Ceará

Agenda presidencial

Lula, Elmano e MST cumprem agenda na China. PDT desiste de participar da comitiva presidencial

Líder do PDT na Câmara e presidente nacional do partido, deputado André Figueiredo desistiu da viagem: “Muita gente."

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Ao Ceará, interessa a pauta das energias renováveis, especialmente para a geração de energia eólica dentro do mar (offshore). - Lívio Pereira

O governador Elmano de Freitas (PT) viaja nesta sexta-feira (24), para Brasília onde vai integrar a comitiva que acompanha o Presidente Lula (PT) na viagem à China.  A ida foi adiada para domingo, depois que o Presidente foi diagnosticado com uma leve pneumonia, na noite desta quinta-feira. Além de governadores, parlamentares e representantes sindicais participarão da agenda com o governo chinês. 

Pelo Ceará, além do governador Elmano de Freitas, o deputado federal cearense José Guimarães (PT) também viaja para a China. Já o deputado André Figueiredo, líder do PDT na Câmara e presidente nacional do partido, desistiu da viagem. Disse que terá uma semana com muitas votações em Brasília e que “muita gente talvez não garanta tanta efetividade”, se referindo aos 200 nomes que devem compor a comitiva presidencial.

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) será representado pelo economista e dirigente nacional, João Pedro Stédile. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior, são nomes confirmados na comitiva.  

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, Lula cumpre agenda a partir da próxima terça-feira (28) com uma série de reuniões políticas entre os dois países. Na quarta-feira (29), haverá agenda com a participação dos empresários que vão ao país. Na quinta (30), Lula retorna ao Brasil.

Ao Ceará, interessa a pauta das energias renováveis, especialmente para a geração de energia eólica dentro do mar (offshore). Além disso, a cooperação entre o Ceará e a China sempre trouxe bons números, tanto que o país asiático é uma das maiores fontes de importações e destino das exportações cearenses, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará. Nacionalmente, a China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009. 

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa