Distrito Federal

Covid-19

DF: Taxa de transmissão do novo coronavírus é a maior dos últimos quatro meses

Apesar de não haver óbitos nos últimos oito dias, doença volta a preocupar população e autoridades de saúde

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Taxa de 1,25 indica que 100 infectados podem contaminar outras 125 pessoas - AFP

A taxa de transmissão do novo coronavírus volta a preocupar autoridades de saúde e a população do Distrito Federal. Em Boletim Epidemiológico divulgado, nesta quarta-feira (9), pela Secretaria de Saúde do DF indica que o índice saltou de 0,91, em 27 de outubro, para 1,29 nesta quarta-feira (9), com 251 novos casos.

É a maior taxa de transmissão dos últimos quatro meses. O índice de 1,29 significa que cada 100 pessoas infectadas podem passar o vírus para outras 129.

Apesar do aumento, o DF não registra mortes por covid há oito dias, mas os órgãos de saúde estão atentos porque, tanto o índice de hospitalizações, quanto de óbitos, pode aumentar.

Desde o início da pandemia, 843.665 casos de contaminação foram registrados no DF; destes, 831.042 foram recuperados; e 11.832 óbitos.

Vacinação

A vacinação previne quadros graves da doença e, consequentemente, hospitalizações e óbitos. Entretanto, há quatro meses o GDF não amplia a aplicação da segunda dose de reforço.

O vacinômetro da Secretaria mostra que o segundo reforço chegou para apenas 592.839 pessoas. Já a vacinação das primeira e segunda doses atingiram mais de 2 milhões de cidadãos do DF. Outras 60,9 mil tomaram imunizante de dose única.

Ainda terça (8), diante do recrudescimento da pandemia no DF, o governador Ibaneis Rocha afirmou que haverá um carro de vacinação na Expansão de Samambaia no próximo sábado (11). “É importante reforçar que seguimos o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que tem inclusive respaldo técnico de pesquisadores e imunologistas”, afirmou o governador.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino