Ceará

Enem

Governo do Ceará deverá pagar inscrições de estudantes da rede pública no Enem 2021

Governo Federal negou o pagamento da inscrição de estudantes que se inscreveram e não conseguiram fazer a prova em 2020.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O pedido do governador deve entrar em votação na quinta-feira (1º/07), na Assembleia Legislativa do Ceará. - Foto: Governo do Espírito Santo

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), informou o envio Projeto de Lei para realizar o pagamento da inscrição do Enem 2021 para os estudantes da rede pública estadual de ensino que, por conta da pandemia, não participaram da prova no ano passado e este ano tiveram seus pedidos de isenção indeferidos pelo Governo Federal. O anúncio foi feito ao lado da vice-governadora, Izolda Cela, e da secretária de Educação, Eliana Estrela.

Camilo informou que, por conta da pandemia do ano passado, muitos alunos se inscreveram, mas não compareceram às aulas com medo da pandemia por conta da alta transmissão do vírus na época, consequentemente, muitos jovens não compareceram às provas e agora, quando foram fazer sua nova inscrição, o Governo Federal negou a inscrição desses alunos, não só no Ceará, mas em todo o Brasil. Esses estudantes têm direito a isenção na inscrição do Enem no valor de R$85, valor que o Governo Federal está se negando a pagar. “Estou encaminhando uma lei pra Assembleia hoje [29] para votação sob regime de urgência que o estado do Ceará vai pagar essa inscrição de todos os alunos que foram indeferidos pelo Governo Federal para o próximo Enem, ou seja, todo aluno de escola pública, seja ele que saiu da escola há um ano atrás terá direito. O Governo do Estado vai pagar a sua inscrição no valor de R$85 no Enem. Nós não podemos prejudicar os nossos alunos, considerando que a educação é prioridade”.

O pedido do governador deve entrar em votação na quinta-feira (1º/07), na Assembleia Legislativa do Ceará, para, após a aprovação, estar disponível a tempo da inscrição dos alunos no Enem, que tem início hoje (30) e segue até o dia 4 de julho.

Camilo também aproveitou o anúncio para questionar o Governo Federal. “Quero aqui fazer um apelo para que o Governo Federal se sensibilize e dê essa isenção a todos os alunos desse país. Acho que a educação é um grande caminho para transformar e dar oportunidade para a nossa juventude. Então, quero aqui fazer um apelo para que o Governo Federal através do Ministério da Educação garanta a isenção dos alunos que tem direito a essa isenção em todo o país”.

Preparação para o Enem

A secretária de educação do estado do Ceará, Eliana Estrela disse que no ano passado, o estado do Ceará teve 98% de inscritos no Enem, mas que, por conta da pandemia nem todos puderam participar e realizar sua prova, e este ano, quando foram pedir a isenção, a isenção foi negada. A secretária também afirma que o Governo do estado foi surpreendido com a decisão do Governo Federal em não isentar aos alunos de escolas públicas da inscrição no Enem. Sobre a preparação para o Enem, Eliana afirma que a preparação para o Enem já acontece desde os primeiros dias de aula com a agilização da documentação dos alunos, realizações de aulões, entre outros.

Quer receber nossas matérias direto no seu celular? Clique aqui

Edição: Monyse Ravena