Ceará

AGRICULTURA FAMILIAR

Comida na mesa, gente feliz: Feira da Agricultura Familiar começa hoje (01), em Crateús

A feira acontece nos dias 1 e 2 de junho na Praça Gentil Cardoso, a partir das 8h da manhã.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A XVII Feira da Agricultura Familiar teve como tema "Agricultura familiar solidária e democracia: resistência para o bem viver". - Divulgação

A XVIII Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Territórios Inhamuns e Crateús volta à Praça Gentil Cardoso, em Crateús, município localizado a 350 km de Fortaleza. Com o tema “Agricultura familiar: comida na mesa, gente feliz”, a edição deste ano acontece nos dias 1 e 2 de junho, e conta com uma vasta programação para todo o público, e deve levar os moradores e visitantes dos territórios dos Inhamuns e Crateús a ocupar as ruas da cidade ao longo dos dias de realização do evento. O evento é realizado pelas Cáritas Diocesana e diversas outras entidades com o intuito de beneficiar as famílias camponesas que vivem da agricultura familiar.

Adriano Leitão, Coordenador Executivo da Cáritas Diocesana de Crateús afirma que a instituição já está há 18 anos contribuindo com a construção da feira e ressalta que o evento possui grande importância na vida das famílias produtoras de alimentos. “A feira é um espaço de comercialização de produtos, mas é também um espaço de intercâmbio de saberes, conhecimentos e experiências entre produtores de diversas localidades dos territórios envolvidos na construção da feira”.

Creunice Bezerra, da Coordenação da Cooperativa Regional dos Assentados da Reforma Agrária do Sertão dos Inhamuns, a COOPERAMUNS, afirma também que a realização do evento é um espaço que busca proporcionar oportunidades para que os camponeses possam expor suas produções e garantir aos consumidores produtos de qualidade e agroecológicos, além de conquistar uma renda extra para as famílias. "Esse ano nós estamos levando uma grande diversidade de produtos para serem comercializados na feira, dentre eles produtos leguminosos, frutas, hortaliças, ovos, castanhas, mel, artesanatos, carnes de caprinos, ovinos, galinha caipira e carne bovina", concluiu.

Com 36 municípios inscritos, durante os dois dias de programação a feira deve reunir agricultores, comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas, pescadores artesanais, artesãos, estudantes e pesquisadores das mais diversas cidades do estado. Além disso, a feira contará com a presença de 193 empreendimentos e 350 feirantes, que desembarcam no município de Crateús para comercializarem os seus produtos ao longo da programação. O principal objetivo da feira da agricultura no município é contribuir com o fortalecimento das feiras populares da agricultura familiar enquanto espaços de diálogo, formação, resgate cultural, divulgação e comercialização de produtos locais.

O coordenador da Cáritas Diocesana ressalta ainda que a feira não é um evento isolado, mas sim, a culminância dos processos de realização das feiras municipais que ocorreram até o momento nos territórios dos Inhamuns e Crateús. “A feira da agricultura familiar e economia solidária mostra para a população a sua força e a sua garra. E é um processo construído ao longo do ano e não somente nas vésperas de acontecer. Nós da Cáritas, por exemplo, contamos com uma equipe de agentes que contribuem e auxiliam na construção das feiras municipais,  que acompanham esses feirantes, que organizam e ajudam nos processos formativos e de fortalecimento. E a culminância desses processos é a feira regional, momento para celebrar os frutos da colheita, o reencontro de pessoas e acima de tudo celebrar a agricultura familiar”, concluiu.

Ainda de acordo com a coordenadora da cooperativa, o MST e a Cooperamuns se somam na construção da feira através das articulações com os agricultores e assentados para estarem enviando seus produtos para exposição e comercialização. "Os assentados e agricultores trazem os seus orgânicos produzidos pelas cooperativas do MST a nível nacional, estadual e local, e têm a oportunidade de vender e participar da feira enquanto feirante durante os dois dias de evento", encerrou a coordenadora.

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária dos Territórios de Inhamuns e Crateús é um símbolo de organização e mobilização de pautas essenciais para o desenvolvimento da agricultura familiar e da construção do bem viver no campo e na cidade.

Programação

01/06 | Quinta-feira

- 7h30 - “Boas práticas sanitárias no manejo da ordenha em cabras leiteiras”.

Realização: IFCE.

Local: IFCE.

- 8h às 22h - Exposição de animais.

Realização: Associação de criadores, IDEF e IFCE.

Local: Praça Gentil Cardoso.

- 16h - Fórum Regional dos Secretários de Agricultura da região do Sertão dos Crateús e Inhamuns.

Realização: Grupo Líder/SEBRAE

Local: Teatro Rosa de Morais

- 16h - Organização dos Produtos nas barracas.

Realização: Feirantes.

Local: Praça Gentil Cardoso.

- 17h30 - Show Cultural e Comercialização.

Realização: Equipe de cultura e comercialização.

Local: Praça

- 18h - Abertura da Feira.

Realização: Coordenação da feira.

Local: Praça Gentil Cardoso.
 

02/06 | Sexta-feira

- 8h - Intercâmbio de experiências de práticas pedagógicas contextualizadas, inspiradas na Campanha do Projeto SaD.

Realização: Cáritas Diocesana de Crateús.

Local: Município de Tamboril.

- 8h às 22h - Comercialização e Show Cultural..

Realização: Equipe de cultura e comercialização..

Local: Praça Gentil Cardoso.

- 8h às 17h - Intercâmbio sobre manejo do sistema Bioágua.

Realização: Cáritas Regional Ceará.

Local: EFA Dom Fragoso/Independência.

- 8h às 16h - Encontro de Articulação dos pescadores e pescadoras artesanais de açude (APPAA).

Realização: Cáritas Diocesana de Crateús e CPP.

Local: Cáritas Diocesana de Crateús.

- 8h às 10h - Oficina de produção de sabonete de mel artesanal.

Realização: IFCE.

Local: IFCE.

- 8h às 10h - Oficina Método FAMACHA: um recurso para o controle de verminose em ovinos.

Realização: IFCE.

Local: IFCE.

- 8h às 10h - Oficina de produção de hidromel.

Realização: IFCE.

Local: IFCE.

- 8h às 10h - Oficina de produção de doce de leite com aproveitamento de soro de leite fresco.

Realização: IFCE.

Local: IFCE.

- 9h - Intercâmbio música e cultura Ceará/Amazonas.

Realização: Equipe de cultura.

Local: Cáritas Diocesana de Crateús.

- 13h30 às 17h - Oficina de aproveitamento total de maracujá na produção de geleia artesanal.

Realização: IFCE.

Local: IFCE.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia