Rio de Janeiro

Covid-19

Retorno obrigatório do uso de máscaras de proteção é descartado pela Prefeitura do Rio

Na última terça-feira (22), a Anvisa voltou a recomendar o uso das máscaras em aviões e aeroportos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A preocupação da secretaria, neste momento, segundo o secretário, é com os cidadãos que não se vacinaram com o reforço - Tânia Rêgo / Agência Brasil

O retorno do uso das máscaras de proteção contra a covid não está sendo considerado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O secretário de Saúde Daniel Soranz afirmou a jornalistas, na última quarta-feira (23), cada cidadão segue livre para optar pela utilização do item de segurança em qualquer local. 

“Sempre que possível e que a pessoa julgar necessário pode utilizar, mas a nossa recomendação no momento é que pessoas vacinadas e protegidas possam circular e fazer todas as suas atividades normalmente”, explicou o secretário ao jornal Extra.

Leia também: Com aumento de casos de covid-19, uso de máscara volta a ser obrigatório em aeroportos e aviões

Na última terça-feira (22), uma decisão nacional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a recomendar o uso das máscaras em aviões e aeroportos.

A preocupação da secretaria, neste momento, segundo o secretário, é com os cidadãos que não se vacinaram com o reforço, não se protegeram e estão expostas à nova subvariante BQ.1, que já tem 13 casos confirmados na cidade do Rio. Atualmente, o número de cariocas que não voltaram aos postos de saúde para receber o reforço do imunizante é de aproximadamente 1 milhão e 400 mil.

Entre os dias 15 de outubro e 12 de novembro, a taxa de positividade dos testes para a doença subiu de 6% para 30%, número que se mantém estável, com aumento de apenas um ponto percentual desde o dia 20. 

Na última quarta-feira (23), a taxa de positividade semanal parcial, informada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do portal Painel Rio, chegou a 31%. O número de internações, por outro lado, já chega a 230.

Edição: Mariana Pitasse