Ceará

CULTURA E TRADIÇÃO

No Cariri, Terreiro Cultural Arte e Tradição realiza projeto com ações culturais em comunidades

As ações integram o projeto “Cultura e arte em comunidades periféricas” e será realizado em Barbalha, Crato e Altaneira.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Show Musical Tambores do Axé, realizado durante a programação do TAC 2023 - Divulgação

Construído pelos Mestre Chico Ceará, tesouro vivo da cultura do estado, pela Mestra Socorro Alexandre e por diversos brincantes do pé da Chapada do Araripe no distrito de Arajara em Barbalha, o Terreiro Cultural Arte e Tradição desenvolve esse ano o projeto “Cultura e Arte em Comunidades Periféricas”. O projeto tem como objetivo a realização de vivências e oficinas de arte e tradição em comunidades rurais e urbanas das cidades de Barbalha, Crato e Altaneira, localizadas na Região do Cariri.

De acordo com o Mestre Chico Ceará, a expectativa é de que, com a finalização do projeto, possa ser feita uma transformação cultural, educativa e esportiva na vida dos viventes das comunidades onde as atividades serão desenvolvidas, e que o projeto tenha uma boa atuação e continuidade em outros territórios. “Estamos trabalhando incansavelmente pela cultura, para a cultura e pelas pessoas das comunidades”, afirmou o mestre.

O projeto “Cultura e Arte em Comunidades Periféricas” é realizado através do II Edital Escolas Livres de Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), e tem como objetivo estimular a criação de escolas livre nos territórios, através da qual tem se ampliado as possibilidades de formação em arte e cultura por todo o estado, compartilhando saberes sobre nossas tradições culturais e nossa produção artística contemporânea.

Para Suzana Carneiro, artista e integrante do terreiro responsável pela coordenação do projeto, a oportunidade é vista como meio de fomento à cadeia produtiva da cultura e economia criativa local, por meio do aprendizado de novas técnicas artísticas e orientação profissional para o mercado de trabalho no campo artístico e cultural. Já Zé Airton, produtor cultural e integrante do grupo, afirma que construir essa escola contribui potencialmente para mudanças de hábitos culturais e transformação sociocultural das próprias comunidades beneficiadas através do engajamento nas ações coletivas futuras que acontecerão através do terreiro.


Oficina de práticas corporais e musicais do eixo temático “Corpo e Cultura Afro-brasileira” / Divulgação

A Escola Livre de Cultura e Arte em Comunidades Periféricas terá suas atividades realizadas no Terreiro Arte e Tradição no Sítio Santo Antônio em Barbalha; Reisado São Vicente do Mestre Galego no Sítio Coqueiro, Coletivo Cultural Casa Luz no bairro Seminário e Coco da Mestra Maria da Santa no Sítio Quebra em Crato; além da Associação Cultural Arte e Tradição Filiação do Mestre Ediwilson no Sítio Vale do Romão em Altaneira. Levando formação artística para as periferias rurais e urbanas dessas três cidades do Cariri. 

Mestre Chico ainda enfatiza a felicidade em construir esse projeto no seu território e reforça o sentimento de esperança em encerrar o ano com saldo de construção positivo junto às pessoas dessas comunidades que estão com o Terreiro Arte e Tradição.

A Escola foi pensada a partir de uma metodologia que garante a máxima diversidade de público, contemplando de crianças a idosos nas atividades e está dividida em quatro eixos: Corpo e Cultura Afro-brasileira; Teatro, Ancestralidade e Cultura Popular; Artes Visuais em Comunidade; Cultura e Arte Afro-brasileira. A metodologia se baseia ainda nos preceitos da educação popular Freiriana e de base comunitária, como mecanismo de empoderamento social. As ações serão realizadas durante todo o ano, dividida em turmas por cidade e por eixo temático.

Para mais acessar mais informações sobre esse outros projetos do Terreiro Arte e Tradição acessar a página no Instagram @terreiro.arteetradicao.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia