Ceará

Educação

No Ceará, Enem teve abstenção de 48% na primeira prova e 51% na segunda

Realizado em uma das piores fases da pandemia de covid-19, o Enem é o principal vestibular do Brasil

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Estudantes relatam aglomeração e uso de salas sem ventilação - Ricardo Amanajás/Ag.Pará


Encerrou-se neste domingo (24) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal forma de ingresso ao ensino superior no Brasil. Realizado em uma das piores fases da pandemia de coronavírus, o Enem teve abstenção recorde, tendo sido de 51,5% no primeiro dia e 55,3% no segundo dia de prova. No Ceará as abstenções foram de 48% na primeira prova e 51% no segundo dia, abaixo da média nacional.

Estudante do último ano do ensino médio, Heloisa Tomé afirma que o Enem era a maior possibilidade de entrar numa instituição de ensino, “eu tenho a necessidade de passar em uma boa faculdade pública por conta da situação financeira da minha família, ou passava na faculdade esse ano ou teria que trabalhar”. Com a pandemia a maior parte do ano letivo teve que ser dado de forma virtual, foi o caso de Heloisa, ela afirma que teve que estudar por conta própria a maior parte do tempo, “esse ano eu tive muita dificuldade com meus estudos, a escola pública não teve preparo para a educação à distância”. 

Para Nayara Linhares, o ano de 2020 foi marcado por turbulência emocional e grandes desafios para os estudantes que se inscreveram no Enem, “muitos estudantes não tiveram acesso à internet, muitas pessoas tiveram dificuldades financeiras, adoecimento e, infelizmente, perdas na família”. Sobre a realização da prova ainda durante a crise do coronavírus, Nayara Linhares considerou um grave erro do Governo Federal manter o Enem para a data realizada, “ é um absurdo ter sido realizado o maior vestibular do país no meio dessa pandemia, para mim foi um total descaso com milhares de estudantes que enxergam uma oportunidade para entrar no ensino superior público. Ela ainda relata que houve diversos desrespeitos às normas sanitárias, aglomerações, salas sem ventilação e a falta da medição de temperatura no acesso aos locais de realização da prova.

Reaplicação das provas

Haverá reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro, os pedidos se encerram dia 29 de janeiro. Poderá se inscrever quem perdeu o Enem por problemas de infraestrutura, como salas superlotadas ou quem teve diagnóstico de covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas nas vésperas do exame. O pedido deverá ser feito pela Página do Participante.
 

Edição: Monyse Ravena