Rio Grande do Sul

ARTE E CULTURA

Agenda Cultural BdFRS - 4 a 11 de abril 

A primeira semana de abril vem com muita música, eventos ao ar livre, exposições e muito mais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Entre os destaques da semana está o projeto Olhe Pra Cima, que promove walking tour gratuito sobre arte urbana - Foto: vinicius Amorim

Quer aparecer na nossa agenda cultural? Manda e-mail com as informações do evento para [email protected]. Nossa preferência é para atividades e eventos culturais gratuitos, comunitários e populares.


Índice

Cinema e Audiovisual:

 

Música:


Literatura:


Teatro e dança:

 

Exposição, artes Visuais e oficina:

 

Festa, ar livre e programação especial:


Cinebancários 

Nesta quinta-feira (4) estreia, no cinema da Casa dos Bancários, Domingo à Noite, filme que garantiu a Marieta Severo o prêmio de Melhor Atriz no Madrid Film Awards (MADFA). O longa estará na sessão das 19h. Ainda seguem em cartaz no CineBancários os filmes Saudosa Maloca e Nada Será Como Antes - A Música do Clube da Esquina, às 15h e às 17h, respectivamente.

Domingo à Noite acompanha Margot, de 75 anos, uma das maiores atrizes do Brasil. Casada com o premiado escritor Antônio, diagnosticado com Alzheimer avançado, ela enfrenta desafios ao tentar finalizar seu último filme e cuidar do marido sozinha. Tudo muda quando Margot também descobre a doença.

A trama, roteirizada por Bruno Gonzalez e dirigida por André Bushatsky, foi inspirada por uma experiência pessoal do roteirista. Bruno percebeu o quanto o Alzheimer afeta diversas famílias após a morte do avô e o surgimento dos primeiros sintomas na avó.

Confira no site a programação completa da semana e valores. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. 

O CineBancários fica na Rua Gen. Câmara, 424, no Centro Histórico de Porto Alegre. Mais informações no fone (51) 3030.9405. Não há sessões nas segundas-feiras.


Cinemateca Capitólio

De 2 a 10 de abril, a mostra Peréio Acima dos 40 Graus apresenta seis títulos marcantes da filmografia de Paulo César Peréio na Cinemateca Capitólio. Realizados entre 1970 e 1985, as obras destacam a importância do ator em um período de intensa experimentação no cinema brasileiro. Entrada franca.

Mais informações neste link

Confira no site os horários. A Cinemateca Capitólio fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico de Porto Alegre.


Cinemateca Paulo Amorim 

Entre os destaques da Cinemateca Paulo Amorim de 4 a 10 abril está o filme Uma Família Feliz, de José Eduardo Belmonte, na Sala Paulo Amorim, às 19h e 15h.

Eva e Vicente vivem um relacionamento aparentemente perfeito: são bonitos, moram numa casa confortável, têm um casal de gêmeas e um garotinho recém-nascido. Mas a situação muda quando Eva é acusada de machucar as crianças, o que ela nega em meio a muito sofrimento. Incriminada pelos vizinhos e questionada por seu próprio marido, Eva resolve investigar sozinha o que está acontecendo. O filme é baseado no romance homônimo do premiado escritor Raphael Monthes, que também assina o roteiro do longa.

As salas da Cinemateca Paulo Amorim ficam na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico de Porto Alegre). Confira a programação completa das salas. Não há sessões nas segundas-feiras.


Sala Redenção

De 1 a 12 de abril, a Sala Redenção apresenta a mostra “60 anos do Golpe Militar: Tão Longe, Tão Perto”. Contando com a curadoria de Nilo Piana de Castro, professor de História do Colégio de Aplicação da Ufrgs, a programação exibe oito filmes que retratam a ditadura militar. A proposta é “descomemorar” o golpe de 1964, que, apesar de completar 60 anos em abril, segue até hoje influenciando movimentos anti-democráticos.

As sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da Ufrgs está localizado no campus central da Universidade, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333.

Programação completa neste link


4° Seminário de Educação e Cinema promove debates sobre cinema negro na Cinemateca Capitólio

Com programação totalmente gratuita, o 4° Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola será realizado de 4 a 6 de abril na Cinemateca Capitólio. Após duas edições on-line durante a pandemia, o evento vai acontecer presencialmente pela primeira vez com uma série de debates e exibição de um longa-metragem. As inscrições para as atividades devem ser feitas via formulário.

Programação:

04/04, quinta-feira, às 19h: Histórias negras no cinema brasileiro

Debatedores: Noel dos Santos Carvalho (professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da Unicamp) Renato Novaes (ator, diretor e professor na cidade de Juatuba), Jorge Furtado (cineasta gaúcho); Mediação: Marcus Mello (crítico de cinema e técnico em cultura).

05/04, sexta-feira, às 14h: Experiências com o cinema negro na escola

Apresentação: Liliane Ferrari Giordani e Maria Angélica dos Santos, coordenadoras do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Relatos confirmados: Cláudia Gaya (professora antirracista da rede municipal de Porto Alegre), Marco Prates (professor da rede pública do município de Porto Alegre com educação das relações étnico-raciais) e Victor Leite (professor, ator, performer, poeta, escritor e produtor cultural) e Laura Spritzer Galli (historiadora, professora e produtora cultural).

05/04, sexta-feira, às 19h: Cinema, negritude e escola

Debatedores: Rodrigo Antônio (coordenador-geral de formação e inovação audiovisual da Secretaria de Audiovisual do MINC), Raquel Franzin (coordenadora-geral de educação integral e tempo integral/MEC), Daniela Giovana Siqueira (professora dos cursos de Jornalismo e Audiovisual da UFMS), Dedy Ricardo (atriz da Usina do Trabalho do Ator e professora de teatro); Mediação: Gladis Kaercher (professora da Ufrgs e coordenadora do Uniafro).

06/04, sábado, às 10h: sessão comentada do filme O Dia que Te Conheci, com o ator e diretor Renato Novaes e o Vitor Queiroz, professor de Antropologia IFHC/Ufrgs e vice-coordenador do Programa de Alfabetização Audiovisual.


Cinema Negro na Escola / Foto: Divulgação


Exposição Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) continua com a exposição "Entre materialidades e poéticas: as crianças pequenas e o acervo do MACRS". A mostra tem curadoria de Mariana Prette e assistência de Isadora Heimig, e está em cartaz na Galeria Augusto Meyer, no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). Ela destaca o trabalho de 12 artistas renomados, como Carlos Vergara, Ena Lautert e Felix Bressan, e retrata a diversidade de gênero e raça, explorando materialidades e poéticas. 

Local: Galeria Augusto Meyer, 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ)
Visitação: Até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 19h

Informações neste link.


Lia Menna Barreto (Rio de Janeiro/RJ, 1959) Tartaruga, 1990 - doação da artista / Foto: Fotografia VivaFoto


Exposição Casa e o Sopro

O Instituto Ling segue com a exposição A Casa e o Sopro, com 22 trabalhos de Cristina Canale, artista carioca estabelecida na Alemanha desde 1993. A exibição, com curadoria de Daniela Labra, reúne obras raramente vistas pelo público, sendo quatro delas inéditas, que revelam a marca autoral de Cristina, uma pintora madura, dona de uma linguagem visual própria e singular. A seleção conta com pinturas a óleo sobre linho ou tela, além de desenhos em aquarela e técnica mista, em composições de cores vibrantes com elementos antropomorfos e botânicos.

A exposição segue até o dia 1º de junho, de segunda a sábado (exceto feriados), das 10h30 às 20h
Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca


Sopro, de 2023 / Foto: Alexander Janetzko


Exposição Performance do Arquivo: Especulações

O V744atelier segue com a exposição “Performance do Arquivo: Especulações”, de Maria Ivone dos Santos, até o dia 26 de abril, no espaço localizado à Rua Visconde do Rio Branco, 744, em Porto Alegre.

A exposição parte de um olhar retrospectivo sobre o seu arquivo artístico pessoal para ativá-lo e lançar-se em novos projetos. “Especular é um termo que deriva do latim speculare, e que se refere tanto ao ato de meditar quanto ao de refletir (no sentido físico), podendo se referir às particularidades de um espelho, quanto ao ato de observar”, explica a artista.

Visitação: De quartas a sextas, das 14h às 17h. Outros dias e horários, agendamento pelo DM do @V744atelier.


Exposição Búfala

Segue até 8 de maio a exposição “Búfala: Agenciamentos de Corpas Insubmissas”, na Casa dos Rosa (Av. Victor Barreto, 2186, Centro de Canoas).  

A exposição tem curadoria de Izis Abreu, professora, historiadora da arte e mestra em Artes Visuais; e Rosane Vargas, jornalista, historiadora da arte, mestra e doutoranda em Artes Visuais. A produção cultural é da historiadora da arte Aisha Costa. 

A orixá Iansã, Oyá, da mitologia Iorubá, e seu poder de transformar-se em uma Mulher Búfala, é o fio condutor. O projeto curatorial apresenta narrativas que auxiliam na reflexão sobre a insubmissão das mulheres ante o processo histórico e social de assujeitamento de seus corpos.

O objetivo é fomentar a produção artística feminina e contribuir para a valorização da cultura local a partir do olhar das artistas e suas experiências.

Participam da exposição as artistas Bruna Alexsandra Rocha, Carini Pereira da Silva, Fayola Ferreira, Gabrieli Gonçalves, Iracema Gah Té (artista convidada), Laura de Anunciação, Lia Regina Braga, Mariana Duarte, Marion Velasco, Mariri Tavares e Virgínia Dias.

A mostra fica aberta de terça a domingo, das 9h às 17h.


Exposição “Búfala” / Foto: Divulgação


Oliveira Silveira: poeta, negro segue em cartaz

A exposição “Oliveira Silveira: poeta, negro” está aberta à visitação até 26 de abril no Centro Cultural da Ufrgs. Com curadoria de Ronald Augusto, Naiara Oliveira, Sátira Machado e Lígia Petrucci, evidencia o extenso trabalho de Oliveira como escritor e poeta. A visitação é franca e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, no Centro Cultural da Ufrgs (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A mostra conta com recursos de acessibilidade.

Poeta, negro – a vírgula é imprescindível. O título da exposição é também uma pista para a centralidade do projeto, que busca destacar a obra escrita de Oliveira Silveira. Conhecido, principalmente, pela invenção do 20 de Novembro, dia da Consciência Negra, seu extenso trabalho como poeta e escritor é ainda um território a ser mais reconhecido pela sociedade. 


Como escritor, Oliveira Silveira publicou até 2005 dez títulos individuais de poesia – Pêlo escuro, Roteiro dos tantãs, Poema sobre Palmares, entre outros / Foto: Tânia Meinerz


Exposição Os Replicantes 1984/2024

A história de uma das bandas mais importantes da cena punk rock nacional segue em exposição no Museu do Trabalho com a exposição Os Replicantes 1984/2024. A mostra permanece até 19 de maio, com um passeio imersivo e essencialmente musical em duas salas do Museu do Trabalho (Rua dos Andradas, 230. Porto Alegre). 


Exposição Os Replicantes 1984/2024 / Foto: Fernanda Chemale


Lareirau Canta Beatles 

Lareirau Canta Beatles nesta quinta-feira (4), às 21h, no Bar Ocidente (João Telles esq. Osvaldo Aranha). O quarteto gaúcho é formado por Alex Alano, Gelson Oliveira, Marisa Rotenberg e Giovanni Berti, uma reunião de quatro artistas com premiados discos, que imprime versões pra lá de originais de canções dos Beatles, uma fusão de ritmos brasileiros e latinos com pinceladas de rock.

Ingressos:
Solidário - (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 40,00. Válido para vendas antecipadas.
 
Lista Afirmativa (lote exclusivo para pessoas Pretas, Indígenas, Trans e Travestis): R$ 30,00. Válido para vendas antecipadas.
Meia-Entrada: R$ 30,00.
Inteira: R$ 60,00.
* Os alimentos deverão ser entregues no Ocidente, no momento da entrada ao evento.
 


Lareirau Canta Beatles  / Foto: Joana Carolina


J.J. Thames, a "Diva do Blues", volta ao Rio Grande do Sul em turnê por oito cidades

Após turnê de sucesso no ano passado, a norte-americana J.J. Thames está de volta ao Rio Grande do Sul em novo circuito de apresentações promovido pelo Sesc/RS. Conhecida como a "Diva do Blues", a artista é uma das mais respeitadas blues woman da atualidade e tem shows marcados em São Leopoldo, Porto Alegre, Passo Fundo, Ijuí, Santa Rosa, Carazinho, Taquari e Novo Hamburgo entre os dias 4 e 13 de abril. Os ingressos já podem ser adquiridos no site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou em qualquer Unidade do Sesc/RS.

Programação: 

São Leopoldo
Data: 04/04 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal (Rua Osvaldo Aranha, 934)

Porto Alegre
Data: 05/04 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665)

Passo Fundo
Data: 06/04 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30)

Ijuí
Data: 07/04 (domingo)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202)

Santa Rosa
Data: 09/04 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Santa Rosa (Rua Concórdia, 114)

Carazinho
Data: 10/04 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Carazinho (Av. Flores da Cunha, 1224)

Taquari
Data: 12/04 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro São João (Rua Sete de Setembro, 1698)

Novo Hamburgo
Data: 13/04 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Eng. Ignácio Christiano Plangg, 66)
*Ingressos gratuitos.


J.J. Thames, a "Diva do Blues" / Foto: Divulgação


Exposição Veracidade celebra Porto Alegre com fotos no Paço Municipal

Partindo do pressuposto de que os artistas das lentes veem de forma singular a capital gaúcha, a curadora e artista plástica Denise Giacomoni idealizou a exposição Veracidade como forma de celebrar os 252 anos de Porto Alegre. A mostra de fotos em preto e branco sobre a cidade está aberta no Paço Municipal para visitação do público em geral, de forma gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 17h, até o dia 31 de maio.

Foram convidados mais de 30 artistas fotógrafos(as) de Porto Alegre e arredores para integrarem esse evento de homenagem, que também conta com o consagrado Eurico Salis, apresentando duas obras fotográficas. Ao todo a mostra contém mais de 40 obras impressas em papel fotográfico fosco em preto, inúmeros tons de cinza e branco, no tamanho 90 x 90 cm, com molduras suaves, a fim de melhor destacar as imagens.


Exposição “Veracidade” / Foto: Douglas Fischer


Show de Lançamento do álbum LaVaca de Clarissa Ferreira

LaVaca é um novo signo. É um símbolo de que natureza-cultura são conceitos cujas fronteiras são fraturadas. Era tudo mato. O gado foi trazido para este continente. A pampa não existia. LaVaca apresenta músicas da cantautora, violinista e pesquisadora Clarissa Ferreira cantando temas como a degradação do bioma Pampa e um olhar para as fêmeas que nela habitam.

Participam do disco artistas como Vitor Ramil, a cantautora uruguaia Ana Prada, Rhaissa Bittar, Nina Wirtti e Loma Pereira. O repertório inclui composições de Clarissa, e poemas musicados por ela de Angélica Freitas, Su Paz, Maria Gabriela Saldanha e Mário Quintana. 

O show será formado por instrumentos acústicos e arranjos camerísticos de violões, trio de cordas composto por violinos e violoncelo, baixo elétrico e percussão com banda formada por Clarissa Ferreira, Ana Matielo, Miriã Farias, Bibiana Turchiello, Luyra Dutra, Tamiris Duarte, Lucas Ramos e Bruno Coelho, sonorização de Olimpio Machado e concepção visual de iluminação de Isabel Ramil. Além disso, conta com convidados especiais como: Loma Pereira, Nina Fola, Emily Borghetti, Renato Muller, Gabriel Romano e Guilherme Ceron.

Sua música estabelece diálogos através do território latino-americano popular e tradicional, apresentando músicas com linguagens vivas e diversas, uma mistura de ritmos brasileiros, argentinos e uruguaios como o candombe, a milonga, o samba e a chacarera, sonoridade definida como realismo regionalista, música pós gaúcha ou música gaúcha feminista.

As apresentações acontecem nos dias 4 (quinta-feira) e 5 (sexta-feira), às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Marechal Deodoro, s/n° Centro Histórico Porto Alegre - RS). 

Ingressos:

Inteira: R$ 40,00
Meia entrada: R$ 20,00


Clarissa Ferreira / Foto: Divulgação


Abril Indígena 2024 no Museu de História Julio de Castilhos celebra cultura e resistência dos povos originários

O Museu de História Julio de Castilhos (MHJC) celebra o Dia dos Povos Indígenas, comemorado nacionalmente em 19 de abril, com diversas atividades ao longo do mês para diferentes públicos. Seminários, rodas de conversa e apresentações com a participação de convidados Kaingang, Mbyá-Guarani e Laklãnõ/Xokleng, além de atividades educativas e uma vivência na comunidade Yvy Poty fazem parte da programação. 

Todas as atividades no Museu são gratuitas, com exceção da vivência na aldeia, que possui um custo que inclui contribuição à comunidade e transporte de ida e volta. 

A programação tem início nesta quinta-feira (4), a partir das 18h20.

Neste link a programação completa.


Abril Indígena / Foto: Guilherme Brandalise - MHJC


O Futuro da Humanidade, de Augusto Cury, chega a Porto Alegre dia 6 de abril

Da obra do renomado psiquiatra Augusto Cury, chega a Porto Alegre a montagem de O Futuro da Humanidade, marcando o retorno de Kadu Moliterno aos palcos. A trama gira em torno de Marco Polo, jovem psiquiatra idealista que se rebela contra os métodos de tratamento psiquiátrico convencionais, nos quais o uso de psicotrópicos prevalece sobre a terapia psicológica, negligenciando as particularidades mentais de cada indivíduo.

Explorando as complexidades da mente humana, Marco Polo desenvolve suas próprias teorias terapêuticas, advogando por uma abordagem humanizada e individualizada da saúde mental. Paralelamente, ele enfrenta desafios pessoais ao buscar o amor de uma mulher insegura que esconde um segredo significativo.

Em Porto Alegre, O Futuro da Humanidade terá única apresentação neste sábado (6), às 20h, no Teatro do Sesi. Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Sympla. E no dia 13 de abril, Augusto Cury estará na cidade ministrando o treinamento presencial O Fim da Inteligência Emocional e o Começo da Gestão da Emoção, no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre (RS). O evento está com inscrições abertas no Sympla. Ingressos entre R$ 70 a R$ 130,00.


O futuro da humanidade / Foto: Ronaldo Gutierrez


Músico Carlos Hahn lança single em homenagem à Retomada Kaingang 

O músico Carlos Hahn lança o single "Kaingang", neste sábado (6), às 20h, no Espaço Cultural Maria Maria (Rua Fernando Machado, número 464 - Centro Histórico), em Porto Alegre. O show tem entrada franca. Com produção de Luciano Albo, a canção em homenagem à Retomada Kaingang Canela estará disponível em todas as plataformas a partir do dia 5 de abril. 

O evento integra as comemorações dos 20 anos do Coletivo Catarse, cooperativa de comunicação que, junto ao Espaço Cultural Maria Maria e outras entidades, constitui a Comuna do Arvoredo, onde são realizadas atividades ligadas à agroecologia, bioconstrução, artes e antifascismo. 


Carlos Hahn / Foto: João Pedro Hahn


A Mulher que Queria ser Micheliny Verunschk

Após exibições em dezembro do ano passado, “A Mulher que Queria ser Micheliny Verunschk” retorna nesta sexta-feira (5), no Estúdio Stravaganza (Rua Dr. Olinto de Oliveira, 68 – Bairro Santana). Baseado no romance de Wilson Freire, o novo espetáculo da Cia. Stravaganza conta com atuação de Sandra Possani e direção de Adriane Mottola. O espetáculo estará em cartaz também nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de abril, sempre de sexta-feira a domingo, às 20 horas.

“A Mulher que Queria ser Micheliny Verunschk” tem Fernando Kike Barbosa, Adriane Mottola, Angela Spiazzi (também diretora de movimento e assistente de direção) e Sandra Possani como dramaturgistas, cenário de Rodrigo Shalako, figurino de Liane Venturella, iluminação e videografia de Ricardo Vivian, cena sonora de Álvaro Rosacosta (Música “El Tiempo Teje Historias” – de Álvaro – com arranjo, violões e charango de Beto Chedid, voz de Simone Rasslan e edição e percussão também de Álvaro), maquiagem de Miriã Possani, designer de identidade visual de Pingo Alabarse, redes dociais de Duda Cardoso e Vitor Stiff como estágiario de iluminação. Produção de Amora Produções Culturais.

Valores: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada), através do Sympla.


"A Mulher que Queria ser Micheliny Verunschk" / Foto: Divulgação


Cabaré Desejo

Após sessões lotadas na última edição do Porto Verão Alegre, Cabaré Desejo voltará a cartaz na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 - Centro Histórico). A atração integra a programação da mostra Cia Rústica 20 anos: o começo, que comemora o aniversário da trupe.

Dirigido por Patrícia Fagundes e Heinz Limaverde, o espetáculo foi produzido durante a primeira oficina de montagem do grupo teatral. As apresentações vão acontecer de 5 a 14 de abril, sempre às sextas-feiras e aos sábados e domingos, às 20h. Os ingressos custam de R$ 30,00 a R$ 60,00 e estão à venda na plataforma Sympla.


Cabaré Desejo / Foto: Adriana Marchiori


Marcelo Delacroix: No tempo presente

O músico Marcelo Delacroix apresenta uma seleção da nova safra de canções inéditas, como prenúncios de um novo disco, e rememora músicas de seus discos anteriores no show “No Tempo Presente” neste sábado (6), às 18h, no projeto Ecarta Musical (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre), com entrada franca. Também haverá transmissão pelo www.youtube.com/fundacaoecarta
 
O repertório traz uma seleção de músicas que dialogam com o tempo. Entre elas, as inéditas Fio de Ar (com poema de Marceli Becker), Benfazeja (parceria com Arthur de Faria e Nelson Coelho de Castro), e Fonte da Nostalgia (com Carlo Pianta), além de uma seleção dos discos anteriores, como Depois do Raio (Marcelo Delacroix/Arnaldo Antunes), Tempo Bom (Marcelo Delacroix/Tatiana Cruz) Passará (Marcelo Delacroix/Ronald Augusto) e Milonga Moura (Marcelo Delacroix/Jerônimo Jardim), e ainda algumas músicas escolhidas de outros compositores locais.


Marcelo Delacroix Foto: Vitória Proença


Clássicos do Rock Gaúcho, com Orquestra da Ulbra

Neste domingo (7), às 19h, o Araújo Vianna (Parque Farroupilha, 685) será palco para uma grande homenagem ao melhor do rock produzido no Rio Grande do Sul. A Orquestra de Câmara da Ulbra se prepara para repetir o espetáculo Clássicos do Rock Gaúcho, reunindo os principais nomes da cena roqueira do estado. O espetáculo, que teve sua estreia em 2012, é um dos mais celebrados do repertório popular da Orquestra, sendo tradicionalmente grande sucesso de público.

Ingressos neste link


Clássicos do Rock Gaúcho, com Orquestra da Ulbra / Foto: Divulgação


LIPSEN no Ocidente Acústico

Lipsen marca o lançamento de seu novo single "Sem Saída", na próxima quinta-feira (11), às 21h, no Bar Ocidente (João Telles esq. Osvaldo Aranha). Trazendo para o palco a sua sonoridade energética entre o pop e o rock dançante, o artista convida o público a entrar no universo dos desamores retratados na pista de dança. 

Com referências que vão de Franz Ferdinand e Blondie a Elton John e Filipe Catto, o cantor porto-alegrense procura capturar a atmosfera da capital gaúcha em suas canções autorais, sem bairrismos, mas com orgulho de seu lugar no mundo. O pôr do sol e as memórias que espreitam em cada esquina do mapa da cidade são elementos que inspiram as canções cheias de energia e dramaticidade do cantor de muitas facetas, que também é conhecido pelo seu trabalho como ator e como o Gaiteiro do Brique na tradicional feira da Redenção.

O single "Sem Saída" chega às plataformas no dia 4 de abril e no show do dia 11, Lipsen sobe ao palco do Ocidente junto com a banda formada por Thais Lemos, Rhuan de Moura e Wagner Menezes, além de convidados especiais.

Ingressos: Solidário - (valor reduzido, com a doação de 1kg de alimento não perecível, disponível para qualquer pessoa): R$ 35,00. Válido para vendas antecipadas.

Lista Afirmativa (lote exclusivo para pessoas Pretas, Indígenas, Trans e Travestis): R$ 25,00. Válido para vendas antecipadas.
Ingressos podem ser adquiridos no sympla.


LIPSEN / Foto: Josué Verdejo


Ângela Xavier lança o livro infantil A Lanceirinha

A autora participa da Semana Literária "Vozes Literárias: Um Diálogo entre os Gêneros", promovida pelas Bibliotecas do Sesc Gravataí. Na segunda-feira (8), às 19h, a autora apresenta o livro e na quarta-feira (10), às 18h, participa de um bate-papo com os autores Bernardo Brum e Izabel Moreira, na Rua Anápio Gomes, 1241 – Centro – Gravataí.

O livro infantil A Lanceirinha é uma fábula da escritora e professora Ângela Xavier, com aquarelas mágicas de Alisson Affonso, em homenagem aos heróis nacionais, os Lanceiros Negros.


A Lanceirinha / Foto: Divulgação


Gaúcha Eliane Fetzer volta para casa com "Dois Olhares", em valorização às conquistas femininas dos anos 20

Para a arte, é impossível avançar sem olhar para trás: essa é a proposta de "Dois Olhares", uma obra de jazz contemporâneo da EF Jazz Company de Curitiba, com coreografia de Eliane Fetzer, gaúcha de Carazinho. O trabalho, que lança um olhar investigativo sobre a revolução da mulher nos anos 1920, chega nesta quinta-feira (4) no Teatro Sesc Passo Fundo, e dias 5 e 6 de abril ao Teatro Sesc Carazinho. As apresentações serão gratuitas e acessíveis em Libras e audiodescrição. 

Passo Fundo-RS | Teatro Sesc

Av. Brasil Centro, 30 - Centro

Carazinho-RS | Teatro Sesc

Av. Flores da Cunha, 1224 - Centro

Ingressos antecipados pelo site: https://ecommerce.sesc-rs.com.br


Dois olhares / Foto: Juliano Pecanha


Lajeado recebe atrações internacionais na 9ª edição do Sesc Circo

Acontecendo pela primeira vez em Lajeado, no Vale do Taquari, o Sesc Circo chega a sua nona edição a partir deste sábado, dia 6, com três dias de oficinas de palhaçaria para a comunidade. A agenda de espetáculos inicia, oficialmente, na terça-feira, dia 9, seguindo até o dia 14 com uma programação de mais de 31 sessões.

O evento é o maior festival circense do Rio Grande do Sul e traz, na agenda, duas atrações internacionais. Com representantes de Argentina e Colômbia, os artistas estrangeiros se apresentam entre os dias 12 e 14 de abril na Lona Sesc Circo, instalada na Avenida Piraí.

Os ingressos para todas as atrações, incluindo as de fora do Brasil, são totalmente gratuitos e podem ser reservados no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco.

Programação completa: www.sesc-rs.com.br/sesccirco 


Centro Cultural da Ufrgs oferece oficina gratuita de forró 

Após a primeira edição, em 2023, com vagas esgotadas e muitos pedidos para uma nova aula de dança, o Centro Cultural da Ufrgs volta a oferecer a oficina de forró "Como se dança o baião". No dia 9 de abril, terça-feira, às 19h, os bailarinos Chico Cordeiro e Carol de Souza recebem o público para experimentar passos de forró e dançar o gênero musical originado no Nordeste do Brasil. Os ministrantes são ativos professores de danças a dois em Porto Alegre e têm o forró como uma de suas especialidades. 

Carol e Chico são estudantes do curso de Licenciatura em Dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Ufrgs. Integram o grupo Brincantes do Paralelo 30, projeto de Extensão da Universidade, que pesquisa temas da cultura popular.

A atividade inaugura uma série de oficinas ministradas por estudantes e professores da Universidade que serão oferecidas no Centro Cultural no decorrer de 2024. A entrada é gratuita, com contribuições espontâneas feitas diretamente aos artistas. As inscrições podem ser feitas no site ufrgs.br/difusaocultural através do preenchimento de formulário. 

O Centro Cultural da Ufrgs está localizado na rua Eng. Luiz Englert, 333, no campus central da Universidade. Acesso pelo andar térreo.


Chico Cordeiro e Carol de Souza / Foto: Bruna Fraga


Olhe Pra Cima promove walking tour gratuito sobre arte urbana

Celebrando os 252 anos de Porto Alegre, o Festival Olhe Pra Cima promove neste final de semana três edições inaugurais do walking tour do projeto, com entrada franca. O primeiro festival de muralismo e arte pública da cidade já realizou duas edições, em 2021 e 2022, e contabiliza nove obras em prédios do Centro Histórico e Cidade Baixa, somando mais de 4 mil m2 de intervenções artísticas pelo município. 

O evento ocorre nos dias 6 e 7, com vagas ainda disponíveis para a caminhada que acontece na manhã de sábado, das 9h30 às 12h. As inscrições são gratuitas através do link. 

As caminhadas, que têm em torno de 2 horas de duração, contam com um percurso de aproximadamente 5km, onde cada um dos murais contará com uma visita e com a descoberta das curiosidades por trás deles.


Olhe Pra Cima promove walking tour gratuito sobre arte urbana / Foto: vinicius Amorim


Samba do Quintana 

Neste domingo (7), Travessa Rua dos Cataventos, da Casa de Cultura Mario Quintana, vai receber o percussionista Claudio Barulho, acompanhado da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos, que anima todas as edições do Samba do Quintana.

O projeto tem curadoria da jornalista Bruna Paulin.

O evento começa às 16h. 


BPE realiza nova edição da feira literária BPE + Cultura

A Biblioteca Pública do Estado (BPE), realizará, neste sábado (6), das 12h às 18h, uma nova edição da feira literária BPE + Cultura, em frente ao prédio da Biblioteca. A edição celebra o aniversário da Biblioteca, que completa 153 anos em 14 de abril. 

O evento acontece no primeiro sábado de cada mês, desde 5 de agosto de 2023, entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, com entrada gratuita para os moradores. Em caso de chuva, o evento acontece dentro da BPE.

Programação completa neste link


Feira literária BPE + Cultura / Foto: Divulgação


Ieavi apresenta exposição itinerante Magliani - Obra Gráfica, em Santa Maria

O Instituto Estadual de Artes Visuais (Ieavi), em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc/RS), juntamente com o Museu de Arte de Santa Maria (MASM), inaugura na próxima quinta-feira (11), às 19h, a exposição itinerante “Magliani - Obra Gráfica”. A mostra conta com aproximadamente 70 gravuras e pinturas produzidas ao longo da carreira de Magliani, que já foram apresentadas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) em Pelotas e na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim em Caxias do Sul. Após passar por Santa Maria no MASM, a itinerância finalizará no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS) em Porto Alegre. 

O projeto é uma iniciativa do Núcleo Magliani, centro de referência da obra da artista fundado em 2013 por Julio Castro, responsável pela curadoria da exposição. 

Local: Museu de Arte de Santa Maria (MASM) - Avenida Presidente Vargas,1400, Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, Santa Maria - RS  
Visitação: 12 de abril a 25 de maio. De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Da noite, xilogravura - / Foto: Thales Leite


Convidados internacionais se juntam à OSPA em tarde dedicada à música francesa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realizará um encontro com três mestres da música francesa neste sábado (6), às 17h, na Sala Sinfônica da Casa da OSPA. O concerto, chamado de "Sinfonia Fantástica", será conduzido pelo maestro espanhol José María Moreno, maestro titular e diretor artístico da Filarmônica de Málaga.

O violinista francês Régis Pasquier também estará presente para a apresentação. Os ingressos podem ser adquiridos através da Sympla, com preços variando entre R$ 10 e R$ 50. O concerto será transmitido ao vivo no canal do YouTube da OSPA, assim como a palestra do Notas de Concerto, que acontecerá antes do início da música, às 16h, na Sala de Recitais, com apresentação de Francisco Marshall.


OSPA Rachmaninoff / Foto: Vitória Proença - Divulgação OSPA


Lilian Maus inaugura exposição individual na Ocre Galeria

A exposição Miragens – Onde Dormem os Sonhos, da artista Lilian Maus, abre nesta quinta-feira (4), das 18h às 21h, na Ocre Galeria (R. Demétrio Ribeiro, 535). Ela reúne 31 trabalhos inéditos desenvolvidos nos últimos três anos, cruzando elementos e fábulas da região com outras referências da artista ligadas ao seu percurso poético. A mostra pode ser apreciada até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h30, com entrada franca.

No dia 20 de abril, às 11h, está prevista a Conversa com o Artista, sob a mediação da crítica e pesquisadora Gabriela Motta.


Lilian Maus / Foto: Danielle Goularte Scaled


Cravo & Rosa Canta Porto Alegre na BPE em homenagem à cidade

Para celebrar o aniversário de 252 anos da capital dos gaúchos, a Biblioteca Pública do Estado (BPE) apresenta o projeto Cravo & Rosa Canta Porto Alegre, em homenagem à cidade. A entrada é gratuita. O evento acontecerá nesta quinta-feira (4), às 19h, no Salão Mourisco da BPE, com o lançamento do videoclipe da música Porto dos Casais, de Jaime Lubianca. O show contará com a participação especial do cantor Zamba e da percussionista Naná Senna. 


Edição: Katia Marko