Ceará

DEMOCRACIA NA UFC

Presidente Lula confirma nome de Custódio como reitor da UFC. Professora Diana será a vice

A nomeação foi assinada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial no último dia 03

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Professor Custódio e professora Diana assumem a reitoria da UFC a partir do dia 20 de agosto. Mandato e de quatro anos. - Rister Saulo/Divulgação

O professor Custódio Almeida  foi confirmado como reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) pelos próximos quatro anos. A nomeação, assinada pelo presidente Lula (PT), consta no Diário Oficial da União (DOU) desta última quinta-feira (03). A professora Diana Cristina Azevedo deve assumir como vice-reitora da Universidade.

O mandato começa no próximo dia 20 de agosto. Já a posse deve ocorrer no dia 25, na Concha Acústica da UFC, com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana. Ao BDF, o novo reitor falou da expectativa de muito trabalho "para que a UFC possa cumprir a sua missão emancipatória da melhor forma possível".

Custódio também afirmou que a Universidade deve passar por "reestruturações e disrupções internas" e que diversas articulações estão sendo realizadas com a sociedade para potencializar o ensino, a pesquisa e a extensão na UFC. "Temos uma tarefa imensa para garantir a permanência dos estudantes de graduação e de pós-graduação nos seus respectivos cursos para que seja cumprida a missão precípua da universidade", afirmou o novo reitor.

A nova Vice-reitora, professora Diana Azevedo destacou que a UFC irá promover ações afirmativas para incluir mulheres, negros e negras, pessoas com deficiência e indígenas na nova gestão da Universidade. “É tempo propício para uma gestão realmente participativa na universidade pública, como é a UFC, que potencialize as inteligências dos discentes, docentes e técnico-administrativos em direção à sociedade, contribuindo efetivamente para gerar mais bem-estar social e avanços no conhecimento por meio da educação superior", afirmou a professora.

A nomeação repercutiu entre as instituições e sindicatos. A professora Irenísia Oliveira,presidente da ADUFC-sindicato,ressaltou a votação expressiva dada a chapa formada por Custódio e Diana na Consulta Acadêmica e classificou a nomeação como "um momento de alegria coletiva na Universidade" e "a culminância de um processo muito vigoroso de reafirmação dos valores democráticos na UFC". 

Em nota, publicada no site, o Sintufce, o Sindicato dos trabalhadores da Universidade Federal do Ceará, o coordenador geral, Wagner Pires, comemorou a nomeação e disse acreditar no diálogo para superar os últimos quatro anos. "Precisamos discutir e implementar a paridade, melhorar as condições de trabalho para todas e todos os TAE e avançar num modelo de PGD que realmente garanta às servidoras e servidores o respeito a seus direitos e que possa trazer mais qualidade de vida para estes. A acreditamos que a reitoria do prof Custódio vai estar aberta ao diálogo para que possamos superar os tristes dias da intervenção".

A chapa “UFC Viva e Democrática”, encabeçada por Custódio e Diana obteve mais de 88% dos votos na Consulta Interna realizada com a comunidade acadêmica em abril. Na lista enviada ao Conselho Universitário (Consuni), a chapa obteve 29 dos 38 votos. 

Em 2019, Custódio também foi o candidato mais votado com 7.772 votos. No entanto, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu o apoiador Cândido Albuquerque, último colocado da lista tríplice, para assumir a reitoria.

 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia

Edição: Camila Garcia