Ceará

Luta

Com cerca de mil pessoas nas ruas, servidores municipais de Fortaleza lançam campanha salarial 2024

Entidades sindicais unificadas reivindicam que prefeitura conceda reajuste de 9,35%

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Ana Miranda afirma que o próximo passo será uma ida de encontro com o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, para entrega de pautas e para o tensionamento de agendamento de reunião. - Foto: Assessoria Sindifort

O Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindifort), a Frente Sindical (FERSET-FOR) e a União Sindical, organizações representativas dos servidores municipais de Fortaleza, realizaram na manhã de hoje (17) assembleia geral de lançamento da Campanha Salarial dos Servidores e Empregados Públicos Municipais de Fortaleza, que tem como slogan “Sarto, serviço público: é a gente que faz!". A assembleia geral unificada para aprovar a pauta de reivindicações aconteceu na Praça da Bandeira, no Centro e, de acordo com a organização, reuniu aproximadamente mil pessoas.

Sobre a questão salarial, as entidades cobram um reajuste integral de 9,35% a partir de 1º de janeiro de 2024. Esse índice é referente à inflação calculada para 2023 (4,62%) e mais a inflação de 2020 (4,52%), que não foi reposta pela gestão Sarto em 2021, ano em que os servidores não tiveram reajuste. Os dados, de acordo com o Sindifort, são de estudo do economista e professor da Universidade Federal do Ceará, Aécio Oliveira, e foi solicitado pelo próprio Sindicato.

O Sindifort explica ainda que, segundo o mesmo estudo, caso sejam considerados os últimos dezesseis anos, de maio/2008 a dezembro de 2023, período da vigência dos atuais PCCSs, a perda salarial histórica dos servidores municipais atingiu o índice de 20,80%. Os dois índices (reajuste e perda histórica) sofreram leve alteração do que havia sido divulgado previamente, pois anteriormente esses índices haviam sido baseados na prévia da inflação (IPCA).

Ana Miranda, vice-presidente do Sindifort e da direção da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) afirma que “O dia de hoje foi muito importante porque foi o lançamento da campanha salarial 2024 aonde aqui em Fortaleza aconteceu de forma unificada com as demais entidades que tem militância no município de Fortaleza. Foi uma presença importante, tanto de entidades quanto de servidores, o que marca que teremos condições de fazer uma grande campanha salarial”.

Até o momento, o chefe do Executivo não recebeu as entidades e nem respondeu ao ofício. “A prefeitura ainda não se pronunciou, mesmo que a gente já tenha, desde dezembro solicitado audiência para iniciar as tratativas, mas a prefeitura ainda não se pronunciou. Vamos ter uma reunião das entidades do nosso Fórum para tirarmos encaminhamentos conjuntos, mas o próximo passo sem dúvida nenhuma será uma ida de encontro com o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, para entrega de pautas e para o tensionamento de agendamento de reunião”, afirma Ana Miranda.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia