Já podemos começar a comprar os enfeites e se preparar para as festas natalinas, pois o mês de novembro já vai chegando ao fim. No entanto, os equipamentos de promoção a cultura do Ceará querem se despedir do longo mês em grande estilo, com uma grade de programação repleta de atividades lúdicas para a criançada, e também para os jovens e adultos.
O Brasil de Fato Ceará selecionou uma programação especial para você se organizar e curtir o final de semana com a família e os amigos.
Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE vai saudar a produção da cerveja cearense num dia de programação dedicado a experienciar essa bebida. No próximo domingo (01), de 10h às 16h, o Mercado da Cerveja: Festival da Cerveja Cearense irá contar com 25 rótulos oferecidos por oito produtores do estado.
Além disso, a partir das 13h, o público irá celebrar o Dia Nacional do Samba. Com um repertório especial, o Batuque do Dipas será acompanhado pelas cantoras Marilene Sales, Samya Kassia, Theresa Rachel e Mulher Barbada. A programação acontece em parceria com a Estação das Artes. Equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, o Mercado é gerido em parceria do Instituto Mirante.
– 11h às 12h30 – Projeto Brasil Encanto em homenagem ao Dia Nacional do Samba (Parceria Casa de Vovó Dedé)
– 13h às 16h – Batuque do Dipas contará com a participação das convidadas Marilene Sales, Samya Kassia, Theresa Rachel e Mulher Barbada
Museu da Imagem e do Som
O Museu da Imagem e do Som do Ceará apresenta uma nova exposição de longa duração. “Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”, localizada no andar -1 do Anexo, aborda a história da instituição, a constituição de seu acervo e o papel das instituições museais nas construções identitárias. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada no horário de funcionamento do Museu. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.
A exposição parte de três momentos marcantes para o MIS: sua criação em 1980, ainda no subsolo da antiga Biblioteca Menezes Pimentel; a reinauguração em 1996, quando passa a ocupar o atual endereço; e a reabertura após ampla reforma e construção do Anexo, em 2022.
Exposição “Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”
Local: andar -1 do Anexo.
Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.
Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa
O Ceará entra, mais uma vez, na rota do cinema dos países lusófonos. Depois de passar por Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola e Timor Leste, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa aporta no Estado com mostras de 1 a 8 de dezembro, nas cidades de Fortaleza, Quixadá e Redenção. Com entrada gratuita, o festival realiza exibição de filmes de longas e curtas-metragens de diversos cineastas dos países lusófonos, além de debates após as mostras para discutir aspectos da produção cinematográfica e o potencial de mercado dos países de língua portuguesa. Em 2024, apenas o Ceará sedia o evento no Brasil.
A abertura oficial do FESTin ocorre no dia 1º de dezembro, no CineTeatro São Luiz, com exibição do filme inédito Pessoal do Ceará – Lado A lado B, do diretor Nirton Venâncio, além de apresentação da Orquestra Eleazar de Carvalho (Orcec), com repertório em homenagem ao “Pessoal do Ceará”.
Abertura - Domingo (01) - Fortaleza | CineTeatro São Luiz
17h – Cerimonial
17h30 – Apresentação Orquestra Eleazar de Carvalho
18h – Exibição Filme” Pessoal do Ceará – Lado A Lado B”, de Nirton Venâncio
Cinema do Dragão
Cinema que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) ligados à Secult Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão iniciou nova grade de programação desde ontem (28).
Hoje (29), a partir das às 18h, na sala 1 do Cinema do Dragão, acontece mais uma edição do Foco Curatorial, ação do programa Novas Perspectivas – Vila/Casa/Cinema, fruto de parceria entre a Vila das Artes, a Casa Amarela Eusélio Oliveira e o Cinema do Dragão, que traz curadoras convidadas de diferentes partes do Brasil para apresentar uma sessão gratuita de filmes e conduzir uma fala aberta sobre sua prática e pensamento a respeito da curadoria em cinema. A quinta edição traz Carol Almeida com a sessão “O que pode a Palestina pelo Cinema?” seguida de diálogo com a curadora.
Até o dia 30 de novembro, o Cinema do Dragão receberá ainda a “Percursos”, Mostra do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, com exibição gratuita de filmes universitários e debate com realizadores.
29 de novembro (sexta-feira)
16h às 23h – 7º Festival Gastronômico Delícias do Mundo, com show de Vitturi
16h20 – Mostra Percursos – UFC
SESSÃO 3 – “Elena” – Debatedora Maria Inês
Cabeceira de mesa | Dir: Fabrício Alves
Sementes do tempo | Dir: Eric Alexandre; Ellen Particia; Ana Lilian
Na sala 2 do Cinema do Dragão | Acesso gratuito
Memórias fragmentadas de uma cidade que não é minha | Dir: Rycleson Rodrigues
Memórias | Dir: Raynan L. Freitas
Auau | Dir: Miguel Albuquerque
Filha de peixe – Trailer | Dir: Clarice Nascimento
Apenas uma sacola de plástico | Dir: Luan Oliveira
Egg (22) | Dir: Mariana Dantas
Seu Luiz – Uma vídeo carta | Dir: Felipe Arrais; Luiza Oriá
Sirius não é tão longe | Dir: Nick Sanches
18h – Festival “Retratos” da SPS-CE
Ballet Clássico do CITS José Walter: Homenagem aos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Ballet Clássico do CITS São José: Tributo a Ayrton Senna
Ballet Clássico do CITS Jangurussu e Aerolândia: Apresentação “Primavera”
18h – Sessão “Dois Pedacinhos de Vidro” (infantil)
19h – Sessão “O Deus Kim e a Astronomia Maia” (infantojuvenil)
30 de novembro (sábado)
14h às 17h30 – [X Festival Internacional de Folclore do Ceará] Seminário FIFOLC
15h às 17h30 – [Mês da Consciência Negra] Oficina “A afro-abstração de Deborah Anzinger como um recipiente para a realidade: oficina de colagem abstraída com plantas e espelhos”, com Marianne Bonfim
Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana
O Ministério da Cultura e o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, apresentam de 22 e 30 de novembro de 2024, a 10ª edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana. Durante uma semana, o corredor cultural da Praia de Iracema reunirá artistas do Chile, México, Portugal e dos estados de São Paulo, Piauí, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Sergipe e Ceará, que participarão do Festival com obras que exploram a diversidade, a sustentabilidade e a inclusão.
29/11 – Sexta-feira
09h - Continuidade das ações de pintura e instalações
18h - Intervenção O Pequeno Colecionador- Artur Lescher e Mariane Klettenhofer; Local: Calçadão da Praia de Iracema
19h - Masterclass: “Cura – circuito urbano de arte: processos e desafios de realizar um Festival de Arte Pública no Brasil” com Janaína Cruz e Priscila Amoni. Local: BECE – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
30/11 – Sábado
09h - Intervenções no Poço da Draga: saúde, meio ambiente com instituições parceiras e as oficinas: Meu Primeiro Spray (Infantil) e Oficina Graffiti (Melhor idade)
16h - Visita Guiada saindo da Printshop, Centro Cultural Dragão do Mar
19h - Festa de Encerramento com Rasjader, Banda Oco do Mundo, e Intervenção com Projeção Interativa do Grupo Design Computacional do Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Design; Local: Calçada Praia Poço da Draga
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia