Bahia

Formação

Assentamento Terra Vista, em Arataca (BA), promove curso Construtores e Defensores de Territórios

Inscrições estão abertas até o dia 20 de dezembro; cursos devem iniciar em janeiro de 2024

Salvador |
Curso de Construtores e Defensores de Territórios deve ser iniciado em janeiro de 2024 - Divulgação

O Assentamento Terra Vista, em Arataca no sul do estado, está com inscrições abertas para o curso de Construtores e Defensores do Território. A formação será realizada na modalidade da alternância durante os anos de 2024 e 2025.

O Terra Vista tem mais de 30 anos de história e um longo histórico de fortalecimento dos territórios e no desenvolvimento da agroecologia. “Ao longo de três décadas de história, o assentamento Terra Vista consolidou uma perspectiva de Bem Viver unindo o processo produtivo na terra com a compreensão do cuidado com a natureza, através da agroecologia, mostrando que é possível conceber um outro mundo, livre do agronegócio”, afirma Solange Brito, agricultora no assentamento.

Ela explica que o curso oferece formação tanto teórica quanto prática. “Os cursos de Construtores e Defensores do Território têm como horizonte aprimorar a formação teórica e prática no campo da agroecologia e suas dimensões territoriais, políticas, sociais, culturais, pedagógicas, comunicacionais, espirituais, antropológicas e científicas em diálogo com mestres e mestres dos conhecimentos tradicionais”, explica.

As formações oferecidas serão: meio ambiente, com ênfase em agrofloresta; edificações com ênfase em bioconstrução; agente de saúde comunitária integrativa, com ênfase em fitoterápicos; agroindústria, do solo ao chocolate; música e instrumentos musicais com ênfase em luteria; gastronomia, alimentação do bioma da mata Atlântica e da cabruca; e computação gráfica, comunicadores populares com a atuação nos territórios digitais.

Os cursos irão acontecer na modalidade alternância, ou seja, haverá um tempo escola em que estudantes se encontram no Assentamento, em Arataca, e um tempo comunidade, em que estudantes deverão desenvolver os conhecimentos e saberes nas suas comunidades. O tempo escola irá durar dois meses, período de imersão no assentamento. Para isso, estudantes terão acesso aos alojamentos e área de camping do Terra Vista, bem como alimentação fornecida pelo território.

Os dez meses seguintes serão o período de levar os conhecimentos para os territórios de origem e desenvolver com as comunidades tudo o que foi aprendido no tempo escola. Para estudantes desterritorializados, haverá também a possibilidade de realizar o tempo comunidade no próprio assentamento ou em outros territórios.

As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de dezembro através de formulário online.

Edição: Alfredo Portugal