Ceará

#JULIETAPRESENTE

Em homenagem a Julieta Hernández, municípios do Ceará realizam bicicletada nesta sexta (12)

Palhaça Jujuba, como era conhecida, era migrante nômade, bonequeira, palhaça e viajante de bicicleta por todo o país.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Bicicletada homenageia artista venezuelana morta no Amazonas, Julieta Hernández - Divulgação/Redes Sociais

Acontece hoje em mais de 120 cidades ao redor do mundo, a “Bicicletada Julieta Presente!”, em homenagem à viajante de bicicleta, palhaça e bonequeira, Julieta Hernández. De nacionalidade Venezuelana, Julieta ou Jujuba - como era conhecida por onde viajava - chegou em solo brasileiro em 2016, e desde então, viajava todo o Brasil montada em sua bicicleta, passando por diversas cidades e estados, e levando alegria por cada lugar que se instalava.

A alegria da palhaça, no entanto, não poderá mais ser assistida nas ruas ou teatros por onde se apresentava. Desaparecida desde 23 de dezembro, a artista de 38 anos de idade foi encontrada sem vida em 5 de janeiro, na cidade de Presidente Figueiredo, no estado do Amazonas. O último sinal feito pela artista aos amigos e companheiros da rede “Pé Vêrmei”, coletivo de cicloviajantes, foi em 23 de dezembro, quando já estava retornando para o colo de sua mãe, na Venezuela, após anos de pedal em nosso país.

De acordo com investigações da Polícia Civil do Amazonas, Julieta estava hospedada em uma pousada quando foi roubada, estuprada e morta pelo casal dono da pousada.

Bicicletada Julieta Presente!

Para celebrar a vida de Julieta e todo o amor que ela carregava em cada quilômetro pedalado, e também como forma de pedir justiça pelo crime, diversos coletivos de palhaças, mulheres, artistas e ciclistas se organizam em todo o mundo para realizarem hoje, 12 de janeiro - dia em que o corpo da artista será sepultado em seu país - a “Bicicletada Julieta Presente!”. 

Aqui no Ceará, as cidades de Fortaleza, Maracanaú, Jericoacoara e Juazeiro do Norte realizarão a bicicletada que deve reunir coletivos de artistas, ciclistas, organizações políticas, movimentos sociais e populares.

- Juazeiro do Norte: 15h | Praça da Prefeitura

- Jericoacoara: 16h | Praça Principal

- Maracanaú: 18h | Sede do Grupo Garajal 

Em Fortaleza, a bicicletada tem concentração às 16h na Praça do Ferreira, e segue sentido à Praça da Gentilândia, no bairro do Benfica, encerrando com o Sarau “Soy Libre Como El Viento”, às 18h.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia