Ceará

Eleições 2022

Gardel Rolim é o novo presidente da Câmara Municipal de Fortaleza

Eleito por unanimidade, Rolim (PDT) chega com a missão de reaproximar PT e PDT que racharam durante a disputa ao Governo

Brasil de Fato | Fortaleza, CE |
O parlamentar concorreu em chapa única e foi eleito por unanimidade pelos 43 vereadores da Casa. - Divulgação/ Cmfor

A bancada de vereadores de Fortaleza elegeu nesta terça-feira (01), o vereador Gardel Rolim (PDT) como novo presidente da Câmara Municipal para o biênio 2023-2024. O parlamentar concorreu em chapa única e foi eleito por unanimidade pelos 43 vereadores da casa, por meio de votação nominal e aberta. A outra opção seria a abstenção.

A chapa encabeçada por Gardel Rolim é composta por dez vereadores de 8 partidos diferentes. Por uma questão de proporcionalidade, o PDT, maior bancada da Câmara, ficou com três cadeiras. PSDB, PSB, REDE, Pros,Cidadania, Progressistas e o PL, legenda do presidente derrotado Jair Bolsonaro, ficou com um representante cada.

Na tribuna da casa, Rolim, que é líder de José Sarto (PDT) na Câmara, agradeceu a confiança do prefeito e destacou o trabalho do vereador José Henrique (PDT) que comanda a Câmara até o último dia do ano e assume mandato na Assembleia Legislativa do Ceará em 2023.  "Meu sentimento sobre a gestão de vossa excelência é que já é um dos maiores presidentes da Casa, porque deixou marcas a serem superadas por mim, e que não será fácil, que é a marca do diálogo, da construção coletiva e de conquistas," disse o vereador.

Assim como o vereador José Henrique, Gardel Rolim e o prefeito Sarto apoiaram o nome de Roberto Cláudio para o governo do Ceará, na disputa que resultou no racha da aliança PT e PDT e na eleição de Elmano de Freitas. Nesse contexto, o PDT saiu fortalecido no âmbito municipal, pois Sarto deverá concorrer à reeleição e há nos bastidores, uma boa expectativa para o desempenho e articulação de José Henrique na Assembleia. Já Gardel Rolim ganhou a função extra de atuar na reaproximação dos dois partidos. Para a socióloga e cientista política Paula Vieira, pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia da UFC (LEPEM), é algo inevitável na Câmara, pois o PT só conta com dois vereadores em Fortaleza. “A situação do PT está delicada porque de fato, ele precisa encontrar um caminho de articulação para formar alguma maioria em projetos que sejam estratégicos para a legenda. Então, a tendência é que ele busque essa articulação com legendas próximas como o PDT e o PSB”, analisa.

Líder de oposição e presidente do PT municipal, o vereador Guilherme Sampaio, que compõe a atual mesa diretora da Câmara, não estará na casa na próxima legislatura. A expectativa é que ele, que ficou na segunda suplência para deputado estadual, assuma vaga na Assembleia, após a composição do secretariado de Elmano. Por enquanto, o vereador disse em entrevista ao BDF, que o PT continuará fazendo oposição “firme e qualificada” na Câmara. “Temos uma avaliação crítica da atual administração, que nos parece carente de um projeto estratégico de cidade, dialoga pouco com a população e seus principais problemas, e ainda propõe iniciativas que não são compatíveis com o atual momento econômico, como a criação da taxa do lixo”, disse.

Sobre a reaproximação entre PT e PDT, Guilherme se mostrou favorável e disse acreditar que o Partido dos Trabalhadores deva abrir diálogos com partidos tradicionalmente democráticos e progressistas. "No atual momento político do país está em jogo a consolidação de nossa democracia, ameaçada pelo golpismo,”destacou.

Outra perda para o Partido dos Trabalhadores e para a bancada feminina é a saída da vereadora Larissa Gaspar, eleita deputada estadual. Assume na sua suplência, o vereador Dr.Vicente. É a terceira vez que o parlamentar assume cadeira no parlamento municipal.  Já no caso do vereador Guilherme Sampaio assumir como suplente de deputado estadual,  a Professora Adriana Almeida assume como vereadora no lugar dele, recuperando assim a representatividade feminina na bancada do PT.    

Larissa Gaspar apoiou o nome da governadora Izolda Cela para a disputa pelo governo. Ao comentar sobre a reaproximação de PT e PDT, disse que alguns nomes já se reaproximaram durante e após o processo eleitoral e que seus representantes na Câmara tem uma boa relação, inclusive com o novo presidente eleito por unanimidade. "Nosso apoio à candidatura do Gardel Rolim se dá em função da boa relação construída na casa e dos compromissos por ele assumidos de fortalecer as pautas do campo progressista", ressaltou.

Nova mesa diretora da Câmara de Fortaleza (2023-2024)

Presidente: Gardel Rolim (PDT)
1º vice: Paulo Martins (PDT)
2º vice: Renan Colares (PDT)
3ª vice: Cláudia Gomes (PSDB)
1º secretário: Bruno Mesquita (Pros)
2º secretário: Fábio Rubens (PSB)
3ª secretária: Kátia Rodrigues (Cidadania)
1ª vogal: Ana Aracapé (PL)
2º vogal: Luciano Girão (Progressistas)
3ª vogal: Estrela Barros (Rede)

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia