Ceará

MARCHA DA PERIFERIA

10ª Marcha da Periferia acontece amanhã (26), na Praia de Iracema, em Fortaleza

A concentração tem início a partir das 15h em frente ao Ideal Clube

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Em sua última edição, a Marcha da Periferia teve como principal pauta o combate ao genocídio do povo negro - Divulgação

Amanhã, em Fortaleza, acontece a 10ª Marcha da Periferia, uma articulação de coletivos, organizações da sociedade civil, artistas periféricos e mandatos populares. Na edição 2022 da marcha, o tema escolhido pela organização foi “Em 10 anos de Marcha, quem ouviu nosso soluçar de dor? Pela boniteza de nossas vidas, a favela não vai sucumbir”. A Marcha tem concentração a partir das 15h da tarde, na Praia de Iracema, em frente ao Ideal Clube.

Criada em 2013, a Marcha tem como principal objetivo protestar contra a falta de políticas públicas e o aumento da violência policial nas periferias cearenses. O tema escolhido para a 10ª marcha é um recado para os governos federal, estadual e municipal, e também para o sistema de justiça e toda a sociedade. Os participantes reivindicam um outro modelo de segurança pública, que possa garantir o direito à vida e também o respeito e compromisso com os direitos humanos.

Preparação para a 10ª Marcha da Periferia

Em 10 anos, a Marcha da Periferia de Fortaleza está consolidada na agenda da sociedade civil. Até o Dia D da Marcha, diversos eventos chamados de “pré-marcha” acontecem não só nas periferias de Fortaleza, mas também fora delas, com o objetivo de mobilizar a sociedade civil para a adesão à luta. Os eventos possuem como principal foco debater o enfrentamento à violência e os direitos humanos, há também a realização de oficinas de preparação de cartazes e confecção de camisetas do evento. A arte e a cultura periférica são apresentadas como expressão de um modo de vida e de resistência.

A Marcha da Periferia de Fortaleza é composta por diversas organizações e grupos políticos, entre elas: Afronte, Alium Resistência, Bando Somos Todas Marias, Brigadas Populares, CALSS, CDVHS, CEDECA Ceará, Coletivo Mattos Produções, Coletivo Vozes, Cria Delas, Fórum de Negres da Geografia UECE, Fórum Popular de Segurança Pública Ceará, Instituto Perifa, Invenções de nova canudos, JAP, Juventude Travessia, Kizomba, Mandata Coletiva Nossa Cara, Mandato Gabriel Aguiar, Mandato Luizianne Lins, Meraki do Gueto, Movimento Negro Unificado, Negrar, Núcleo Popular, Organização Popular Terra Liberta (filiada à FOB-CE), Panorama de Mc's, Raízes do Bom Jardim, Rede de Mulheres Negras do Ceará, Rede Estudantil Classista e Combativa do Ceará (filiada à FOB-CE), Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas, Revide, RUA   e Vivo Cidadania.

Para mais informações sobre a Marcha da Periferia, basta acessar a página oficial do Instagram: @marchadaperiferia.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia