Rio Grande do Sul

Conquista

Associação de agroecologistas de Paraíso do Sul (RS) recebe veículo para transportar produção

Caminhão foi viabilizado através de cedência da prefeitura local, depois de receber emenda do deputado Bohnn Gass

Brasil de Fato | Paraíso do Sul (RS) |
Caminhão baú foi entregue para agroecologistas e já está em uso potencializando o transporte da produção - Divulgação

A Associação de Produtores FlorESer Agroecológico, de Paraíso do Sul (RS), recebeu no final do mês de março a cedência de um caminhão baú, que está sendo utilizado para o transporte da produção agroecológica de seus integrantes para comercialização no Ferião Colonial de Santa Maria e também na feira local. O veículo vai servir ainda para transporte de insumos, sementes, mudas de plantas e demais itens necessários para produção dos associados.

“Estamos muito felizes por receber esse veículo, que é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do nosso trabalho, com ele, poderemos transportar nossos alimentos de forma mais rápida e segura, garantindo que cheguem até os consumidores em perfeitas condições”, expressou a agroecologista Rosiéle Ludke. “Esperamos que este veículo seja mais um passo em direção a um futuro mais justo e sustentável para todos e que a parceria entre as entidades envolvidas continue fortalecendo o trabalho da Associação e de todos os produtores locais”, acrescentou.

A Prefeitura Municipal assinou o contrato de concessão de uso de caminhão baú com a associação, seguindo a Lei Municipal nº 1686/2023, que libera a cedência do veículo, adquirido através de emenda parlamentar e contrapartida do município. A entrega ocorreu no dia 27 de março, com a presença de representantes da Associação e autoridades municipais.

O secretário municipal Valdir Temp relembrou todo o trâmite burocrático que precisou ser vencido desde a indicação da emenda pelo deputado federal Elvino Bhonn Gass (PT-RS), elaboração do projeto, viabilização da contrapartida e processo licitatório. “Assim demorou quatro anos para recebermos esse veículo, mas enfim, o caminhão já está nas mãos da associação e tenho certeza que será muito útil para os associados transportarem sua produção para os pontos de venda.”

Temp também parabenizou a associação pelo “trabalho agroecológico que está desenvolvendo, pois além de explorarem um nicho de mercado importante, são um exemplo de como se busca alternativas para os pequenos agricultores produzirem alimentos sem agrotóxicos”.


Assinatura da cedência do veículo foi realizada no dia 27 de março / Divulgação

A Associalção FlorESer expressou reconhecimento a todas as entidades envolvidas, em especial à Prefeitura Municipal. No agradecimento foram nominados os funcionários municipais Luísa Parreira, Fabiane Bachinski, Leonardo Dressler, o secretário Valdir Temp, o assessor jurídico Delano Karsburg e o prefeito Artur Arnildo Ludwig (PDT). Também foi manifestada gratidão junto ao deputado federal Elvino Bohn Gás, à Câmara de Vereadores, ali representada pelo vereador Darci Mundt (PDT), bem como o apoio unânime de todos os vereadores e acolhimento pela presidenta da casa Kátia Schlesner (MDB). Também foram destacados o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERUR), a Emater/RS e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA). Foi relembrado ainda, com muito carinho e reconhecimento, o nome de Irmã lourdes Dill, que por mais de três décadas foi a principal incentivadora da agroecologia e economia solidária na região e hoje se encontra trabalhando na região norte do país.

Investimento que liga produtor e consumidor

Contatado pela reportagem do Brasil de Fato RS, o deputado federal Elvino Bohn Gass mostrou-se satisfeito pelo desfecho favorável da emenda. “Esses recursos são sempre os melhores, porque eles dialogam com quem produz, com quem organiza a produção e com quem consome”, disse.

Para o parlamentar é preciso reconhecer o trabalho dos agricultores e agricultoras camponeses e familiares que “estão lá na ponta produzindo alimento e muitas vezes enfrentando dificuldades para fazer sua produção chegar com qualidade e de forma sustentável até quem consome”. Bohn Gass frizou ainda considerar este o melhor tipo de investimento público, pelo viés concreto que representa, ao “ligar quem produz com quem consome, gerando renda com produto de qualidade, com comida de verdade".

Rosiéle Ludke agradeceu ainda “aos nossos produtores que trabalham duro para oferecer alimentos saudáveis e de qualidade para a população e a todos que acreditam e apoiam o trabalho da Associação de Produtores FlorESer Agroecológico”.

A agroecologista lembrou também que a conquista do caminhão baú é resultado do esforço conjunto de várias entidades e pessoas, que se uniram em prol de um objetivo comum: promover a agricultura camponesa, familiar e agroecológica, valorizando os produtores locais e incentivando a produção sustentável. “Além disso, gostaríamos de agradecer à comunidade em geral, que valoriza e consome os nossos alimentos, contribuindo para fortalecer a economia local e promover uma alimentação mais saudável e consciente”, concluiu.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Edição: Marcelo Ferreira