Paraná

Arte

Em Curitiba, o Projeto "Através das Cores" une artistas e uma cooperativa de Catadores de Papel

Cultura urbana, arte do grafitti e reciclagem são as ferramentas das artistas curitibanas que vão colorir a cena

Paraná |
Grafitti de Eloá Cruz, uma das artistas urbanas que integram o Projeto "Através das Cores" - Divulgação

 

Cores e valores é a proposta de projeto 100% feminino que vai ressignificar 60m² de muro em cooperativa de catadores de materiais recicláveis, em Curitiba. A busca pelo empoderamento feminino é uma realidade para muitas mulheres que desejam uma sociedade mais justa e viável. Ao levar essa possibilidade para comunidades mais distantes do centro da cidade, são criados mecanismos de suporte para a difusão da arte. Pensando nisso, as artistas urbanas Eloá Cruz e Thaís Fogaça, da produtora Somos Cores, criaram e desenvolveram o projeto “Através das Cores”. 

A sororidade (empatia, confiança, cooperação e acolhimento entre mulheres) faz parte da proposta, que é um trabalho executado somente por elas visando ação e transformação. “O objetivo é enaltecer grafiteiras, produtoras culturais e artistas, ao colorir a cidade, dividindo histórias de vida e conhecimento, espalhando cores e sentimentos positivos com o graffiti”, diz Eloá. 

Através das Cores, já tem dia e hora para acontecer. Localizada no Boqueirão, a CATAMARE - Cooperativa de Catadores de Material Reciclável, vai receber o projeto nos dias 25 e 26 de março (sábado e domingo), a partir das 10 horas da manhã. Para Lia de Oliveira Santos, presidente da cooperativa, incentivar o projeto é estimular a criatividade e a potência de mais pessoas dentro da comunidade. “Para nós que trabalhamos com reciclagem é muito gratificante a harmonia que cada arte traz para o espaço, até porque passamos muito tempo no trabalho”. De acordo com Eloá, a escolha do local aconteceu de forma acolhedora: “A Lia transmite muita força e amor. Ela sempre recebe com muito carinho todos os artistas que aparecem por lá”, conta.

No encontro, sete grafiteiras curitibanas vão desenvolver individualmente seus trabalhos e, de forma coletiva, encontrar o diálogo de cada obra num painel de 60m². As artistas se conheceram pelo graffiti e suas histórias se conectaram na arte. Elas se tornaram amigas e movimentam a cultura urbana há muitos anos. “Somos uma rede de apoio, valorizamos muito a amizade e nos incentivamos a realizar sonhos ”, conta Eloá.

O projeto Através das Cores engloba também oficinas de graffiti, com a artista Julie Pietra e Arte e Lettering com Giz, ministrado por Cristina Pagnoncelli. A iniciativa também oferecerá um minicurso sobre a Mulher na Arte Contemporânea, com Milena Costa. São 20 vagas oferecidas para cada turma, com inscrições gratuitas pelo link na bio da @somoscores_ .


Trabalho da artista urbana Julie Pietra que oferecerá oficinas de grafitti a partir do Projeto "Através das Cores" / Divulgação

Através das Cores é realizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, e incentivo Ebanx. Um projeto da Somos Cores Produções, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (CATAMARE), com apoio Ilovecwbeats, MTN ( Montana Colors ) e Galeria Ponto de Fuga.

 

SERVIÇO:

 

1 Pintura Painel

Data: 25 e 26 março

Local: CATAMARE

Rua Salvador Ferrante, 256 (Boqueirão)

 

2 Oficina de Graffiti (Julie Pietra)

Data: a definir

Local: Regional Tatuquara

 

3 Oficina de Arte e Lettering com Giz (Cristina Pagnoncelli)

Data: 1 de abril 

Local: Galeria Ponto de Fuga

Rua Saldanha Marinho, 1220 - Centro

 

4 Curso sobre a Mulher na Arte (Milena Costa)

Data: 15 de abril 

Local: Galeria Pontos de Fuga

Rua Saldanha Marinho, 1220 - Centro

Edição: Frédi Vasconcelos