Ceará

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Agenda: espetáculo cultural, encontro de músicos e cinema, embalam o final de semana no Ceará

Para quem gosta de curtir o final de semana longe de casa, se liga na programação para curtir com a família e amigos.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Inaugurado no dia 1º de abril de 2022, o Centro Cultural do Cariri é um espaço para discussão, promoção e fazeres das artes, ciência, cultura e natureza. - Divulgação

A semana está chegando ao fim, e para aqueles que amam embalar no final de semana com atividades culturais e fora da rotina de trabalho, chegou o momento de conferir a programação cultural proposta pelos equipamentos culturais do governo do estado para esse final de semana. Confere só:

No interior do estado, Centro Cultural do Cariri inaugura novo espaço com espetáculo “Eu vou beijar”

No próximo sábado, 19 de agosto, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, e localizado no município de Crato, inaugura o Pequeno Palco, situado próximo à entrada do parque. O novo espaço tem capacidade para 100 pessoas e será voltado para atividades culturais, artísticas e educativas. A inauguração acontece às 19h, com o espetáculo “Eu vou beijar”, da atriz e dramaturga Joaquina Carlos.


O espetáculo narra sobre uma mulher lésbica que, no periodo da pandemia devido à Covid-19, conversou consigo mesma em inúmeros “monólogos”, que a permitiram revelar questões que travaram a garganta / Ascom Centro Cultural do Cariri

A atividade é gratuita, com classificação indicativa de 18 anos e a distribuição de ingressos acontece 1h30 antes do início da programação, na recepção próxima ao Átrio do Centro Cultural do Cariri. 

Já em Fortaleza, o Cineteatro São Luiz recebe Juçara Marçal com os grupos Abajur e Rrêve Sélavy

O Cineteatro São Luiz será responsável por receber através do Projeto Brasil França, um encontro surpreendente e explosivo entre músicos brasileiros e franceses, pela primeira vez em Fortaleza. O encontro acontece no domingo, 20 de agosto, a partir das 18h, e tem participação e apresentação dos grupos ABAJUR e Rrêve Sélavy.


Em turnê pelo Brasil, em agosto, os três músicos franceses que compõem a ABAJUR, do Nautilis Ensemble, formam o trio Rrêve Sélavy. / Divulgação

O encontro promete uma mistura de sons e ritmos brasileiros com o mais complexo material musical criativo da cena européia. À famosa cantora brasileira Juçara Marçal, juntam-se o guitarrista ultra inventivo Lello Bezerra, a contrabaixista Clara Bastos, o percussionista Maurício Takara, e os três incríveis músicos franceses Nicolas Pointard, Frédéric B.Briet e Christophe Rocher.

E para aqueles que preferem um cineminha, o Cinema do Dragão tem estreia e pré-estreia de novos filmes 

Entre 17 e 23 de agosto, o Cinema do Dragão traz uma série de novidades. Além da estreia dos dois aclamados ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ e da pré-estreia de ‘Retratos Fantasmas’, novo trabalho de Kleber Mendonça Filho, a grade traz ainda mostra gratuita de curtas produzidos por alunos da Escola Porto Iracema das Artes, outro equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Na sexta (18) e no sábado (19), serão realizadas sessões de pré-estreia do longa-metragem “Retratos Fantasmas”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que teve sua estreia mundial no Festival de Cannes na seleção Special Screening.


O Cinema do Dragão dispõe do recurso “Cine Assista”, e promove acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda. / Divulgação

Programação

[A Grande Arte no Cinema] Hitler Vs. Picasso – A Obsessão Nazista pela Arte (Itália – 2018)
Sala 2 – Sessões:
Domingo 20/08 – 16h

[A Grande Arte no Cinema] Gauguin no Tati – Paraíso Perdido (Itália – 2019)
Sala 2 – Sessão:
Sábado 19/08 – 14h

Barbie (EUA – 2023)

Sala 2 – Sessões: 

Quinta (17) e Domingo (20) – 19h40

Sexta (18) e Sábado (19) – 19h50

Oppenheimer (EUA – 2023) – Estreia

Sala 1 – Sessões:

Quinta (17); Sexta (18); Sábado (19); Domingo (20) - 18h50

Retratos Fantasmas (Brasil – 2023) – Pré-estreia

Direção: Kleber Mendonça Filho // 91 min // 14 anos // Vitrine Filmes

Sala 2 – Sessões:

Sexta (18) e Sábado (19) - 18h

Casa Vazia (Brasil – 2021) 
Sala 2 – Sessões:
Domingo 20/08 – 18h

Môa, Raiz Afro Mãe (Brasil – 2023) 
Sala 1 – Sessões:
Sexta (18); Sábado (19); Domingo (20) -16h40

Disco Boy: Choque entre Mundos (Bélgica, França, Itália e Polônia – 2023)
Sala 2 – Sessões:
Sábado (19) – 16h

Máquina do Desejo (Brasil – 2023) – 4ª Semana
Sala 1 – Sessões:
Sexta (18); Sábado (19); Domingo (20) - 14h30

Capitu e o Capítulo (Brasil – 2021)
Sala 2 – Sessões:
Domingo (20) - 14h

E para os amantes da Poesia Marginal, o Coletivo Slam Estrelinhas reúne a cultura do Slam, o Breakdance e o Rap


Esquenta para o estadual! / Divulgação

Promovido através do coletivo cultural Slam Estrelinhas, a atividade tem o objetivo de promover a cultura slam na cidade, através da disputa poética marginal. O evento acontece no sábado, 19 de agosto, a partir das 16h, no espaço externo da Biblioteca Pública Dolor Barreira, no bairro Benfica, em Fortaleza. Além da cultura do slam, o evento cultural deve contar ainda com a participação de outras expressões artísticas, como o Breakdance e o Rap, e será livre para todos os públicos. 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia