Ceará

Notícia Popular

Notícia Popular | Fortaleza sedia Congresso Nacional para debater rumos da educação pública

O evento acontece no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC) com a participação de quase 700 professores.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O evento tem como tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”. - Foto: Camila Domingues / Palácio Piratini / Agência Senado

Abrimos mais uma semana com mais uma edição do Notícia Popular, o programa de rádio do Brasil de Fato. Confira os destaques.

Desde o início deste mês, os times de futebol dos Assentamentos e Acampamentos do MST têm estado em plena atividade, preparando-se para a aguardada Copa e Feira da Reforma Agrária. Com início marcado para o dia 16 de março, no estádio municipal Juvenal Melo, em Crateús, a competição promete reunir mais de 3.300 atletas, tanto na categoria masculina quanto na feminina, representando times de todas as regiões do estado do Ceará. A Copa e Feira da Reforma Agrária é uma realização do Governo do Ceará, através da Secretaria de Esporte, sendo executada pela Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (ACACE), com o apoio do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST).

De 26 de fevereiro a 1º de março, Fortaleza sediará o 42º congresso do Andes-Sindicato Nacional, que reunirá quase 700 professores de diferentes estados do país para debater os rumos da educação pública e do movimento sindical docente. O evento acontece no Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o tema “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.  O congresso é o mais importante espaço de debate e deliberação do Sindicato Nacional de Docentes. As discussões são guiadas por um caderno de textos com teses sobre quatro temas centrais a serem debatidos em grupos mistos e plenárias, são eles: conjuntura e movimento docente; plano de lutas dos setores; plano geral de lutas; e questões organizativas e financeiras.

A consulta pública do Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará está disponível até 26 de fevereiro e nela, a sociedade civil aponta quais devem ser as prioridades sociais, políticas e financeiras da DPCE. As sugestões são feitas exclusivamente por formulário on-line, disponibilizado no site oficial da instituição em: www.defensoria.ce.def.br, bem como em seus perfis nas redes sociais. Qualquer pessoa pode contribuir com a consulta pública, sendo possível fazer até três sugestões por cada formulário preenchido. O formulário lista 15 áreas. são elas: defensoria pública, população LGBTQIAPN+, crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, políticas sobre drogas, juventude, pessoa idosa, sistema carcerário, igualdade racial, gênero e direito das mulheres, pessoas em situação de rua, comunidades e povos tradicionais, direitos humanos e projeto Defensoria em Movimento, mas é possível criar outros campos, caso a proposta não se encaixe em nenhum dos apresentados.

Cultura

As exposições Encantarias Cariri, de Samuel Macedo; Encarnado, de Efrain Almeida e Terra em Transe, no Centro Cultural do Cariri tem entrada gratuita e apresentam temas que mergulham na natureza, personagens e tradições do país. Em suas últimas semanas de visitação, trazem programação com ciclos formativos envolvendo oficinas, debates e exibições. Com entrada gratuita e aberta ao público, as galerias abrem para visitação às quintas e sextas, das 15h às 18h30. E aos sábados e domingos, das 9h às 19h30. 

Em março, o Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, vai promover duas ações itinerantes, especialmente voltadas para crianças. Uma delas é a exibição de filmes no Centro Cultural Banco do Nordeste de Juazeiro do Norte, o CCBNB Cariri, e de Sousa, na Paraíba, o CCBNB Sousa. No CCBNB Sousa a mostra itinerante será realizada no dia 05 de março, e no CCBNB Cariri a sessão de cinema acontecerá no dia 16. A outra ação é a realização de oficinas de cinema de animação, duas delas na capital cearense, em parceria com a Cegás, e outras duas em São Gonçalo do Amarante, no litoral oeste do estado, em parceria com o Complexo do Pecém. Em São Gonçalo do Amarante, as atividades serão realizadas entre os dias 12 e 15 de março, e em Fortaleza, de 20 a 22. No total, cerca de 80 crianças, a partir de 12 anos, terão a oportunidade de conhecer como se faz um filme de animação e produzir o próprio curta-metragem. Mais informações no site do Cine Ceará em: www.cineceara.com. Ou nos perfis das redes sociais. Instagram: @cineceara e Facebook: Festival Cine Ceará.

A Secretaria da Cultura do Ceará está com inscrições abertas para a realização do V Seminário de Formação, Avaliação e Planejamento do Ciclo Ceará da Paixão 2024. O edital vai selecionar uma organização da sociedade civil, que ficará responsável pela produção do seminário. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até o dia 3 de março em formato virtual por meio do Mapa Cultural. Poderão se inscrever as organizações da sociedade civil voltadas para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais sem fins lucrativos, com no mínimo dois anos de registro e experiência prévia comprovada. 

Esportes

Janaína é uma talentosa lateral esquerda de 27 anos que chega para reforçar a equipe feminina de futebol do Fortaleza na temporada 2024. Natural de Ipatinga, Minas Gerais, seu caminho no futebol começou no Ipatinga FC, seu clube local. Em 2019, fez história ao integrar o primeiro elenco profissional feminino do Cruzeiro.

Depois de uma sequência de três jogos em menos de sete dias, o elenco do Ceará teve dois dias de descanso, ao fim do Clássico-rei. A reapresentação do elenco aconteceu no dia 20. O próximo confronto do alvinegro será contra o ABC, no dia 28, às 21h30, na Arena Castelão, pela quarta rodada da Copa do Nordeste.

De Vera

e no De Vera dessa semana o brasil de fato reprisou a entrevista com Maria de Jesus, dirigente estadual do MST Ceará, pelo setor de educação, sobre os desafios e conquistas das escolas do campo.

Você pode conferir nossas entrevistas no Spotify ou no nosso perfil no Anchor.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia