Ceará

Margareth Menezes

O Ceará está de mãos dadas com o Ministério da Cultura

A ministra da Cultura Margareth Menezes visitou Fortaleza e prestigiou posse de Luisa Cela na Secult

Brasil de Fato, Fortaleza, Ceará |
Mais de 150 artistas, representantes de etnias, parlamentares e secretários de várias cidades participaram do momento que marca a união entre o Ceará e o novo Ministério da Cultura. - Amanda Sobreira

Em uma noite regada à música, arte e muita emoção, a ministra da Cultura Margareth Menezes prestigiou a cerimônia de transmissão de cargo que deu posse à secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela. O evento foi realizado no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, nesta quinta-feira. Cerca de 150 artistas das mais diversas áreas culturais, representantes de etnias, parlamentares, secretários, prefeitos de várias cidades participaram do momento que marca a união entre o Ceará e o novo Ministério da Cultura.

“Eu estou realmente encantada com o que vi aqui, é tudo muito lindo. Que lugar encantador, parabéns Ceará por esse lugar, isso é que é respeitar a cultura,” ressaltou a Ministra, que pouco antes da cerimônia conheceu a Pinacoteca do Ceará, o Centro de Design, o Mercado AlimentaCE e o Museu Ferroviário, que compõem o Complexo Cultural. 

A cerimônia contou com a presença do grupo Maracatu Solar, com Pingo de Fortaleza e Calé Alencar, além do grupo Vidança que apresentou um espetáculo com crianças. As cantoras Nayra Costa e Luiza Nobel subiram ao palco acompanhadas pela Orquestra de Pindoretama para executar o hino do Ceará e o hino nacional, despertando emoção em todos os presentes. Para Cristina Quilombola, representante do Comitê de Expressões Afro-brasileiras da Secult Ceará, o momento é de celebração. “O povo quilombola existe, o povo indígena existe, os LGBT existem. É um momento histórico diante da política cultural, social e da diversidade que temos no Ceará. Nós acreditamos nessa reconstrução porque a cultura é o principal ponto de expansão de todos nós”, disse.

As mestras da cultura do Estado Mãe Zimá e Cacique Pequena homenagearam a secretária da Cultura Luisa Cela e a ministra Margareth Menezes com espadas de reisado da cultura popular produzidas pelo mestre Tarcísio de Juazeiro do Norte. Para a primeira secretária dos povos indígenas do Ceará, Cacika Juliana (PcdoB), a cultura e todo o povo vive um momento histórico nos primeiros dias do governo Lula. “Nós temos uma ministra que representa toda a diversidade cultural, dos povos afros, indígenas e tê-la no nosso estado é um momento histórico pois nossa cultura estava quase sendo apagada. Agora temos sangues novos para dar calor e animação a cultura do nosso estado”, declarou a secretária.

Durante sua fala, a secretária de Cultura do Ceará, Luisa Cela, agradeceu as manifestações de carinho e confiança e se comprometeu com políticas culturais que fortaleçam a democracia do país.  “Não haverá caminho de superar nossos grandes desafios humanitários, sem compreender a centralidade da Cultura para o desenvolvimento de nossa gente e dos nossos lugares. De minha parte, saibam que terão todo o meu compromisso, dedicação, capacidade de trabalho e energia para fazer com que o Ceará siga sendo uma Luz acessa para o Brasil e para o Mundo. Peço, iluminação, bênçãos e axé, para honrar a força da Cultura Cearense”, destacou a secretária

A ministra Margareth Menezes cumprimentou e destacou a trajetória de Luisa como “uma jovem que sabe fazer política cultural e que representa tão bem o Ceará no Brasil, com uma trajetória de eficiência e de escuta”. A ministra também ressaltou as boas experiências culturais do Ceará e assumiu o compromisso de andar de mãos dadas com o Estado. “Enquanto Ministério, estamos aqui assumindo esse compromisso de caminhar junto com o Ceará e aproveitar essa experiência tão exitosa (de política cultural) para a gente replicar. É por isso que eu estou levando algumas pessoas do Ceará para o Ministério”, contou.

A ministra se refere aos cearenses Fabiano Piúba, ex-secretário de cultura do estado, e Henilton Menezes, escolhidos para serem, respectivamente, secretários do Ministério da Cultura (MinC), nas pastas de Formação, Livro e Leitura e Economia Criativa e Fomento Cultural. Durante a transmissão do Cargo, Piúba destacou o trabalho de Camilo Santana e Izolda Cela à frente do governo do Ceará. “Eles inseriram a cultura na agenda política, social e institucional do Governo, estabelecendo um papel e lugar das políticas culturais para o desenvolvimento social, econômico, humano e sustentável do Ceará. 

Essa foi a primeira visita institucional ao Ceará, da ministra Margareth Menezes. Mais cedo, ela e parte da equipe do Ministério da cultura se reuniram com o governador Elmano de Freitas (PT). Também houve uma visita para conhecer o Museu da Indústria no Centro da cidade.

Seminário

Nesta sexta-feira, a Ministra participou do seminário “O Brasil vai renascer com o MinC e a cultura brasileira”, realizado no Cineteatro São Luiz. O objetivo é promover um diálogo sobre a retomada do Ministério da Cultura como estratégia principal para as políticas públicas de cultura no Brasil. No período da manhã, Margareth Menezes, o secretário executivo do MinC, Márcio Tavares, e a secretária Luisa Cela participaram da mesa “A Cultura na reconstrução do Brasil”.

A tarde o debate foi sobre o “Ministério da Cultura e os desafios das políticas culturais”, abordando aspectos da redemocratização da cultura, como restauração e renovação de programas e atividades culturais apoiadas pelo poder público, além da conexão da cultura com a agenda política e institucional de outras pastas do Governo Federal. O debate contou com a presença da secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, do secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC, Henilton Menezes, do secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba e da presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Edição: Camila Garcia