Ceará

Covid-19

Criatividade é a chave para aproveitar as festas de fim de ano em segurança

A maior recomendação para evitar contaminações ainda é unanimidade entre as autoridades médicas: evitar aglomerações.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Pessoas no grupo de risco e que apresentem sintomas gripais devem evitar todas as formas de encontros presenciais nesse fim de ano. - Foto: Freepick

Ainda no mês de novembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que a forma mais segura de evitar a propagação de novas infecções pelo coronavírus é evitar a realização de festas de fim de ano. De acordo com a Organização, os festejos podem incentivar a aglomeração de pessoas em espaços pouco ventilados e ambientes residenciais, facilitando contaminações. A líder técnica da OMS, Maria Van Kerkhove ressaltou que em algumas ocasiões, essa difícil escolha terá de ser feita. No entanto, com cuidados e criatividade, as famílias podem aproveitar essa época tão especial da melhor forma possível.

Dicas

A maior recomendação para evitar contaminações ainda é unanimidade entre as autoridades médicas: evitar aglomerações. Nesse caso, é importante pensar em reduzir o número de pessoas para compartilhar da mesa da ceia nestas festas. Não existe um número exato que garanta segurança máxima, então nesse caso, menos é sempre mais. Quem não puder estar presencialmente, realizar vídeo chamadas em conferência pode ser uma alternativa para garantir a presença, mesmo que virtual, de entes queridos e amizades.

Se optar pelo presencial, as regras de higiene pessoal devem ser mantidas na risca. Convidados e convidadas de máscara, com maior frequência de higienização das mãos. Pense em transferir o jantar para espaços com maior ventilação e circulação de ar. Uma garagem aberta ou um quintal pode ser utilizado. É importante lembrar que pessoas no grupo de risco e que apresentem sintomas gripais devem evitar todas as formas de encontros presenciais nesse fim de ano.

Para aumentar a imunidade, é interessante investir em opções de alimentos naturais, com mais frutas e legumes, evitando enlatados e conservas industriais. Uma boa dica é observar se há venda em feiras agroecológicas de produção familiar em sua cidade. Além de ter preços em conta, essas produções garantem a qualidade dos alimentos, sem a utilização de agrotóxicos e químicas conservantes.

Edição: Monyse Ravena