Ceará

Ceará

No CE, deputado bolsonarista tem mandato suspenso por quebra de decoro parlamentar

André Fernandes será afastado por 30 dias

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
André Fernandes afirmou em tribuna que Nezinho Farias estaria envolvido com facções criminosas cearenses. - Foto: Edson Júnior Pio

O deputado estadual, André Fernandes (Republicanos) teve seu mandato suspenso por 30 dias na Assembleia Legislativa do Ceará. A decisão foi aprovada pelos deputados da Assembleia Legislativa do Ceará por votação aberta que aconteceu hoje (20). A suspensão se deu por conta de quebra de decoro parlamentar. No total foram 29 votos a favor da suspensão, 11 contra, 4 abstenções e 2 deputados ausentes. Fernandes acumula representações contra o seu mandato que o acusam de calúnia, injúria e propagação de informação falsa.

Em 2019, André Fernandes foi condenado a indenizar o seu colega da ALCE, deputado Nezinho Farias (PDT). André afirmou que Nezinho estaria envolvido com facções criminosas cearenses. O deputado foi condenado a pagar R$ 8.000 a Nezinho Farias e se desculpou logo em seguida. Essa acusação sem provas foi o que levou à suspensão do seu mandato. Nezinho Farias votou a favor da suspensão.

Quem é André Fernandes

André Fernandes é natural de Iguatu, cidade localizada na região centro sul do Ceará. Filho de um pastor evangélico, antes de ingressar na carreira política, gastava boa parte de seu tempo na produção de vídeos para redes sociais, com conteúdo caracterizado pelo próprio como “zoeira e comédia”.

Em novembro de 2019, o governador do estado Camilo Santana entrou com uma representação criminal contra o deputado estadual, sob acusação de calúnia, difamação e injúria. A representação fala sobre o uso das redes sociais de Fernandes para propagação de notícias falsas. No dia 11 de maio, o instagram classificou uma postagem feita por Fernandes como “informação falsa”. O post apagado pela rede social trazia dados enganosos sobre a saúde do Ceará, afirmando que os casos de mortes por doenças respiratórias em 2019 no estado seriam superiores aos casos de 2020. A desinformação foi desmentida pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), e o deputado falou que a sua equipe teria feito uma “confusão” ao divulgar os dados. A postagem foi compartilhada por seu pai político, o presidente Jair Bolsonaro, que também foi apagada pelo instagram do perfil do presidente. 

Edição: Monyse Ravena