Distrito Federal

Agenda Cultural

Confira a programação cultural deste final de semana em Brasília

Favela Sounds, maior festival de cultura periférica do Brasil tem shows nesta sexta (1) e sábado (2)

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Tasha & Tracie comandam a primeira noite do BAILE do Favela Sounds, nesta sexta-feira (1) - Divulgação

Com o tema “As muitas formas de narrar”, Favela Sounds, o maior festival de cultura periférica do Brasil está acontecendo em Brasília. Durante este final de semana, acontece a etapa mais conhecida do encontro: o Baile. Na área externa do Museu Nacional da República, artistas consagradas como Tasha&Tracie, MC Luanna, Clara Lima e Slipmami comandam a festa, totalmente gratuita. 

O evento conclama jovens de periferias de todo o Distrito Federal para ocupar o centro e projetar suas identidades e expressões. Desde o dia 28 de agosto até este sábado (2), a programação de shows, oficinas e debates ocupa mais uma vez o Museu Nacional e diversas Regiões Administrativas do DF com atividades gratuitas pensadas para estimular a inclusão produtiva da juventude da favela e provocar encontros entre diferentes gerações e regiões periféricas do Brasil.

Haverá transmissão ao vivo dos shows e entrevistas com os artistas, comandadas pelo apresentador Alberto Pereira Jr., através do YouTube do Favela Sounds. Além disso, ônibus gratuitos sairão de 10 bairros periféricos do Distrito Federal rumo ao Baile no Eixo Monumental. 


A mineira Clara Lima é uma das atrações do BAILE do Favela Sounds / Divulgação

Em 2023 Favela Sounds se volta a pensar os caminhos das narrativas periféricas, tendo como tema "As muitas formas de narrar". Além da programação musical, o evento se une a roteiristas, atores, diretores, escritores, poetas, rimadores e outros profissionais que se valem da palavra como ferramenta da transformação para apresentar atividades formativas.

Do rap e trap, as irmãs Tasha & Tracie puxam um lineup com apostas de futuro da cena pop brasileira, tais como MC Luanna, Clara Lima, Slipmami, Hate RCT e Margaridas. No funk, duas gerações do gênero se encontram no palco: a veterana Deize Tigrona e Lia Clark, que leva o estilo para o universo pop / queer. Também marcam presença os DJs Mu540 (leia-se Muzão), Eva do Santo Amaro, Barbie Plus Size e Anderson do Paraíso, quatro representantes do funk e suas vertentes. O afrobeat estará nos sets das/os DJs V4ne MRQS (leia-se Vane Marques), UMiranda, Ketlen e Cxxju, e nos acordes da banda canadense TRP.P, que marca presença em Brasília pela segunda vez. O samba traz um de seus grandes representantes, Toninho Geraes, para participação em show da banda Filhos de Dona Maria, em uma homenagem à tradição do estilo no Distrito Federal.

Confira a programação completa no site do Festival.

Edição brasiliense do Expo Favela no SESI Lab

O museu interativo SESI Lab recebe o projeto inovador da Expo Favela Brasília, nos dias 2 e 3 de setembro, e será palco de conexões entre a periferia e tendências de inovação no mercado nacional e internacional.  O evento gratuito oferece ampla estrutura, painéis, atividades literárias, shows, exposições, rodadas de negócios e pitches de startups.

O mesmo ingresso emitido dará direito a conhecer as galerias interativas e visitar a exposição “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado. 

Com o propósito de impulsionar o empreendedorismo e estabelecer conexões entre a favela e o asfalto, Favela Holding, Projeto S.A e Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF) uniram-se para realizar uma ampla feira cuja programação reúne 50 expositores em rodadas de negócios e pitchings, além de oito painéis de debates, apresentações musicais, DJs, atividades literárias, área gastronômica, exposição fotográfica   e feira de marcas locais para o público em geral.


Edição brasiliense do Expo Favela acontece neste final de semana no SESI Lab / Divulgação

São muitas as personalidades de peso que participam dessa edição da Expo Favela no Distrito Federal. Entre os destaques estão Preto Zezé, presidente global da Cufa; Elaine Caccavo, CEO da Infavela; Kalyne Lima, presidente nacional da Cufa; Bell Lins, cantora, finalista da última edição do The Voice Brasil; Stéffanie Oliveira, presidenta do Instituto Rosa dos Ventos de Arte; MV Bill, um dos maiores nomes do rap brasileiro, Raull Santiago, comunicador popular, ativista e CEO da Brecha Hub e Cristiane Sobral, escritora, atriz e professora de teatro.

“Fortalecer as quebradas, gerando oportunidades a profissionais da periferia é um dos principais motes deste amplo projeto idealizado pelo fundador da Central Única das Favelas, Celso Athayde. Com esse foco, a Expo Favela visibiliza empreendimentos de regiões menos favorecidas, a partir de um encontro com investidores que possam acelerar e apoiar o desenvolvimento de negócios”, explica Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF.

Confira a programação completa no site.

Serviço: Expo Favela Brasília

Data: 2 e 3 de setembro 

Programação: das 13h às 22h.

Funcionamento SESI Lab: das 10h às 19h. 

Local: SESI Lab - Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia — Setor Cultural Sul - Brasília, DF, 70070-150.

Site: http://df.expofavela.com.br/.

Ingressos gratuitos: retirada pelo site do SESI Lab ou na bilheteria física. 

Eixão da Diversidade 

Corpas Coletiva convida para o Eixão da Diversidade, neste domingo (3), das 9h às 16h, na  altura da 207/208 Norte no Eixão do Lazer. “Vamos deixar o Eixão do Lazer mais colorido, alegre e cheio de amor. Estaremos juntes promovendo a arte, cultura e a economia criativa da Comunidade LGBTQIAPN+”. 

O evento é gratuito e será repleto de arte, música, economia criativa e roda de conversa. 

Além das drag queens Peróla Negra, Elloá Negrinny, Larissa West e Victor Baliane, haverá shows com Hot Vanilla, Luwi Bloom, Blake Damon e DJS Aress, D-DAY, Scylla e Cota. 

A deputada Erika Kokay (PT), Ludmylla Santiago, Ruth Venceremos e Paulo Petrot guiarão uma roda de conversa sobre Ocupação e Direito à Cidade. “Juntes com os nossos convidados, vamos discutir e buscar soluções para construir um espaço urbano mais justo e inclusivo”, convida a organização.

Confira a programação completa aqui.

Exposição Iabás

Está aberta, até o dia 21 de setembro, na Galeria Risofloras, a exposição “Iabás” de Jusianne Castilho. As visitas, gratuitas, podem ser feitas das 14h às 18h, de segunda a sexta. A galeria é localizada no Jovem de Expressão, na Praça do Cidadão, em Ceilândia.

Iabás é composta por dez telas em aquarela, inspiradas em orixás femininos cultuados em religiões de matriz africana, representando as potencialidades e as individualidades das mulheres negras.


Exposição Iabás está aberta, até o dia 21 de setembro, na Galeria Risofloras, / Divulgação/Instagram

Nas telas estão representadas Iemanjá, Oxum, Nanã, Iansã, Obá e Ewá, orixás muito conhecidas no Brasil.

Jusianne Castilho é artista moradora de Ceilândia que em 2021 recebeu a premiação para artistas negras do Distrito Federal e em 2023 pintou os carros alegóricos da escola tetra campeã de carnaval, a Acadêmicos da Asa Norte.

Fronteira Festival 

A quinta edição do Festival Internacional de Cinema Documentário e Experimental apresenta quatro estreias mundiais. Nesta sexta-feira (1/9) haverá a primeira delas, o brasileiro “Rapacidade”, de Julia De Simone e Ricardo Pretti, que será exibido às 19 horas. A programação da sexta-feira será encerrada, às 21 horas, com uma produção do Distrito Federal, “Lubrina”, de Leonardo Hecht e Vinicius Fernandes. Este é  o único filme do DF que integra o programa da principal mostra do evento, Cineastas na Fronteira, que vai exibir, no total, 40 filmes, entre curtas, médias e longas. O Fronteira Festival acontece desde terça-feira no Cine Brasília e segue até o domingo (3/9). Todas as sessões têm entrada franca. 


Rapacidade, de Julia De Simone e Ricardo Pretti, / Divulgação

“Rapacidade” foi feito ao longo de dez anos na zona portuária do Rio de Janeiro. “Este documentário experimental sobre o território em torno do Cais do Valongo no Rio de Janeiro escancara a ficção hegemônica capitalista na cidade maravilhosa - a cari-oca (casa de branco)", elabora Marcela Borela, uma das diretoras do Fronteira. 

Já “Lubrina” é uma produção que mostra a história de Joana, que viaja para o quilombo onde a sua avó nasceu. Sua chegada é marcada pela aparição de um nevoeiro. "Nossos mortos não morreram. Eles habitam entre os objetos e lugares que um dia tocaram e pisaram, nas águas em que se banharam, nas estradas que percorreram. Eles moram na névoa. A jornada física até o local onde a avó nasceu torna-se uma jornada mais profunda que atravessa a névoa e as lembranças”, compartilham os diretores Leonardo Hecht e Vinícius Fernandes.

:: Festival exibirá 47 filmes de 21 países no Cine Brasília ::

Serviço: Programação de sexta-feira do V Fronteira Festival 

Sexta-feira, 1º de setembro, a partir das 15h

Entrada franca

Cine Brasília, SQS 106, Brasília-DF

Programação no site www.fronteirafestival.com

Instagram: instagram.com/fronteirafestival 

Triciclo de André Amahro

TRICICLO, projeto cênico-literário-musical de André Amahro volta aos palcos, dessa vez no Teatro Silvio Barbato (SCS), dia 03 de setembro (domingo), às 18h, com ENTRADA FRANCA. O evento marca o novo lançamento do livro Triciclo: arte móvel para passeio, que reúne literatura, fotografia e música em uma só publicação. 

O crítico de arte Leo Lichote (Revista Piauí e Folha de São Paulo), que escreveu sobre o álbum, diz: “o disco se equilibra num estado de suspensão. Há nele, o tempo inteiro, uma flutuação poética e musical que parece prestes a se decidir — ou se indecidir — entre queda e voo. Entre a solidão que é chão (como canta em Oração) e o céu que se pode navegar (como canta em Rio), numa imagem de beleza sinestésica que diz muito do disco.”

DUO SERTÂNICO EN NOCHE DE TANGOS Y BOLEROS

O Duo Sertânico, composto por Pilar Acosta e Alessandro Borges, inspirados na nona lua cheia do ano, apresenta um lindo show dançante de tangos e boleros no Más Vino, 306 sul, no dia 26 de agosto, às 20h.


Duo Sertânico / Divulgação

O Duo de professores do IFB e do departamento de Música da UnB, em atuação há mais de dez anos no DF, num projeto de resgate do cancioneiro Latino-Americano e Brasileiro, construiu um repertório a partir de uma pesquisa musical que nos levará aos idos da era de ouro da Rádio na América Latina, com um repertório que atravessa o continente indo dos Boleros cubanos aos Tangos Argentinos.

O show será abrilhantado por Enos Marcelino, acordeonista mais requisitado da cena brasiliense, bem como seguindo a tradição Portenha, haverá também apresentação de poemas Argentinos de Horácio Ferrer e de Alfonsina Storni, bem como de algumas poesias autorais recitados pelos poetas Amelinha Cris e José Sóter.

Para completar a experiência, a Tabanka Brasil, casa de cultura e culinária brasileira, preparou uma curadoria de queijos mineiros e vinhos cerratenses. Assim, nessa fusão cultural, o Duo Sertânico convida a todos os amantes da arte e da gastronomia para uma noite de Tangos e Boleros. 

SERVIÇO

Tabanka Brasil – Vila Planalto - Acampamento Rabêlo, nº 21

Data: Sábado, dia 2 de setembro de 2023

Horário: 19h00 – 22h00

Ingressos antecipados pelo sympla: valor promocional R$25,00, aqui.

Peça que aborda masculinidade opressora

O Grupo Tripé apresenta a temporada do espetáculo “Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos”, em Taguatinga e Ceilândia. As sessões têm ingressos gratuitos disponíveis aqui e uma hora antes das sessões na bilheteria dos teatros. 

As apresentações são realizadas nos dias 1º (20h), 2 (17h e 20h) e 3 (20h), no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga. Já em Ceilândia, o espetáculo tem sessões no dia 8 (20h), 9 (17h e 20h) e 10 (20h), no CEU das Artes, na QNM 28. Nas sessões das 17h, a peça tem intérpretes de Libras e audiodescrição. Após as apresentações, nomes da psicanálise, da política, dos direitos humanos e das artes se juntarão à direção e ao elenco para conversar sobre os temas da peça com o público.


"Todo Mundo Perde Alguma Coisa aos Oito Anos", espetáculo do Grupo Tripé / Bella Montiel

A trama aborda de forma sensível, poética e performativa as experiências e memórias que marcam a transição da infância para a adolescência na socialização de crianças, em meio a questionamentos e debates relevantes no Brasil atual. 

Criado em 2018 diante do avanço público de discursos misóginos e machistas na sociedade brasileira, a peça se passa em uma festa do pijama infantil e o texto mergulha em nuances sociais e comportamentais como a cumplicidade masculina, a violência, o culto às armas, a padronização de corpos musculosos, nepotismo, higiene e saúde masculina, abuso e iniciação sexual. Para a construção do roteiro foi feita uma intensa investigação sobre as masculinidades vigentes na sociedade contemporânea.

Festival Farol: programação gratuita para toda a família na Torre de TV

Shows musicais, DJs, apresentações artísticas, feira de artesanato, gastronomia, sarau cultural e atividades formativas fazem parte da programação do Festival Farol, que acontece nos dias 02 e 03 de setembro, na Torre de TV, em Brasília – DF. É uma experiência artística multilinguagens e de entretenimento, com foco na produção brasiliense, direcionada ao público de 60 anos ou mais e toda família. 

No sábado (2), a programação começa às 9h, com aulão de dança e movimento para mulheres 60+; em seguida, às 10h, tem roda de conversa  sobre "O mercado de trabalho na Melhor Idade"; também às 10h, tem contação de histórias para criançada; e às 11h oficina de aromaterapia e práticas integrativas. No período da tarde, após a programação de discotecagem com a DJ Golmia, se apresentam Túlio Guimarães, com o espetáculo teatral "Volver a Letícia", o grupo de dança Deusas da Lua, o músico Jairo Mozart e o grupo Patubatê Mais+. Das 19h às 20h, o festival segue com discotecagem. 


Bagagem cia de bonecos / Divulgação

Na manhã domingo (3), a programação inicia às 9h, com contação de histórias para criançada e segue com aulão de alongamento, mobilidade, e oficina de automassagem e autocuidado até às 12h, encerrando com discotecagem. Na parte da tarde, a partir das 14h, o festival conta com apresentação teatral com o grupo Bagagem Cia de Bonecos e o grupo de dança Pegada Black. O festival promove, a partir das 16h, um Sarau Cultural aberto ao público que contará com a premiação de 1.000,00 (mil) reais para a melhor apresentação espontânea. Para encerrar toda a programação, às 17h, a cantora Lúcia Maria apresenta o show Caleidoscópio.

No intuito de movimentar a economia e gerar renda para o comércio local, o festival também contará com a Feira de Artesanato e Gastronomia. Das 10h às 17h, expositores cadastrados poderão oferecer ao público uma variedade de produtos feitos por moradores da região. No local do evento haverá também lounges cenográficos com bancos, estofados, assentos, redes e espaços de lazer garantindo sombra e conforto.

Xepa de Mamulengo 

Começa neste domingo (3), o Xepa de Mamulengo, uma atração artística com muita diversão e brincadeira. A atividade conta com um Cortejo de bonecos gigantes para atrair o público e em seguida a apresentação das peças "Varal de Bonecos" e "O Romance da Menina Feia". Programação gratuita.

Dia 03/09 - Feira do Pedregal

Dia 10/09 - Feira Permanente do Gama

Dia 16/06 - Feira Permanente da Ceilândia

Dia 24/09 - Feira do Permanente Sobradinho 2

Dia 07/10 - Feira São José de Brazlândia

Dia 22/10 - Feira de artesanato do Núcleo Bandeirante

Com início sempre às 9h.

Para colocar na agenda

Luau no Quintal

A Escola da Árvore promove, no dia 6 de setembro, a partir das 19h30, o Luau no Quintal. O evento tem como objetivo arrecadar fundos para ampliação da escola, que fica localizada no Lago Norte. A programação conta com Feira de produtos artesanais, comidas e apresentações musicais com o grupo As Fulô do Cerrado, Trio Papudo e discotecagem de Higo Melonauta. Os ingressos custam 20 reais por pessoa. Mais informações na página da escola.

Ecofeira do Mercadosul

No dia 9 de setembro acontece a 80° Ecofeira do Mercadosul, em Taguatinga. No mês do Cerrado, a festa será recheada de arte, música, comida e oficinas.

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Edição: Flávia Quirino