Ceará

notícia popular

Notícia Popular | Consulta Pública do Orçamento Participativo da DPCE está disponível até dia 26

Na consulta pública, a sociedade civil aponta quais devem ser as prioridades da Defensoria Pública do Estado do Ceará.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Qualquer pessoa pode contribuir com a consulta pública, sendo possível fazer até três sugestões por cada formulário preenchido. - Foto: Defensoria Pública do Estado do Ceará

Abrimos mais uma semana com mais uma edição do Notícia Popular, o programa de rádio do Brasil de Fato. Confira os destaques.

No dia 8 de fevereiro, o secretário da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, assinou contratos de oito cooperativas durante retomada do Programa de Aquisição de Alimentos, modalidade incentivo à produção e consumo de leite (PAA Leite). A iniciativa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no estado do Ceará. Para este ano, a projeção é que o programa distribua 65.500 litros de leite bovino e mil litros de leite de cabra.

De acordo com o Governo do Estado do Ceará, o trabalho estratégico e integrado das forças de segurança do estado resultou na redução de 43% nas ocorrências de crimes sexuais, durante o período de carnaval em 2024, se comparado com o feriado de 2023. Ao todo, de segundo as informações divulgadas, foram 12 registros, neste ano, contra 21 no mesmo período do ano passado.

A consulta pública do Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará está disponível até 26 de fevereiro e nela, a sociedade civil aponta quais devem ser as prioridades sociais, políticas e financeiras da DPCE. As sugestões são feitas exclusivamente por formulário on-line, disponibilizado no site oficial da instituição em: www.defensoria.ce.def.br, bem como em seus perfis nas redes sociais. Qualquer pessoa pode contribuir com a consulta pública, sendo possível fazer até três sugestões por cada formulário preenchido. O formulário lista 15 áreas. são elas: defensoria pública, população LGBTQIAPN+, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, políticas sobre drogas, juventude, pessoa idosa, sistema carcerário, igualdade racial, gênero e direito das mulheres, pessoas em situação de rua, comunidades e povos tradicionais, direitos humanos e projeto Defensoria em Movimento, mas é possível criar outros campos, caso a proposta não se encaixe em nenhum dos apresentados.

Cultura

O Museu do Ceará promoveu o projeto “Museu Vivo, Cidade e Pessoas: Arte Urbana como dispositivo de ressignificação do anexo Bode Ioiô – Museu do Ceará”. O projeto contou com a parceria com o grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O projeto foi desenvolvido por artistas, pesquisadores e educadores, realizando intervenções artísticas nos portões e no interior do anexo Bode Ioiô, atual sede do Museu do Ceará. Os painéis artísticos celebram os 20 anos da lei nº 10.639/2003, que incluiu no currículo nacional a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira”, sendo uma representação vívida da diversidade racial e cultural e promovendo a valorização da história da população negra no brasil.

Dialogar sobre as atuais demandas relacionadas ao patrimônio cultural, refletir e divulgar para a sociedade cearense as concepções teórico-metodológicas da museologia. Estes são alguns dos objetivos da atividade “Formação em Museus”, que será promovida nos municípios de Crato, Pacoti, Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Itapipoca e Fortaleza. A inscrição é gratuita e pode ser feita de forma online através do Mapa Cultural do Ceará. A iniciativa é voltada para profissionais vinculados aos museus, patrimônio cultural, memória e demais interessados na temática museal.

Esportes

A Secretaria do Esporte do Ceará está com as inscrições abertas para a seletiva das Paralimpíadas Escolares 2024. O processo segue até o dia 26 de fevereiro. As inscrições estão abertas para alunos de 11 a 17 anos, matriculados em escolas de qualquer rede de ensino (particular ou pública); nas modalidades de atletismo (deficientes físico-motora, visuais ou intelectuais); natação (deficientes físico-motora, visuais ou intelectuais) e bocha (elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas).

A Secretaria do Esporte do Ceará divulga, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado do Ceará, o Webinar intitulado: “Esporte Delas – empoderamento, inclusão e permanência de meninas e mulheres no esporte”, que acontece no dia 22 de fevereiro, das 9h da manhã às 12h da tarde, de forma totalmente gratuita e com certificação. O link para a inscrição está disponível em: www.esporte.ce.gov.br.

Na noite da última quarta-feira, dia 14, em partida realizada no ginásio do Centro de Formação Olímpica, o Fortaleza Basquete Cearense/CFO derrotou o Botafogo (RJ) por 84 a 75. O Carcalaion retorna às quadras no próximo dia 02 de março, contra o Pato Basquete, em partida realizada no Centro de Formação Olímpica.

De Vera

Nesta semana, o Brasil de Fato reprisou a entrevista com Alexandre Mapurunga, diretor técnico da Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (ABRAÇA) sobre o Estatuto da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista do Ceará.

Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia