Ceará

férias

Férias no Dragão traz terceira temporada do espetáculo “A Idade da Terra” encenada pelo Grupo Paiaçus

A maior parte da programação é gratuita ou com preços populares

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Além do diretor Beto Menêis, estão em cena os atores e músicos Eric Lennon, George Alexandre, Magno Carvalho, Otacílio Júnior e Victor Cozilos. - Foto: Galba Nogueira

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura inicia o ano com mais uma edição do "Férias no Dragão", ciclo programático especial que traz ao longo do mês de janeiro uma intensa programação, com atrações em múltiplas linguagens para públicos diversos. Vale ressaltar que grande parte a programação é gratuita ou com preços acessíveis.

A programação conta com shows musicais; atividades no Planetário Rubens de Azevedo; o cinema contará com as estreias semanais e a 4ª edição da Infinita – Festival de Cinemas Negros e Indígenas –, mostra de difusão e reflexão sobre a produção audiovisual de autoria negra e indígena, com sessões gratuitas de 10 a 14 de janeiro, às 17h e às 19h. Além da 10ª edição da Mostra RetroExpectativa, que traz entre os dias 25 de janeiro e 7 de fevereiro, filmes aclamados pela crítica e pelo público, títulos destacados pela curadoria, clássicos e inéditos no Ceará, além de debates e oficina. Também haverá atividades nos museus e programação infantil, além de feirinha, batalhas de rima e danças urbanas e muito mais. 

Um dos destaques são os espetáculos cênicos que trazem apresentações de teatro, circo, dança, performances e infantis como é o caso do “A Idade da Terra”, produzido e encenado pelo Grupo Paiaçús, uma obra teatral de gratidão e reconhecimento à Mãe Terra, a curiosidade de conhecê-la, explicá-la, senti-la e protegê-la.

Com texto do diretor cearense Beto Menêis, “A Idade da Terra” conta a história do menino Eló que entra em uma caverna encantada e vive uma aventura em busca do macaco Ligeirinho. Uma experiência lúdica que busca, com a brasilidade, o naturalismo e o regionalismo de cada artista envolvido, refletir as relações dos humanos com o meio ambiente e com a evolução natural do planeta terra – suas sagas, seus sons e mistérios.

A musicalidade do espetáculo é um show à parte. Com letras e composições originais, a dramaturgia e o som se inspiram nos artistas mambembes que cruzam territórios para contar, através do teatro, música e performatividade, narrativas e mistérios do mundo. Cada música dialoga com a narrativa que busca a conscientização e respeito ecológico pelo planeta, principalmente para as novas gerações. A obra é também sobre sons do futuro, do espaço sideral, do eco de cavernas profundas, do homem índio, da natureza, de sintetizadores eletrônicos, de ruídos da cidade e de nossas abstrações que auxiliam a compreender o que apenas imaginamos.

Além do diretor Beto Menêis, estão em cena os atores e músicos Eric Lennon, George Alexandre, Magno Carvalho, Otacílio Júnior e Victor Cozilos.

O espetáculo será apresentado nos dias 06, 13, 20 e 27 de janeiro no Teatro do Dragão do Mar, sempre às 17h com ingressos a R$ 20 (inteira) e R$10 (meia), que podem ser adquiridos através do Sympla. A classificação é livre, com acessibilidade em Libras.

A programação completa do Férias no Dragão pode ser conferida em: www.dragaodomar.org.br.

Para saber mais sobre o espetáculo " A idade d Terra" acesse @grupo.paiacus

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia