Ceará

MEDIDAS RESTRITIVAS

Isolamento social rígido no Ceara é prorrogado até o dia 4 de abril

Ceará conta com mais de 530 mil casos confirmados e mais 13 mil óbitos pelo coronavírus.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O isolamento social rígido irá se estender até o dia 4 de abril. - Foto: Érika Fonseca

Em pronunciamento transmitido ao vivo pelas redes sociais, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) informou que o isolamento social rígido irá se estender até o dia 4 de abril. Com isso, o estado chega a sua segunda semana consecutiva sob a medida e a capital Fortaleza completa três semanas. A decisão foi tomada após reunião virtual com o comitê formado por profissionais de saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, e Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e a prefeitura de Fortaleza.

Camilo também informou que a medida já está mostrando resultados e está trazendo o efeito que se buscava, que é reduzir a transmissão e o número de casos. “Os números mostram que há essa tendência, porém ainda há muitas incertezas. Vamos aproveitar a Semana Santa e manter o isolamento social rígido até o domingo de Páscoa (4)”, disse Camilo. Além disso, segundo o governador, esse período também será aproveitado para discutir a possibilidade de previsão de retomada gradual das atividades não essenciais a partir do dia 5 de abril, mas ressaltou que essa iniciativa acontecerá caso a tendência de queda continuar.

De acordo com dados divulgados pelo IntegraSUS, Ceará conta com 538.301 casos confirmados e 14.024 óbitos pelo coronavírus. A capital cearense já registrou 160.561 casos confirmados e 6.047 óbitos pela doença. Ao todo o estado registrou 380.789 casos recuperados.

Auxílio

Em suas redes sociais, Camilo também informou que o Governo do Estado do Estado do Ceará iniciou na segunda (29) o cadastro para solicitação do auxílio financeiro aos profissionais do setor de restaurantes, bares e demais estabelecimentos de alimentação fora do lar. Os profissionais da área terão até o dia 8 de abril para se inscrever no site cadastroauxilio.setur.ce.gov.br. O governador afirmou que a meta é beneficiar cerca de 10 mil trabalhadores.
 

Edição: Vanessa Gonzaga