Ceará

Fortaleza

Um dos principais desafios para vereadores será continuar o enfrentamento à pandemia

Entre os principais cargos da mesa diretora, três ficaram com o PDT, partido do prefeito Sarto Nogueira e maior bancada

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Os vereadores de situação estão em ampla maioria na mesa diretora - CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza definiu a sua nova Mesa Diretora para o biênio 2021-2022. A eleição que aconteceu no dia 1 de janeiro, mesmo dia da cerimônia que empossou os 43 vereadores, teve uma chapa única e consensual, sendo capitaneada pelo presidente da casa Antônio Henrique (PDT) que foi reconduzido ao cargo. 

Entre os principais cargos da mesa diretora, três ficaram com o PDT, partido do prefeito Sarto Nogueira e maior bancada da casa. Além do presidente, Antônio Henrique, também faz parte da Mesa Diretora pelo PDT, o 1º Vice, Adail Júnior e a 2ª Vice, Ana Paula, o 3º Vice é Eudes Bringel do PSB, mesmo partido do vice-prefeito Élcio Batista.

Antônio Henrique enfatizou o compromisso da nova Mesa Diretora em manter a Câmara de portas abertas para o cidadão, com diálogo e ouvindo as demandas da população para a construção de uma cidade melhor, o novo presidente da casa tem uma boa relação com José Sarto (PDT) novo prefeito de Fortaleza.

Outro partido que está representado na mesa diretora é o Partido dos Trabalhadores, com o vereador Guilherme Sampaio como segundo secretário, de acordo com o parlamentar as matérias relacionadas ao enfrentamento da pandemia continuarão sendo prioridade para a casa. “Para a bancada petista, interessa de modo especial propor, fiscalizar e garantir as medidas necessárias a vacinação, incluindo, desde já, os professores da rede municipal, e fortalecer a interlocução dos movimentos sociais nos debates do plano diretor, com ênfase para as questões ambientais e de moradia popular”, afirmou Guilherme Sampaio.

A oposição também ficou com um importante cargo na Mesa Diretora, a 1ª secretaria da casa será ocupada por Julierme Sena (Pros), que faz parte do grupo ligado ao deputado federal Capitão Wagner, candidato derrotado à prefeitura de Fortaleza. Também faz parte da bancada de oposição com vaga na mesa diretora, o vereador Erivaldo Xavier do PSC.

A Mesa Diretora coordena os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal de Fortaleza, competindo a ela promulgar emendas à Lei Orgânica do Município, promover a defesa da Câmara, de seus órgão e membros, além de adotar as providências necessárias à regularidade dos trabalhos legislativos e administrativos.


Confira a composição completa da mesa diretora:

Presidente - Antônio Henrique (PDT).
Primeiro vice presidente - Adail Júnior (PDT).
Segunda vice presidente - Ana Paula Brandão (PDT).
Terceiro vice presidente - Eudes Bringel (PSB).
Primeiro secretário - Julierme Sena (Pros).
Segundo secretário - Guilherme Sampaio (PT).
Terceira secretária - Kátia Rodrigues (Cidadania).
Primeira suplente - Tia Francisca (PL).
Segundo suplente - José Freire (PSD).
Terceiro suplente - Erivaldo Xavier (PSC).
 

Edição: Monyse Ravena