Ceará

Governo Elmano

Começa a transição para o novo governo do Ceará

Equipe de transição realiza a primeira reunião com total alinhamento político entre indicados de Izolda e Elmano

Fortaleza, CE |
Os nomes que compõem a equipe foram definidos pela própria governadora Izolda e pelo governador eleito, Elmano Freitas. - Divulgação

A equipe que organiza a transição para o próximo governo do Ceará, se reuniu nesta terça-feira, 8, para, oficialmente, iniciar os trabalhos necessários na transferência do cargo de Izolda Cela (Sem partido) para Elmano Freitas (PT), governador eleito do Ceará com 54% dos votos.

Em entrevista para o BDF, Luisa Cela, que é filha de Izolda e é uma das coordenadoras do plano de governo de Elmano nomeada para a equipe de transição, conversou sobre as expectativas e alinhamentos da próxima administração. Sob a liderança do atual secretário da Casa Civil, Chagas Vieira e de Eudoro Santana, ex-deputado estadual e pai do senador eleito Camilo Santana, o grupo deve iniciar os trabalhos avaliando a situação orçamentária do estado.  "Vamos nos debruçar especialmente nas ações que precisam ser resolvidas logo no começo do novo governo, para termos informações relevantes e garantir a continuidade dos serviços que são prestados sem nenhum prejuízo para a população do Ceará", afirma Luísa.

De acordo com decreto nº 35.003, assinado e publicado no último domingo (6), a equipe de transição é “encarregada das providências necessárias à transferência governamental, propiciando condições para que o Governador do Estado eleito possa receber da atual gestão todos os dados e informações indispensáveis ao planejamento e à futura implementação de programa, projetos e ações pelo novo governo”.

Os nomes que compõem a equipe foram definidos pela própria governadora  Izolda e pelo governador eleito, Elmano Freitas.  Ainda fazem parte do grupo, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; o secretário de Planejamento e Gestão, Ronaldo Borges; o secretário executivo de Gestão, Flávio Jucá; a assessora da Casa Civil, Rita Bezerra e o articulador Vladyson da Silva Viana. Por parte da nova administração, completam a lista, o ex-coordenador da comissão de transição da gestão Luizianne Lins, Alfredo José Pessoa de Oliveira;  a deputada estadual e suplente ao senado, Augusta Brito; o superintendente do Detran, Maximiliano Quintino de Medeiros; a ex secretária do governo Luizianne, a doutora em economia e professora Ana Maria Fontenele. 

"A expectativa é de uma transição tranquila. Existe um alinhamento político entre os governos e vamos fazer o trabalho com muita colaboração e cooperação. É o que se espera de pessoas sérias que consideram o bem da população cearense", ressalta Luísa.


Luisa Cela, que é filha de Izolda e é uma das coordenadoras do plano de governo de Elmano nomeada para a equipe de transição, conversou sobre as expectativas e alinhamentos da próxima administração. / Reprodução

Psicóloga, mestre em saúde pública, Luísa Cela atua, desde 2013, no campo das políticas culturais e cidadania cultural. Secretária adjunta da cultura do Ceará, ela já atuou como diretora de Direitos Humanos do Instituto CUCA e diretora de Cidadania Cultural no Instituto Dragão do Mar. Depois que sua mãe, a governadora Izolda Cela, foi preterida pelo PDT para disputar as eleições estaduais, Luísa entrou de cabeça na campanha de Elmano e foi uma das coordenadoras do seu plano de governo.

Ainda durante a campanha, Elmano Freitas e a vice -governadora, Jade Romero, reafirmaram o compromisso de compor o novo secretariado com 50% de mulheres. Além do novo chefe do executivo já ter elogiado Fernanda Pacobahyba e suscitar seu nome para continuar no comando da fazenda, surge nos bastidores o nome de Luísa para assumir a pasta da cultura no Ceará. Porém o novo secretariado ainda é um mistério e só deve ser anunciado em dezembro. "Não há convite para aceitar nada ainda, pois não há nenhuma definição do novo secretariado. Mas espero que a pessoa escolhida para a pasta dê continuidade aos processos de valorização da cultura cearense que teve um impulso nos últimos 8 anos com o governo de Camilo e Izolda, que traga inovação e que seja capaz de enfrentar os desafios que estão colocados para a política cultural, trazendo a cultura para a  centralidade do desenvolvimento do nosso estado. Esse é o meu desejo", afirma.

Mulheres no executivo


A desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, assumiu interinamente como governadora do Ceará e segue no cargo até o dia 12 de novembro. / Divulgação

O decreto que institui a equipe de transição e autorizou o início do processo foi assinado pela governadora Izolda Cela, ainda no domingo (6), véspera da sua viagem para o Egito, onde participa da 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27). Com seu afastamento, a desembargadora Nailde Pinheiro Nogueira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, assumiu interinamente como governadora do Ceará e segue no cargo até o dia 12 de novembro. A desembargadora é a terceira na sucessão, atrás ainda de Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, que também estará fora do país.

Natural de Aurora, interior do estado, a desembargadora Nailde Pinheiro tem 65 anos  e foi escolhida como Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará na gestão 2021/2023. Entre 2017 e 2019, ela também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Além de Nailde Pinheiro, a desembargadora Iracema do Vale também comandou o governo interinamente, quando Camilo Santana era governador do estado.
 

Edição: Camila Garcia