Ceará

Ceará

Quem é André Fernandes? O deputado que reúne denúncias na Assembleia Legislativa

Fernandes acumula representações contra o seu mandato que o acusam de calúnia, injúria e propagação de informação falsa.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Em 2019, André Fernandes foi condenado a indenizar o seu colega da ALCE, deputado Nezinho Farias (PDT). - Foto: Máximo Moura / ALCE

Após o período eleitoral de 2018, um até então candidato se destacou por obter o maior número de votantes no Ceará. André Fernandes (PSL), de 22 anos, é o Deputado Estadual mais jovem do país. Há um anos e meio ocupando uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), Fernandes acumula diversas representações contra o seu mandato, protocolados por partidos e parlamentares que o acusam de calúnia, injúria e propagação de informação falsa. Com essa coleção de ações, o deputado está na mira do Conselho de ética da ALCE que está em processo de apuração e investigação das denúncias protocoladas. 

Denúncias

Em 2019, André Fernandes foi condenado a indenizar o seu colega da ALCE, deputado Nezinho Farias (PDT). Fernandes afirmou em tribuna que Nezinho estaria envolvido com facções criminosas cearenses. O deputado do PSL foi condenado a pagar R$ 8.000 a Nezinho Farias, se desculpando logo em seguida. Em maio, Fernandes publicou em seu Twitter uma acusação contra o secretário de saúde do estado, Dr. Cabeto, alegando que o secretário estaria “pressionando os profissionais da saúde para colocarem ‘covid-19’ nos atestados de óbito”. 

A justiça estadual estabeleceu um prazo de 72 horas para o parlamentar apresentar provas da sua denúncia. O PDT está preparando outra representação por quebra de decoro contra Fernandes, dessa vez por este ter feito acusações contra o Osmar Baquit, deputado estadual pedetista. Fernandes haveria insinuado, também sem provas, que Baquit seria aliado de quadrilhas criminosas do interior do estado. Além destas, um abaixo-assinado encaminhado à ALCE por médicos pede a cassação do mandato de André Fernandes pela divulgação de fake News sobre a situação da saúde cearense e pela acusação feita ao Dr. Cabeto. O PSOL também pede a punição do deputado.         

Subcelebridade

André Fernandes é natural de Iguatu, cidade localizada na região centro sul do Ceará. Filho de um pastor evangélico, antes de ingressar na carreira política, gastava boa parte de seu tempo na produção de vídeos para redes sociais, com conteúdo caracterizado pelo próprio como “zoeira e comédia”. Seu canal no Youtube possui mais de 500 mil inscritos e 143 vídeos. 

Em seu vídeo mais antigo na plataforma, datado em 23 de agosto de 2017, Fernandes fala sobre uma reestruturação em seu conteúdo, passando a realizar o que ele considera como “opiniões” sobre atualidades e assuntos diversos. Apesar de dizer no mesmo vídeo que manteria o registro do seu conteúdo antigo que ele diz “não ter vergonha”, Fernandes mantém em seu canal apenas postagens com datas até agosto de 2017, excluindo toda sua produção de anos anteriores. 

Sua plataforma política teve um salto com a mudança de foco no seu conteúdo digital. Ainda em agosto de 2017, Fernandes postou um vídeo no qual justifica suas razões para votar no então pré-candidato a presidência Jair Messias Bolsonaro. Pouco mais de um ano depois, em sua página no Facebook, o já candidato a deputado estadual agradece ao “Pai” Bolsonaro pelo apoio a sua candidatura no Ceará. 

Fake News 

Em novembro de 2019, o governador do estado Camilo Santana entrou com uma representação criminal contra o deputado estadual, sob acusação de calúnia, difamação e injúria. A representação fala sobre o uso das redes sociais de Fernandes para propagação de notícias falsas. No dia 11 de maio, o instagram classificou uma postagem feita por Fernandes como “informação falsa”. O post apagado pela rede social trazia dados enganosos sobre a saúde do Ceará, afirmando que os casos de mortes por doenças respiratórias em 2019 no estado seriam superiores aos casos de 2020. A desinformação foi desmentida pela Secretaria de Saúde do Estado (SESA), e o deputado falou que a sua equipe teria feito uma “confusão” ao divulgar os dados. A postagem foi compartilhada por seu pai político, o presidente Jair Bolsonaro, que também foi apagada pelo instagram do perfil do presidente. 

Não foi a primeira vez que Fernandes usou das suas redes sociais para propagar informações falsas. No dia 30 de setembro de 2019, Fernandes fez uma retratação pública em seu Twitter, após afirmar que o governador Camilo Santana não teria aderido ao programa de militarização do ensino público. Recentemente, Fernandes empreende seu tempo de parlamentar em uma caça à irregularidades nos óbitos por covid-19 no estado. De acordo com suas postagens nas redes sociais, ele acredita que as mortes pelo vírus são superfaturadas para aumentar os números estatísticos no estado e no Brasil. 

O Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará acionou o Ministério Público para investigar possíveis irregularidades. “A ação da entidade também foi impulsionada pela atual discussão na esfera política-midiática, com representantes públicos e profissionais médicos, sobre a possível existência de ‘fake news’ a respeito do assunto. Portanto, a iniciativa do Sindicato pretende esclarecer os fatos e, prioritariamente, proteger e defender os profissionais da Saúde e a Medicina de qualidade” diz um trecho de nota emitida pelo órgão.

A reportagem do Brasil de Fato CE entrou em contato com a assessoria do deputado André Fernandes e não obteve retorno.

Edição: Monyse Ravena