Ceará

Ensino

Governo do Ceará autoriza volta às aulas no ensino superior. Sindicatos discordam

Os estudantes poderão decidir se querem ter aulas remotas, com sistema híbrido ou apenas presencial.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A Universidade Federal do Ceará afirmou que vê com tranquilidade a autorização para a retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino superior cearenses. - Foto: CRE Blumenau / SED

Na última sexta-feira (25), o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) apresentou o novo decreto estadual com medidas de combate e prevenção à covid-19. Uma das mudanças apresentadas foi a autorização da volta às aulas presenciais do ensino superior. De acordo com informações divulgadas no site do Governo do estado, nesse caso, o decreto dá a opção ao aluno se quer ter aulas remotas, com sistema híbrido ou apenas presencial. O anúncio gerou repercussão nas redes sociais.

Em vídeo divulgado nas redes sociais da Seção Sindical do ANDES-SN dos docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) - Sinduece, Virgínia Assunção, presidenta da Sinduece, afirma que o Brasil ainda mantêm mais de 2.000 mortos por dia por causa da covid-19 e, segundo ela, “não devemos achar isso naturalizado, aqui mesmo no Ceará nós já temos índices altíssimos e não é suficiente, ou seguro, a gente está retornando presencialmente as aulas quando a gente sabe que é preciso ter uma imunização pelo menos de 70% daqueles e daquelas que estão nos processos da vida social”. 

A ADUFC-Sindicato também divulgou nota sobre a decisão do governo do estado em que informa que segue defendendo que não há retorno seguro sem a imunização completa da comunidade universitária e sem garantia alguma de recursos para que se façam as modificações necessárias no ambiente de sala de aula. Em um trecho, o presidente da ADUFC, prof. Bruno Rocha, diz que a liberação desse decreto mostra que as autoridades estão caminhando sem olhar para o cenário real. “Na ADUFC, a gente entende que não é hora do retorno presencial, até porque os professores não estão completamente imunizados, já que receberam apenas a primeira dose da vacina”, diz, lembrando que ainda não há previsão para a vacinação dos estudantes.

UFC

Entramos em contato com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para ter mais informações sobre os preparativos para esse retorno às aulas. Em nota, a Universidade Federal do Ceará afirmou que vê com tranquilidade a autorização para a retomada das aulas presenciais nas instituições de ensino superior cearenses, de acordo com o novo decreto do Governo do Estado.

“A UFC vem se preparando para o retorno de suas atividades presenciais. Alguns setores administrativos, inclusive, já atuam em regime de revezamento de seus servidores. Na última sexta-feira (25), foi encaminhado a todos os gestores das unidades administrativas e acadêmicas da Universidade um ofício-circular solicitando, no prazo de 15 dias, a elaboração de planos de retorno gradual de servidores, levando-se em consideração medidas sanitárias que garantam a segurança da comunidade universitária”, diz um trecho da nota.

A UFC também explica que, com o novo decreto, fica facultado ao professor a decisão pelo retorno presencial das aulas de suas disciplinas, sem deixar de também ministrá-las de modo remoto para os alunos que ainda desejarem seguir nessa modalidade de ensino. A previsão é de que as aulas voltem a ser obrigatoriamente presenciais apenas no semestre letivo 2021.2, previsto para ser iniciado em 27 de setembro, assim permanecendo o cenário de redução dos efeitos da pandemia.

Edição: Monyse Ravena