Ceará

Física

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas de 2024

Inscrições podem ser feitas até o dia 03 de junho.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A Olimpíada acontecerá em duas fases, dividida nos níveis A, B e C. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de agosto e a segunda fase será realizada no dia 23 de novembro. - Foto: Sociedade Brasileira de Física

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) de 2024. Poderão participar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas municipais, estaduais e federais em que houver pelo menos um professor responsável pela organização local da OBFEP. As escolas interessadas em participar tem até o dia 03 de junho para realizar o credenciamento na Olimpíada, indicando o número de estudantes que farão as provas.

A Olimpíada acontecerá em duas fases, dividida nos níveis A, B e C. As provas da primeira fase serão aplicadas no dia 20 de agosto, contendo questões de múltipla escolha. A segunda fase será realizada no dia 23 de novembro e as provas desta etapa serão compostas por uma parte teórica e uma parte experimental; a parte teórica terá valor de 60% e a parte experimental de 40% da nota final.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é um projeto apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. Esse programa, que em 2010 aconteceu em caráter de Projeto Piloto nos estados de BA, GO, PI e SP e em 2011 nesses estados mais MA e MT, vem acontecendo anualmente desde 2012, em nível nacional, e acontecerá em 2024, em todo o Brasil. OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

Mais informações no site da OBFEP e no perfil do Instagram da Olimpíada.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
 

Edição: Camila Garcia