Ceará

Fortaleza

Hospital em construção no Estádio Presidente Vargas deve ser entregue até 20 de abril

Se a epidemia avançar o novo hospital poderá chegar a 306 leitos específicos para a covid-19

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O local contará com 51 leitos de internação divididos em quatro blocos. - Foto: Divulgação / PMF

Com 204 leitos, o hospital que está sendo construído no estádio Presidente Vargas (PV) está, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza, com 40% das obras concluídas. O objetivo é que ele seja entregue até o dia 20 de abril. De acordo com Joana Maciel, secretária da saúde de Fortaleza, o local contará com 51 leitos de internação divididos em quatro blocos. Também contará com área separada para os médicos para a realização de desinfecção, um vestiário para a troca de vestimentas para, só depois, os profissionais entrarem em contato com os pacientes.

Além disso, o espaço também contará com uma área específica que servirá de descarte de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) usados pelos profissionais. Joana Maciel explica que uma peculiaridade muito importante para hospitais que atendem covid-19 é uma área especifica de vestiário para os profissionais. “Os profissionais que chegam aqui vão ter uma área específica para usar seus equipamentos de proteção individual, vem trabalhar e saem por outra área para fazer o descartes desses EPIs. Isso é muito importante para um hospital de doenças infecciosas de alta transmissibilidade”. 

A secretária informou que inicialmente o espaço contará com 204 leitos de internação, mas há a possibilidade de transformá-los em leitos de terapia intensiva. Hoje, de acordo com ela, Fortaleza já conta com 20 leitos de terapia intensiva no IJF 2, que teve que mudar seu perfil assistencial temporariamente. Até o final de abril, a capital cearense contará com 145 leitos, até maio serão 175 leitos. “Temos 175 leitos de terapia intensiva no IJF 2, no PV são 204 leitos de internação, podendo passar também para terapia intensiva e, se houver necessidade, a gente ainda pode ampliar aqui no Presidente Vargas, porque temos projeto e área física para mais 102 leitos. Então, esse hospital aqui tem a possibilidade de entregar à população cearense 306 leitos específicos para a covid-19”, afirma.

Mesmo com todos os investimentos em equipamentos e ampliação de locais para atendimento de pacientes com coronavírus, o isolamento social ainda se mostra como uma das ações de prevenção a proliferação da covid-19. “Por mais que façamos leitos, se a população não mantiver o isolamento social nós não vamos conseguir controlar adequadamente a propagação da covid-19. Então é muito importante que você se mantenha em isolamento social e protejam os seus familiares que tem mais de 60 anos”, finaliza a secretária.

Casos no Ceará

De acordo com as ultimas atualizações da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) divulgadas hoje, 08, pela manhã, o estado do Ceará já registrou 40 mortes por Coronavírus e chega a 1.268 casos confirmados de covid-19. Fortaleza concentra o maior número de casos no estado com 1.121.

Edição: Monyse Ravena