Ceará

Definição

Elmano de Freitas é indicado por Camilo e Lula para concorrer ao governo do Ceará pelo PT

Vice-governador será indicado pelo MBD de Eunício Oliveira, outros pré-candidatos também oficializaram nomes e alianças

Fortaleza, CE |
Camilo, Elmano e Lula
Antes do anúncio do nome de Elmano Freitas, Camilo fez a publicação de um proverbio bíblico: "O que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra". (Provérbios 21:21). - Divulgação

Depois de uma semana intensa, a disputa ao Palácio da Abolição, começa a ganhar contornos mais definidos, porém, diferente do que se previa na época da saída do ex-governador Camilo Santana (PT), em março, para lançar sua pré-candidatura ao Senado.

Não teve acordo entre o PDT, dirigido no Ceará pelo Ciro Gomes, pré-candidato a presidência, e o PT, dirigido pelo deputado federal José Guimarães e por Camilo. Na queda de braço sobre quem encabeçaria a chapa ao governo do estado o diretório estadual do PDT escolheu Roberto Cláudio ao invés da atual governadora Izolda Cela, mesmo com toda a pressão da base aliada do governo. Teve manifesto assinado pelo PT, PCdoB, PV, PP e MDB, teve declaração pública do PSDB e do Republicanos, carta de deputados, manifestações de líderes do executivo de diversas prefeituras, vereadores, movimentos sociais populares e sindicatos. Mesmo assim, o PDT não cedeu.

Cresce o apoio a indicação da governadora Izolda Cela para reeleição ao governo do Ceará

Izolda Cela, primeira mulher a ocupar o executivo estadual, professora e com vasta experiência na vida pública, foi a primeira pessoa a ocupar o cargo que não poder ser candidata à reeleição. Analistas políticos atribuíram a decisão ao Ciro, principal responsável pela escolha do Roberto Cláudio para disputa, por acreditarem que ele não via nela um bom palanque para sua candidatura ao Planalto. Feministas, artistas e pensadoras do estado acreditam, ainda, que houve o machismo e a misoginia como fatores determinantes na decisão.

Cid Gomes, pouco se envolveu no processo da definição do nome, mas votou em Izolda, assim como Ivo Gomes, seu irmão e prefeito de Sobral, que um dia antes da definição declarou seu apoio à governadora e declarou que essa era também a postura de Cid.

Sem vice, sem apoios e em baixa no Ceará, Ciro Gomes terá nome confirmado nesta quarta (20)

Após decisão pelo ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, na segunda (18), começaram a ser realizadas uma sequência de reuniões internas do Partido dos Trabalhadores para definição dos próximos passos, especulações sobre possíveis nomes começaram a ser feitas – Guimarães, Luizianne Lins (deputada federal), Augusta Brito (deputada estadual), Fernando Santana (deputado estadual), Larissa Gaspar (vereadora de Fortaleza) e Elmano de Freitas (deputado estadual) foram alguns dos nomes ventilados.

Além das reuniões internas, o PT voltou a se reunir com os partidos aliados, se reuniu ainda com Adelita Monteiro, pré-candidata ao Abolição, pelo Psol, que nessas eleições está apoiando a chapa Lula-Alckmin ao Palácio do Planalto já no primeiro turno. Outras lideranças do Partido também se reuniram com Adelita.

Após diversas reuniões internas e com a base aliada Camilo Santana postou em suas redes sociais uma foto dele de mãos dadas com Lula e Elmano de Freitas, onde anuncia que Elmano será o candidato ao governo do estado. 

A vice deve ser indicada pelo MDB, sob o comando de Eunício Oliveira. A definição foi endossada pelo PCdoB, PV, PP e PSDB. O Psol e a Rede devem se somar a chapa e unificar o palanque do Lula no Ceará.

Elmano é um nome de consenso dentro do PT, unifica Luizianne, Guimarães e é de confiança do próprio Camilo, além de ter uma boa relação com os partidos da aliança e uma ampla base social, com apoio por exemplo do MST, Marcha Mundial de Mulheres e Levante Popular da Juventude, entre outros.

Elmano de Freitas é o líder do PT na ALECE, foi advogado dos movimentos populares e coordenou a CPI do Motim, que investigou a participação das associações militares do estado nos motins. Elmano está em seu segundo mandato de deputado estadual, foi secretário de Educação de Fortaleza e coordenador do Orçamento Participativo na gestão de Luizianne e foi candidato à prefeitura de Fortaleza em 2012, obtendo quase 600 mil votos no segundo turno.

Sobre sua indicação ao Governo do Estado, o deputado publicou:

 

Definições também entre os adversários

Roberto Cláudio participou ontem, 25, da convenção estadual do PSD realizada no município de Tauá, onde foi oficializado no nome do presidente do partido no Ceará, Domingos Filho como candidato a vice-governador em sua chapa. Ainda no dia 24, por ocasião convenção estadual do PDT, o presidente do partido disse ter certeza para aliança também com o PSB. Mas a redação apurou que alguns nomes de destaque do Partido Socialista Brasileiro divulgaram uma carta onde pedem a abertura a discussão e defendem cautela no rompimento da aliança que apoia a continuidade do atual projeto ao governo do estado do Ceará. Entre os nomes estão: Zé Maria Lucena (prefeito de Limoeiro do Norte), Ana Flávia (prefeita de Acaraú), Adhail Melo (prefeito de Groaíras), Isabela Fernandes (prefeita de Guaiuba), Marcos Silva (prefeito de Ibiapina) e Odorico Monteiro (ex-deputado federal, membro do diretório estadual e nacional do PSB), dentre outros.

 

Já o União Brasil, partido do candidato a frente das pesquisas, Capitão Wagner, anunciou que seu vice virá mesmo do PL, partido de Jair Bolsonaro. Até o momento, o deputado federal vinha numa estratégia de se esquivar a uma possível associação de sua imagem com o atual presidente. Em suas redes sociais ainda não há nenhuma menção a essa parceria. 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia