Ceará

Tradição

Festa da Carnaúba fortalece as tradições e cultura do Povo Tapeba, no município de Caucaia-CE

O evento é aberto ao público e visa fortalecer a relação do Povo Tapeba com o restante da sociedade

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A iniciativa pretende sensibilizar toda a sociedade a defender juntamente com os Tapeba os seus direitos, especialmente os direitos referentes à demarcação do território. - Foto: CDPDH

De 18 a 20 de outubro o Povo Tapeba realiza a XXI Festa da Carnaúba, a XX Feira Cultural das Escolas Tapeba e o XIX Jogos Indígenas Tapeba. O evento acontece no Terreiro Sagrado dos Pau-Branco, localizado às margens da Lagoa dos Tapeba, no município de Caucaia. 

Weibe Tapeba, liderança do Povo Tapeba, coordenador da Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (FEPOINCE), advogado do Escritório de Advocacia Popular Indígena (YBI) e vereador pelo PT em Caucaia, afirma que a Festa da Carnaúba é a principal festa tradicional do povo Tapeba, e é um evento que celebra a resistência do povo. “A carnaúba é considerada sagrada para o nosso povo. Além de valor econômico, já que a extração da palha é utilizada para a produção de cera e bagana, a carnaúba é utilizada na construção de ocas e cobertas de casas, confecção de artesanato e tem utilização medicinal. O povo Tapeba a considera sagrada por ser morada de encantado”. 

Para o vereador, realizar essa festa é celebrar a resistência Tapeba em Caucaia. “Vale ressaltar que a data é oficialmente reconhecida pelo município de Caucaia. Uma lei de autoria minha na Câmara de Caucaia inclui no calendário oficial de eventos de Caucaia a Festa da Carnaúba”, relembra.

O evento é aberto ao público e visa fortalecer a relação do Povo Tapeba com o restante da sociedade, estreitar essa relação para dentro da cultura indígena e sensibilizar os não-indígenas sobre o respeito à identidade e cultura desses povos. Além disso, a iniciativa pretende sensibilizar toda a sociedade a defender juntamente com os Tapeba os seus direitos, especialmente os direitos referentes à demarcação do território. Assim, a programação tem como objetivo a valorização da cultura, tradição e a arte Tapeba, com exposições e comercialização de artesanatos, comidas e medicamentos da medicina tradicional Tapeba.

Já os jogos buscam valorizar modalidades de esportes tradicionais, como arco e flecha, arremesso de lança, corrida com a tora e cabo de força. “Esse evento faz parte do calendário político e cultural do Povo Tapeba. Antes dessas atividades, o Povo Tapeba sofria com um cenário duro de preconceito e discriminação pela nossa condição étnica. Após a realização dessas festividades, a população, em especial de Caucaia, passou a respeitar mais o nosso povo. É um processo lento de educação e sensibilização. Além disso, as atividades reforçam e fortalecem a cultura do nosso povo. Os nossos “troncos velhos” (sábios do nosso povo) são as figuras mais importantes nessa festa”, afirma Weibe.

Demarcação

De acordo com Weibe, o Povo Tapeba tem o caso mais emblemático entre todos os processos de demarcação de terras indígenas em curso no Brasil. “Nosso processo teve início ainda em meados da década de 80. O primeiro processo de demarcação da nossa terra foi arquivado, tivemos um segundo procedimento iniciado nos anos 90, mas uma decisão do STJ acabou anulando aquele procedimento, motivado por uma ação movida pelo Município de Caucaia. O terceiro procedimento, iniciado em 2002, resultou em uma portaria da FUNAI identificando e delimitando nossa área. Uma nova ação judicial do município de Caucaia resultou em nova decisão da justiça anulando o processo de demarcação da Terra Tapeba”, destaca.

Para a liderança indígena, o atual processo, iniciado em 2010, avançou. “Temos uma portaria declaratória expedida pelo Ministério da Justiça em 2017. Aguardamos as etapas seguintes para regularização definitiva, que só não aconteceu ainda graças à posição nefasta do Governo Bolsonaro em impedir que demarcações de terras indígenas ocorram no Brasil. Isso tem gerado insegurança jurídica e intensificado o conflito em nosso território. Diversas lideranças, assim como eu, têm sofrido ações de criminalização. Por esse motivo, figuro no programa de proteção aos defensores e defensoras de direitos humanos. Mas a medida é insuficiente para dar conta da nossa segurança em um cenário de ameaça grave como o que se instalou em nosso território”, ressalta Weibe.

Programação - 20 de outubro

7h30 – Ritual de Purificação e casamento momento e Ritual Sagrado Tapeba;
9h – Apresentação cultural Escola Indigena Índios Tapeba;
9h30 – Corrida com a Tora;
10h – Palestra DDPDH;
14h30 – Apresentação Cultural Escola Indígena Tapeba da Ponte;
15h – Desfile com vestimentas indígenas – AMITA;
16h – Apresentação do Grupo de Mulheres Indígenas – Eçai Tapeba
16h30 – Festa da Carnaúba

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Lorena Carneiro