados estaduais indicados para assumir as secretarias já pediram licença do legislativo. São eles: Zezinho Albuquerque (PP), Moises Braz (PT) e Salmito Filho (PDT), que irão assumir as pastas das Cidades, do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Desenvolvimento Econômico, respectivamente. O deputado Oriel Filho (PDT), que assumirá a Pesca e Aquicultura, e o deputado federal Robério Monteiro (PDT), que ficará à frente da pasta dos Recursos Hídricos, ainda aguardam a nomeação para pedir afastamento dos cargos.

Em entrevista ao BDF, o novo líder do governo, o deputado Romeu Aldigueri (PDT), destacou as mudanças na gestão que também incluem a paridade de gênero. São 16 homens e 16 mulheres titulares no primeiro escalão, uma promessa de campanha de Elmano, alinhada às propostas do Governo Federal. Por conta disso, garante o líder do governo, não haverá peso extra no orçamento.

“São gestos para a sociedade, como a Secretaria de Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulheres, voltadas paritariamente para o Governo Federal, que abriu novos ministérios também. Isso vai facilitar, se tem um Ministério criado no eixo da Pesca e Aquicultura, que a gente receba verbas federais. Houve toda uma preocupação e um zelo do governador de fazer isso de acordo com a nova estrutura com o governo federal”, afirmou Aldigueri.

Novas pastas

Secretaria da Igualdade Racial - Zelma Madeira
Secretaria da Juventude -: Adelita Monteiro
Secretaria das Mulheres - Jade Romero
Secretaria dos Povos Indígenas - Juliana Alves
Secretaria de Articulação Política - Waldemir Catanho
Secretaria da Cidadania e Diversidade - Mitchelle Meira
Secretaria dos Direitos Humanos - Socorro França
Secretaria dos Recursos Hídricos - Robério Monteiro
Secretaria das Relações Internacionais - Roseane Medeiros
Secretaria do Trabalho - Vladyson Viana

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa