O ano de 2025 começou, e se você está em busca de opções para aproveitar o tempo livre de maneira divertida, educativa e acessível, para o primeiro final de semana do ano, alguns equipamentos de cultura da Rede de Equipamentos de Cultura do Estado do Ceará estão com uma programação imperdível para você, sua família e os amigos. E a criançada também não pode ficar de fora, e o que não faltam são opções de entretenimento. A programação para os pequenos inclui contação de histórias e apresentações de lapinha.
E o Brasil de Fato Ceará separou uma lista com algumas dessas atividades para você não perder a chance. Então, já separa na agenda e aproveite esse comecinho de férias para torná-las inesquecíveis.
Estação das Artes
No Complexo Cultural Estação das Artes, o ano já se inicia inspirado pela cultura popular cearense. Nos dias 04 e 05 de janeiro, das 17h às 22h no sábado e das 10h às 15h no domingo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realiza a etapa final XVII Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino 2024. Com acesso gratuito, a programação é voltada para toda a família e celebra o Dia de Reis.
A Mostra demarca o fim das atividades do Ciclo Natalino 2024, que neste ano traz como tema “Entre Marchas e Benditos: o Natal do Ceará ao Som das Cabaçais” e reúne 16 grupos natalinos cearenses, representando tradições, projeções culturais e a cultura camponesa. Dentre as atividades da Mostra Estadual, destacam-se as apresentações dos grupos selecionados por processo curatorial, com apresentações de grupos de pastoril, bois, reisados, dramistas, lapinhas viva, presépio, fandangos, exposição de presépios, exposição fotográfica “Cine Tradições Natalinas” e feiras de economia criativa, como a Feirinha dos Mestres.
Data: 04 e 05 de janeiro, sábado e domingo
Horário: Dia 04 (sábado) – 17h às 22h | Dia 05 (domingo) – 10h às 15h
Local: Complexo Cultural Estação das Artes
Gratuito e aberto ao público, sujeito a lotação do espaço.
Biblioteca Pública Estadual do Ceará
Durante o mês de janeiro, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, espaço integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), promove uma série de atividades voltadas para todos os públicos e gostos. A programação gratuita inclui lançamentos de livros, atividades infantis, ciclos formativos, homenagens e muito mais.
03 de janeiro | Sexta-feira
16h. A Hora da História com Rosa Cristina | Leitura do Livro “Lá vem o Ano Novo” de Ruth Rocha
04 de janeiro | Sábado
10h. Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Senhorita Marshmallow” com a Trupe ‘Caba de Chegar
15h. Pequenas Grandes Histórias | Contação de Histórias “Maria, a Menina que Gostava de Cirandas” com Patrícia Veloso e Fernanda Reimberg
05 de janeiro | Domingo
10h. Pequenas Grandes Histórias | Contação de Histórias “Maria, a Menina que Gostava de Cirandas” com Patrícia Veloso e Fernanda Reimberg
15h. Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Senhorita Marshmallow” com a Trupe ‘Caba de Chegar
Museu da Cultura Cearense
Localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Museu da Cultura Cearense (MCC) segue até hoje (03), com a exposição “Mino por Inteiro” em cartaz, que homenageia o virtuoso multiartista cearense, reunindo um universo de suas produções entre imagens e palavras. Aberta desde o dia 7 de setembro já soma quase 10.000 visitantes. “Mino por Inteiro” pode ser acessada diariamente, exceto entre 30 de dezembro e 1º de janeiro, em virtude do Ano Novo. As visitações podem ser feitas das 9h às 18h durante a semana e das 13h às 18h aos finais de semana, com última entrada sempre às 17h30.
A exposição ocupa duas salas no Museu da Cultura Cearense. A primeira, com cartuns, desenhos, poemas e outros elementos de predominância do preto no branco, representa uma produção mais voltada para a consciência das questões sociais e suas complexidades, enquanto exímio observador e intérprete do cotidiano. São expostas imagens de murais que abordam o tema dos movimentos sociais, das manifestações cidadãs e das decisões políticas. Entre elas, uma réplica do mural Terra da Luz, pintado por Mino em uma parede de grande destaque no Aeroporto Internacional Pinto Martins.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia