Ceará

Arte

Artigo | Redescobrindo o Ceará

Pessoal do Ceará e Embarcação das Artes estão entre as indicações

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O projeto Embarcação das Artes foi desenvolvido para compartilhar com a gente, durante a quarentena, a produção de artistas cearenses, além de outros estados, em diversas linguagens. - Foto: Alan Sousa

Essa escrita da quarentena traz sugestões de caminhos que podemos trilhar para conhecer melhor o estado do Ceará. Sendo você um conterrâneo pode lançar luz sobre produções que talvez ainda não conheça ou que verá com novos olhos nesses dias de isolamento. Se não for esse o caso, abre-se aqui uma terra da luz como você nunca viu brilhar.

Para começo de conversa pega as músicas compostas e gravados pelo movimento Pessoal do Ceará, surgido na década de 1960, com inspirações na Tropicália e no Clube da Esquina e põe pra tocar, enquanto você medita sobre a vida, de preferência no jardim ou próximo de plantas que habitem sua casa. Um movimento animado por filósofos, físicos, químicos, arquitetos, músicos, poetas, cantores e atores, que marcou a música brasileira.

Depois acessa o instagram ou o site da Escola Porto Iracema das Artes e dá uma navegada pelo projeto Embarcação das Artes, que foi desenvolvido pela Escola para compartilhar com a gente durante a quarentena a produção de artistas cearenses, além de outros estados, em diversas linguagens. Não importa se seu mar está para audiovisual, dança, artes visuais, teatro, fotografia, música ou todo o cardume. Lá tem um panorama do que vem sendo produzido pelos artistas que passaram pelas formações na Escola e apresenta um pouco do olhar dos nossos sobre o mundo.

Fiquem atentas também aos canais de informação da Secretária de Cultura do Estado, pois logo menos começarão a ser partilhado nas redes sociais os 400 projetos nas múltiplas linguagens da arte para o I Festival Cultura Dendicasa, que foi uma política do governo para auxiliar os trabalhadores da cultura nesse momento de isolamento social e garantir que a população cearense seguirá tendo seu direito a cultura e arte sendo garantido pelo poder público. Afinal estamos em isolamento, mas não sozinhos e ainda precisamos alimentar nosso corpo e alma.

*Produtor Cultural e colaborador do Brasil de Fato CE

Edição: Monyse Ravena