Ceará

MST Ceará

No Ceará, MST comemora 32 anos de luta pela reforma agrária

A programação segue até o dia 29 de maio, quando acontecerá ato político e cultural.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A data de comemoração dos 32 anos do MST Ceará é o dia 25 de maio, que faz referência à primeira ocupação organizada pelo MST no estado que aconteceu em 1989. - Foto: Coletivo de Juventude Sem Terra no Ceará

Este ano, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completa 32 anos de atuação no Ceará. Para comemorar as lutas, resistências e conquistas, desde segunda-feira (24) até sexta-feira (28), o movimento transmitirá programas especiais nas sete rádios comunitárias espalhadas por todo o Ceará, apresentando o contexto histórico da luta durante todos esses anos. Os programas acontecem das 13h às 14h e também estão sendo transmitidos nas redes sociais do MST Ceará, tanto no Facebook como no Youtube. A programação também contará com doação de sangue, assembleia da juventude Sem Terra, mutirão de embelezamento dos assentamentos e acampamentos, construção de faixas, hasteamento da bandeira em diversos assentamentos, além de um ato político e cultural com os amigos e amigos do MST que acontecerá no sábado (29), de 10h às 12h.

Kelha Lima, da Direção Nacional do Movimento afirma que os 32 anos de existência do MST no Ceará significa muitas lutas por direito de ter acesso à terra e condições de viver com dignidade. “Para além disso é a soma das lutas da classe trabalhadora na defesa da vida, dos territórios conquistados. É a luta contra o sistema capitalista que gera miséria e muita exploração dos povos e da natureza”.

Nesses 32 anos, Kelha destaca as conquistas do MST como o reconhecimento da legitimidade da luta pela reforma agrária pela sociedade, a luta pela conquista da terra e  da melhora das condições de vida das famílias assentadas, que envolve o crédito, moradia, as escolas do campo,  rádios, acesso ao conhecimento, para a dirigente “não podemos deixar de reconhecer também o esforço de nossa militância que tem se dedicado na construção do MST no estado”.

Kelha explica que a programação para a comemoração está bem diversificada e que será realizada de forma remota. “Já teve alvorada, festivas, café online, plantio de árvores, assembleia estadual com todos os sujeitos sem terra, um ato com os amigos e amigas”. Para ela, todos os momentos têm o objetivo de rememorar, festejar, compartilhar as histórias de lutas e conquistas do MST no Ceará. “Será momento de reviver a mística e nos fortalecer para enfrentar esse atual período de tempos difíceis”.

Os 32 anos

A data de comemoração dos 32 anos do MST Ceará é o dia 25 de maio, que faz referência à primeira ocupação organizada pelo MST  que aconteceu em 1989, e contou com aproximadamente 450 famílias vindas dos municípios de Madalena, Quixeramobim, Boa Viagem e Canindé. A ocupação aconteceu na antiga fazenda Reunidas de São Joaquim, que possuía uma área de 22.992 hectares de terra, localizada nos municípios de Madalena, Quixeramobim e Boa Viagem. Hoje, batizada como assentamento 25 de Maio, o local é considerado o berço do MST no Ceará.

MST na pandemia

No período de pandemia, Kelha destaca que o Movimento tem orientado a base e a militância a cumprir as orientações e os protocolos de saúde, se mantendo em isolamento nos territórios para conter a contaminação. “Nosso isolamento não significa ficarmos calados. Continuamos na luta denunciando os desmandos do atual governo, exigindo que seja feito medidas eficazes para o combate do coronavirus, bem como o isolamento, auxílio emergencial, vacinas para todos”. Ela também afirma que o movimento está envolvido nas ações de solidariedade, doando comida saudável, formando agentes populares de saúde para orientar como prevenir as contaminações.

Edição: Monyse Ravena