Ceará

MULHERES ARTESÃS

Artesanato em Rede lança coleção feita por mulheres da Comunidade da Graviola, em Fortaleza

A coleção é produto do ciclo formativo construído por workshops, oficinas, consultorias e criação de coleção de moda

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
As marés de janeiro trazem para a população a coleção de moda Artesanato em Rede – MULHERES DO MAR - Divulgação

Construída pelas mãos de mulheres artesãs da Comunidade da Graviola, em Fortaleza, será lançado na próxima segunda-feira (22), através das redes sociais da Rede Cria, a coleção de moda “Mulheres do Mar”, realizada através do Projeto Artesanato em Rede. Com criação da designer de moda, Joana Gurgel e desenhos inéditos da artista visual, MDiasPreto, a coleção “Mulheres do Mar” valoriza as cores, formas e belezas que podem ser apreciadas enquanto caminhamos pela Praia de Iracema.

O projeto responsável pela construção e suporte da coleção tem beneficiado 15 mulheres artesãs moradoras da Graviola e do entorno da Praia de Iracema, e tem como objetivo através do lançamento social, inovador e sustentável, difundir a produção autoral e local das mulheres. Além disso, o projeto busca também fomentar o empreendedorismo feminino, reduzir as desigualdades de gênero e contribuir para a inserção produtiva de artesãs na indústria criativa do município, proporcionando a promoção da cidadania, a geração de trabalho e renda e a valorização do patrimônio cultural cearense. 


Hoje, o projeto conta com cerca de 20 artesãs da Comunidade da Graviola / Sal Filmes

Com 57 anos de idade, Jaqueline Lima é uma das artesãs beneficiadas e envolvida no projeto que deu vida à coleção. A trajetória enquanto artesã, no entanto, não é recente. Aos nove anos de idade, Jaqueline conta que começou a aprender com seus avós e suas tias os primeiros passos do crochê, uma vez que sua família possuía uma fábrica de redes, o que facilitou o seu aprendizado a partir de uma rotina constante de acompanhamento da produção. “Comecei a ver elas fazendo crochê e fui aprendendo sem ninguém me ensinar. Daí, conheci esse projeto Artesanato em Rede na pandemia e como já sabia fazer crochê decidi fazer parte desse grupo. Foi através do projeto que aperfeiçoei o meu trabalho e é o que tem me mantido, até uma renda extra a mais para mim”, afirma.

As expectativas da artesã para o lançamento da coleção são positivas, ela ressalta que as cores esse ano estão uma maravilha e revela a ansiedade que tem mantido para que chegue logo o tão aguardado dia de lançamento da coleção, para que possa mostrar a todos um pouco mais do trabalho desenvolvido pelas artesãs da comunidade. 

Segundo Jaqueline, as peças que estarão disponíveis para toda a população nos próximos dias são o resultado de um intenso trabalho formativo, através de oficinas, workshops, consultorias e criação de coleção de moda. As primeiras oficinas realizadas para construir a nova coleção de roupas tiveram início em setembro do ano passado, onde foram realizadas oficinas de precificação, de design de moda, entre outras, com o objetivo de escolher as cores e a peça que cada artesã ficaria responsável pela confecção.


O Projeto promove o incremento da economia criativa, suscitando temas ligados à inovação, sustentabilidade e memória / Sal Filmes

A coordenadora do projeto, Vivi Façanha, celebra o lançamento e afirma que a coleção “Mulheres do Mar” é um trabalho feito por muitas mãos. “Ela foi inspirada na relação de afeto das artesãs com o mar, na força do feminino e do coletivo. As peças produzidas em crochê e macramê carregam em cada trama as memórias, afetos e sonhos das artesãs”. Vivi ressalta ainda que a Rede Cria tem atuado como uma incubadora criativa, colaborando para a promoção do conhecimento compartilhado, gerando oportunidades de parcerias e fomentando a potência criativa das artesãs do coletivo.

Ficou interessado e quer adquirir alguma das peças da coleção? Basta se dirigir a uma das lojas abaixo a partir da data estabelecida pela organização da coleção:

A partir do dia 23 de janeiro as peças estarão disponíveis para comercialização nas lojas:

- Colabora: Avenida Monsenhor Tabosa, n 604, Praia de Iracema;

- BabaLab: Vila Morena, Rua dos Tremembés, nº 100,  Praia de Iracema.

É importante destacar que o valor resultante da comercialização será destinado totalmente para as mulheres que compõem o coletivo da Comunidade da Graviola. O projeto Artesanato em Rede é realizado pela Rede Cria com o patrocínio da FARM e do Instituto Precisa Ser, através do edital RE-FARM Cria, e Chancela Fortaleza Cidade Criativa e Unesco.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia