Paraná

Carnaval

Escolas de Samba de Curitiba levarão para avenida pautas sobre valorização da arte e cultura

A programação dos Desfiles de carnaval começa no próximo dia 10, na Rua Marechal Deodoro

Curitiba |
Ensaio da Escola de Samba Acadêmicos da Realeza, na Sociedade Morguenau. - Divulgação

Depois de um intenso pré-carnaval na cidade, que já chegou a ganhar fama de não gostar de carnaval, Curitiba promete mais festa, agito e samba no pé na Marechal Deodoro, avenida oficial dos desfiles das Escolas de Samba no carnaval da capital do Paraná.

A programação do Carnaval, organizada pela prefeitura de Curitiba, começará com o desfile do grupo especial marcado para o sábado (10/2) e os desfiles do grupo de acesso acontecem no domingo (11/2).

O Brasil de Fato Paraná conversou com representantes de diferentes escolas de samba que irão participar do desfile para saber do que o Carnaval de Curitiba vai falar. Diferente de 2023, quando os temas estavam mais voltados para crítica política, neste ano, as escolas cantarão sobre arte, cultura, representatividade, fatos históricos do país e, principalmente, do carnaval.

Curitiba tem Carnaval

Segundo Ricardo Garanhani, carnavalesco da Mocidade Azul, campeã de 2023, a tradição da escola foi sempre a de falar de Curitiba e sua cultura. Para desmistificar de uma vez por todas que a capital paranaense não tem tradição de carnaval, a escola, em 2024, conta a história deste carnaval curitibano com o tema “Da Vila Tassi ao Fazendinha”.

“Se a gente não conta a nossa história, quem conta? E a gente acredita que fazer carnaval é acima de tudo fazer cultura, então a partir disso a gente pegou aquele falso clichê de que Curitiba não tem carnaval que chega a ser um desrespeito com as pessoas que fazem o carnaval aqui em Curitiba. Ele existe sim e tem uma história bonita e, então, a partir desse clichê, a gente resolveu brincar com essa história e provar que carnaval existe e ao mesmo tempo homenagear essas pessoas que fizeram o carnaval de Curitiba, mesmo com todo esse desrespeito, com todas essas brincadeiras, seguiram firmes e resistentes nessa festa que é uma festa popular,” explica.


Escola de Samba Mocidade Azul / Divulgação

Zumbi dos Palmares

Já a Acadêmicos da Realeza falará em seu samba enredo sobre a importância da história de Zumbi dos Palmares. “A gente fala sobre essa história no passado e sobre o hoje, sua representatividade e a influência na arte, cultura e no samba. Também falamos sobre a mulher negra com relação à Dandara e aqui também falamos sobre a escravidão”, cita Alex de Souza, compositor responsável pelo samba enredo da escola.

Histórias do Café

O carnaval de Curitiba também terá na avenida a história do café e sua impactante chegada no solo brasileiro. A Enamorados do Samba traz o samba enredo “Café: rotas de ricas histórias, cultura e desenvolvimento”.

“Em um mergulho profundo, vamos explorar na música e no desfile a trajetória dessa bebida que se tornou parte do cotidiano do brasileiro. O cultivo do café trouxe riqueza para o Brasil, mas essa prosperidade foi construída sobre os ombros dos que foram subjugados pela escravidão. Então, levaremos todos os lados desta história”, explica

Jotta Matriz, responsável pela comunicação da Escola. O samba enredo de 2024 foi assinado por um coletivo de carnavalescos.


Escola de Samba Enamorados do Samba / Divulgação

Waldir Azevedo, o choro e o cavaquinho

A Escola de Samba Leões da Mocidade traz a comemoração pelo Centenário de Valdir Azevedo, que foi músico e compositor brasileiro, mestre do cavaquinho e autor dos choros "Brasileirinho", "Delicado" e "Pedacinhos do Céu."

O presidente da Escola, Wilson Paulino, diz que este tema tem muito a ver com a importância de se valorizar os artistas brasileiros. “Ele, além de compositor destas memoráveis obras, foi também responsável em dar protagonismo ao instrumento cavaquinho, levando para os palcos e rodas de música. Antes dele, era um instrumento que complementava as obras,” explica. Os foliões poderão assistir na avenida a toda a história do choro começando no Rio de Janeiro com parcerias de Villa-Lobos, Pixinguinha e outros nomes.

A História do Carnaval 

E, ainda, a campeã do Grupo de Acesso, em 2023, a Escola de Samba Deixa Falar, contará a história do carnaval no Brasil com o tema “Desde que o samba é samba, é assim." Marcelo Nunes, diretor da escola, explica que o tema é uma continuação do ano passado. "Sobre o tema que a Deixe Falar escolheu para o Carnaval de 2024, ele é uma continuação do nosso enredo do Carnaval de 2023. No Carnaval de 2023 nós falamos sobre a história do samba até o surgimento da primeira escola de samba no Rio de Janeiro. Após isso, agora para 2024, a gente vai falar do sonho do Seu Ismael Silva, que foi o fundador da primeira escola de samba do Brasil, a Deixe Falar, que hoje se chama Estácio de Sá. E, mostrando que o sonho dele de fazer um samba para samba, que era o samba enredo, que era falar das escolas de samba, criar as escolas de samba, se tornou realidade," diz Marcelo. 

Já a Embaixadores da Alegria, que completa 76 anos na avenida, vem com samba enredo “Segunda abolição inexistente, o sangue é vermelho para todos” para falar sobre a luta do povo negro.

“Zé Pilintra”, uma das entidades representativas do culto afro brasileiro, será o homenageado no samba da Imperatriz da Liberdade. E, por fim, a Escola de Samba “Os Internautas”, traz o samba enredo “Arriba México, foi sem querer querendo”, falando sobre a cultura mexicana.


Escola de Samba Leões da Mocidade / Divulgação

 

Confira a programação dos desfiles das Escolas de Samba de Curitiba na Rua Marechal Deodoro

Dia 10 de fevereiro

Grupo Especial

20h – Deixa Falar

21h – Imperatriz da Liberdade

22h20 – Enamorados do Samba

23h30 – Acadêmicos da Realeza

00h40 – Mocidade Azul

 

Dia 11 de fevereiro

Grupo Acesso

22h20 – Embaixadores da Alegria

23h10 – Leões da Mocidade

00h00 – Os internautas

Edição: Pedro Carrano