Coluna

Sem fumaça na Esplanada

Imagem de perfil do Colunistaesd
O presidente Lula, acompanhado dos comandantes das forças militares, participa do Desfile de 7 De Setembro no Eixo Monumental em Brasília - Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
O novo clima de um 7 de setembro sem fumacê de tanques na Esplanada afeta também os militares

Olá!
Dessa vez o assunto do 7 de setembro deixou de ser o golpe e passou a ser a economia, a política social e o centrão. De resto, é aguardar com expectativa a delação de Mauro Cid.

.Entenda a odisseia de Julian Assange, o jornalista mais perseguido do mundo. Carol Proner e Helena Pontes escrevem sobre a luta do jornalista por sua liberdade e pela liberdade de expressão em todo o mundo. No Brasil de Fato.

.“Quero meter [dinheiro] é no agropó”. A Piauí revela o esquema criminoso que reúne agronegócio, garimpo e tráfico.

.A Uber contra uma startup carioca. A perseguição da Uber ao aplicativo brasileiro que ajuda os motoristas a decidirem sobre as corridas.

.Bilionários são o verdadeiro risco existencial. Na Jacobin, somente o fim dos bilionários pode impedir a extinção de toda espécie humana.

.Conheça os negócios bilionários dos irmãos donos da 123milhas. Na Folha, os negócios milionários de uma família do agronegócio que lesaram milhares de brasileiros.

.“O Brasil hoje é a periferia da Amazônia”. Na revista Gama, a jornalista Eliane Brum fala sobre o território amazônico e os dilemas da luta anticapitalista contra o aquecimento global.

.Paulo Freire: como educador vira pivô de disputa com queima de livros didáticos no México. Na BBC, como a direita mexicana foi às ruas queimar livros didáticos por citar o pedagogo brasileiro.

.O golpe contra o Terceiro Mundo: Chile, 1973. Nos 50 anos do golpe militar contra o Chile, o Instituto Tricontinental reconta a experiência do governo Allende e porquê sua derrota impactou todo o Terceiro Mundo.
 

*Ponto é editado por Lauro Allan Almeida Duvoisin e Miguel Enrique Stédile.

** Este é um texto de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Geisa Marques