Ceará

Eleições 2022

Prefeitos de Chorozinho, Icapuí, Jaguaribara, Moraújo e Horizonte anunciam desfiliação do PDT

O anúncio é desfiliação do PDT e apoio à Lula, Camilo Santana, Elmano de Freitas e principalmente a Izolda Cela.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Até o momento, os prefeitos de Chorozinho, Icapuí, Jaguaribara, Moraújo e Horizonte já anunciaram as suas desfiliações. - Divulgação

A corrida eleitoral 2022 no Ceará está ganhando novos desfechos após a decisão do PDT em apoiar a candidatura do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, ao governo do estado do estado. A indicação do nome gerou uma ruptura na parceria entre PDT e PT que já dura anos no estado, já que a atual governadora, Izolda Cela, era o nome indicado por Camilo Santana e por parte da bancada do PDT a concorrer ao cargo.

A indicação do PDT gerou novas movimentações dentro da corrida eleitoral ao governo do estado. A primeira delas foi o racha entre PT e PDT. A partir disso, o PT decidiu lançar candidatura própria, indicando o nome de Elmano de Freitas. A terceira movimentação foi a desfiliação de Izolda do PDT. Agora o Ceará está em um novo momento, pois com tudo isso acontecendo, alguns prefeitos do Ceará vem anunciando, desde ontem (29), suas desfiliações ao PDT e apoio à Lula, Camilo Santana, Elmano de Freitas e Izolda que possivelmente também se filiará ao PT.

Tal cenário provoca uma reflexão sobre a força que Camilo Santana conquistou ao longo de suas gestões e uma possível desidratação da candidatura de Ciro Gomes a presidência. Um dos principais motivos da defesa da candidatura de Roberto Cláudio pelo PDT, a garantia do palanque e da continuidade da influência dos Ferreira Gomes no Ceará.

Amanhã, 30, será realizada a convenção do Partido dos Trabalhadores para oficializar a candidatura de Elmano de Freitas e os postulantes as casas legislativas. O evento será no Centro de Convenções e contará com a presença de Lula.

Até o momento, os prefeitos de Chorozinho, Icapuí, Jaguaribara, Moraújo e Horizonte já anunciaram as suas desfiliações. Confira.

Lacerda Filho, prefeito de Icapuí disse. “Amigos e amigas. Comunico minha desfiliação do PSD. O faço como forma de gratidão e respeito ao ex-governador Camilo Santana e à nossa Governadora Izolda Cela, por tudo que ambos vêm fazendo pelo povo de Icapuí. Acredito em um projeto coletivo, construído para que o Ceará continue no rumo certo, com coragem, força e fé!”.


Anúncio feito por Lacerda Filho, prefeito de Icapuí . / Foto: Reprodução/Redes Sociais

O prefeito de Jaguaribara, Joacy Alves dos Santos Júnior disse. “Comunico minha desfiliação do PDT, partido que fiz boas e grandes amizades. Encerro esse ciclo com a sensação de dever cumprido. Faço isso com gratidão por tudo que o ex-governador Camilo Santana fez pelo meu município de Jaguaribara. Acredito num Ceará cada vez mais forte e unido, e vou trabalhar muito por isso.”.


Lacerda Filho, prefeito de Icapuí / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Carlos Áquila, prefeito de Moraújo. “Gostaria de anunciar a minha desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Tomei essa decisão como forma de apoio ao ex-governador Camilo Santana, a quem tenho muita gratidão por tudo que fez por MOraújo e nosso povo. Acredito em seu projeto de um Ceará cada vez melhor e, para isso, me somo no apoio à sua pré-candidatura ao Senado e de Elmano para governador de nosso estado. Junto com Camilo, Elmano e da governadora Izolda, a quem também sou grato e respeito, construiremos um Ceará e um Moraújo cada vez mais fortes.”.


Carlos Áquila, prefeito de Moraújo. / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dr. Júnior Menezes, prefeito de Chorozinho e presidente da Aprece também anunciou sua saída do partido. “Anuncio que estou me desfiliando hoje do PDT. Tomo essa decisão com toda a consciência para me engajar na campanha de Camilo Santana para o Senado e Elmano de Freitas para o Governo do Estado. Faço isso por dever de gratidão por tudo que o ex-governador Camilo fez pelo meu município Chorozinho e por todo o Ceará, e pelo respeito que tenho à governadora Izolda Cela, que tinha toda a legitimidade para ser a candidata do partido à reeleição. Acredito num Ceará cada vez mais forte e unido, e vou trabalhar muito por isso.”.


Dr. Júnior Menezes, prefeito de Chorozinho e presidente da Aprece. / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Nezinho Farias, prefeito de Horizonte também se desfiliou do partido. “Comunico minha desfiliação do PDT, partido onde fiz bons e grandes amigos. Encerro esse ciclo com a sensação de dever cumprido. Sempre estarei junto aos anseios do nosso povo e os desafios que temos pela frente pedem grandes mudanças. Sigo para a campanha do amigo e ex-governador Camilo Santana ao Senado, do deputado Elmano ao Governo do Estado e em respeito à governadora Izolda Cela, reforço nossa união para que o Ceará continue avançando.


Nezinho Farias, prefeito de Horizonte. / Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia