Rio de Janeiro

Tragédia

Menino de 10 anos é morto no caminho para a escola durante operação da PM em Maricá

Com a morte de Dijalma de Azevedo Clemente sobe para 15 o número de crianças mortas após serem baleadas no RJ

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Dijalma de Azevedo Clemente foi atingido do lado de fora do conjunto habitacional "Minha Casa, Minha Vida" no bairro de Inoã - Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (12), uma criança de 10 anos morreu após ser baleada durante uma operação da Polícia Militar na cidade de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Com a morte do menino, sobe para 15 o número de crianças com idades entre 0 e 14 anos mortas após serem baleadas na região metropolitana do Rio neste ano. O número configura uma média de mais duas crianças mortas por mês, segundo o Fogo Cruzado.

A criança, identificada pela Prefeitura de Maricá como Dijalma de Azevedo Clemente, foi atingida do lado de fora do conjunto habitacional "Minha Casa, Minha Vida" no bairro de Inoã. O menino estava uniformizado e a caminho da escola ao lado da mãe no momento do crime. Ele estudava na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro. O município emitiu nota de pesar.

Leia também: Fake news e liberdade de expressão: a difícil batalha nos EUA contra a desinformação

"Não vamos deixar que esse crime fique impune, nem que tragédias como essa, incomuns na nossa cidade, sejam naturalizadas", afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, em trecho da nota.

Ainda segundo o município, equipes das secretarias municipais de Direitos Humanos e Assistência Social se deslocaram para o local para prestar apoio e solidariedade à família de Djalma. A Secretaria Municipal de Educação decidiu suspender as aulas nas escolas municipais de Inoã após o ocorrido.

Segundo informações do portal G1, moradores fizeram um protesto no local e tentaram atear fogo em objetos e interditar vias da região. 

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou à imprensa que, o caso ocorreu durante um patrulhamento de agentes do 12º BPM (Niterói), "que foram atacados por criminosos armados" e que a criança ficou no meio do fogo cruzado. Segundo a nota, uma viatura também foi atingida pelos disparos dos bandidos, que fugiram.  

Nesta semana, na noite do último sábado (8), outra criança foi morta após ser baleada no estado do Rio. Yan Gabriel Marques, de 12 anos, brincava no Campo Santa Lúcia, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, quando foi atingido por um tiro no rosto. Durante o final de semana, a disputa por território entre grupos criminosos da região fez quatro vítimas

O primeiro caso de criança atingida por bala perdida em 2023 aconteceu no primeiro dia do ano. Juan Davi de Souza Faria, de 11 anos, morreu após ser atingido por um tiro durante a comemoração do réveillon em Mesquita, na Baixada Fluminense. Juan Davi estava na varanda de casa quando foi baleado. Das 15 crianças baleadas este ano, 8 eram meninos e 7 eram meninas.  O município do Rio de Janeiro concentra o maior número de casos.

Edição: Mariana Pitasse