Ceará

Notícia Popular

Notícia Popular | Estão abertas as inscrições para o programa Defensoras Populares da DPCE

O programa é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade e lideranças comunitárias

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
As inscrições seguem abertas até o dia 26 de março. - Foto: DPCE

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou a entrega de novos equipamentos de cozinha para vinte e duas cozinhas solidárias do Programa Ceará Sem Fome. A ação aconteceu no dia 28 de fevereiro. Os itens entregues contam com congeladores, liquidificadores, fogões industriais, refrigeradores, frigideiras, panelas, entre outros utensílios. As unidades selecionadas para receberem o primeiro lote com os itens são responsáveis pela produção de centenas de refeições diárias para cearenses em situação de vulnerabilidade social nos bairros Jardim Guanabara, Barra do Ceará e Vila Velha, em Fortaleza. Esse foi o primeiro lote de equipamentos entregue, mas ao todo, onze lotes serão entregues pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o intuito de estruturar 290 cozinhas comunitárias na capital cearense e ajudar na produção diária de refeições nesses locais. 
 
Estão abertas as inscrições para seleção da primeira turma do curso de Defensoras Populares, programa da Defensoria Pública do Ceará, Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Acesso à Justiça e Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). O projeto é voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade e lideranças comunitárias, tais como: negras, indígenas, quilombolas, vítimas de violência doméstica, vivendo em situação de rua, mães solo, chefe de família, mulheres com deficiência (ou mãe ou cônjuge de pessoa com deficiência), trans, lésbicas e estudantes, dentre outras. As mulheres serão formadas para disseminarem conteúdos, tirarem dúvidas sobre direitos e implementarem projetos de intervenções nas comunidades nas quais moram. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de março. Confira o edital aqui.
 
O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, da Escola Superior do Ministério Público, do núcleo estadual de Gênero Pró-Mulher e do núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência e da Ouvidoria Geral, irá promover, no Dia Internacional de Luta da Mulher, dia 8 de março, o evento “Rede de apoio e o acolhimento do MP às mulheres vítimas de violência”. O encontro acontecerá em Fortaleza e em Sobral. Na capital cearense, a ação acontece das 14h às 16h, no Plenário dos Órgãos Colegiados. Já em Sobral, o encontro será realizado das 8h às 11h, na Sede das Promotorias de Justiça de Sobral. O evento ocorre de forma presencial, sendo necessária a inscrição na plataforma de cursos do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional em: www.cursos.mpce.mp.br

Cultura
 
A cidade de Itapipoca se prepara para receber a primeira sala pública multiuso de cinema da região, que será inaugurada no dia 08 de março. E para preparar o público para este novo espaço, será realizada até o dia 7 de março, a Mostra Itinerante Cine+, com exibição de filmes de longa, média e curta metragem, todos produções do cinema cearense. Em seguida, após a inauguração, o projeto realizará, de 09 a 16 de março, na sala Cine +, a Mostra Cine+: 100 anos de cinema cearense. Toda a programação tem acesso gratuito e é uma iniciativa da Enel Brasil, do Governo do Estado do Ceará, da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Prefeitura de Itapipoca, e conta com o apoio institucional da Secult Ceará. A programação completa pode ser conferida no site: www.cinemais.art.br. Ou nas redes sociais: @redecinemais.
 
Em março, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, vai promover duas ações itinerantes, especialmente voltadas para crianças. Uma delas é a exibição de filmes no Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte, o CCBNB Cariri, e de Sousa, na Paraíba, o CCBNB Sousa. No CCBNB Sousa a mostra itinerante será realizada no dia 05 de março, e no CCBNB Cariri a sessão de cinema acontecerá no dia 16. A outra ação é a realização de oficinas de cinema de animação, duas delas na capital cearense, em parceria com a Cegás, e outras duas em São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do estado, em parceria com o Complexo do Pecém. Em São Gonçalo do Amarante, as atividades serão realizadas entre os dias 12 e 15 de março, e em Fortaleza, de 20 a 22. No total, cerca de 80 crianças, a partir de 12 anos, terão a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem. Mais informações no site do Cine Ceará em: www.cineceara.com. Ou nos perfis das redes sociais. Instagram: @cineceara e Facebook: Festival Cine Ceará.

A Secretaria da Cultura do Ceará está com inscrições abertas para a realização do V Seminário de Formação, Avaliação e Planejamento do Ciclo Ceará da Paixão 2024. O edital vai selecionar uma organização da sociedade civil, que ficará responsável pela produção do seminário. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até o dia 3 de março em formato virtual por meio do Mapa Cultural. Poderão se inscrever as organizações da sociedade civil voltadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais sem fins lucrativos, com no mínimo dois anos de registro e experiência prévia comprovada. 
  
Esporte

O Fortaleza Esporte Clube divulgou a datas e horários de seletivas para as categorias de base do primeiro semestre de 2024. Com testes disponíveis para as categorias Sub-11 até o Sub-15, o primeiro teste será realizado no dia 11 de março, com 100 vagas disponíveis. Próximo às datas será divulgado, nas redes sociais do Fortaleza, o link para o atleta ou responsável fazer a inscrição. Para as seletivas, o atleta terá que apresentar um eletrocardiograma com laudo, atestado médico, comprovante de vacinação e rg. Os documentos devem ser apresentados no dia da seletiva.
 
De Vera

E no De Vera dessa semana, o Brasil de Fato recebeu Patrícia Amorim, mestra em sociologia pela UECE, assessora da Cáritas Regional Ceará, assessora e coordenadora da equipe de campanhas da CNBB Regional Nordeste 1 e assistente social para falar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, que é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB e que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”.

Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia