Ceará

Piso da Enfermagem

Profissionais da saúde realizam novo ato pelo piso da enfermagem

Desde o início da manhã de hoje (10) há barracas montadas na Praça José de Alencar com a oferta de serviços ao público

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Os beneficiados pela Lei do piso salarial da enfermagem (nº 14.434) são enfermeiros, com R$ 4.750; técnicos de enfermagem com 70% desse salário e auxiliares e parteiras com 50% do valor inicial. - Foto: Divulgação Sindifort

Na manhã desta sexta-feira (10), os profissionais de enfermagem realizaram ato na Praça José Alencar, em Fortaleza, cobrando aos governos federal, estadual e municipal e ao Supremo Tribunal Federal, que se chegue a um acordo sobre as fontes de custeio do piso da enfermagem. A ação contou com a mobilização do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) e de outras entidades sindicais.

Desde cedo há barracas montadas na Praça José de Alencar, onde ocorre o ato. No local também estão sendo ofertados prestação de serviço à população como, por exemplo, aferição de pressão arterial.

“Como é uma praça popular, onde há população, tem muito trânsito, a gente queria mostrar esses profissionais, essa luta, a necessidade que esses profissionais têm de serem reconhecidos e dizer que nós estamos em luta, por um piso que há 30 anos a gente vem lutando, e agora, a gente chegou tão perto. Se fez necessário vir para uma praça pública onde tem muito movimento para que a população pudesse comungar com a gente a importância do piso para esses trabalhadores e profissionais da enfermagem”, afirma Regina Cláudia Neri de Paula, diretora setorial de saúde do Sindifort e técnica de enfermagem. 

No início da manhã, a Agefis e a Guarda Municipal tentaram desmontar a estrutura do ato, mas após diálogo e com a firme resistência dos servidores, o ato prosseguiu de forma pacífica. “Eles chegaram querendo tirar a estrutura dizendo que ninguém podia usar a praça, porque a gente ia depredar a praça, que a gente acabar com a praça. Nós fizemos a comunicação para a regional 12 e dissemos que ia ter esse ato, mandamos por ofício. Eles, quando chegaram, queriam tirar a estrutura e já vinham com a guarda municipal, mas nós tivemos a interferência de dois vereadores, a vereadora Ana Paula e o vereador Ronivaldo Maia, que vieram aqui interceder junto a gente e também algumas pessoas da gestão tiveram que voltar atrás”, explica Regina Cláidia. 

Próximos passos

Em suas redes sociais o Sindifort informa que no dia 15 de março, os ministros que compõem o grupo de interministerial, responsáveis pela medida provisória com fontes de financiamento para o piso salarial da enfermagem, foram convidados para uma Audiência Pública no Congresso Nacional. Já no dia 29 de março, será realizado um ato Público em Brasília, em cobrança do piso salarial da enfermagem, mas o local e o horário ainda estão sendo definidos.

Os beneficiados pela Lei do piso salarial da enfermagem (nº 14.434) são enfermeiros, com R$ 4.750; técnicos de enfermagem com 70% desse salário e auxiliares e parteiras com 50% do valor inicial.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia