Pernambuco

coronavírus

Surto de covid? Pernambuco contabiliza alta de casos de coronavírus nas últimas semanas

Apesar da alta, Secretaria de Saúde afirma que não há circulação da variante BQ.1 em Pernambuco

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Prefeitura do Recife enviou ofício ao Ministério da Saúde cobrando envio de CoronaVac para imunizar crianças. - Rodolfo Loepert/PCR

O aumento na positividade dos testes de covid-19 em Pernambuco acende um alerta para gestores e profissionais de saúde. Na última semana de outubro, a Secretaria de Saúde do estado (SES-PE) registrou um aumento na procura por testes e também na positividade dos mesmos. 

No período de 23 a 29 de outubro, foram realizados 440 testes rápidos de antígeno nos pontos do TestaPE e a positividade passou para 11,8%, contra 4,1% registrado na semana anterior.  No Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), a positividade geral para a doença está em 1,13% - durante seis semanas esteve abaixo de 0,5%. 

No Recife, de 30 de outubro a 5 de novembro, foram realizados 2.391 exames nos pontos de testagem, dos quais 624 foram positivos para covid-19, deixando o índice de positividade em 26,1%.

Leia mais: Covid pode voltar a crescer; boa notícia é que já sabemos o que fazer e temos mais proteção

O médico infectologista Filipe Prohaska, chefe da triagem de doenças infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE), observa que “uma série de fatores sugerem esse aumento no número de casos de covid. Historicamente, nos dois anos anteriores, houve aceleração dos casos após feriados, período no qual tem uma tendência de aglomeração de pessoas. Eu lembro que esse é o primeiro feriado sem nenhuma restrição”.

“Além disso, há 30 dias, as escolas retiraram a obrigação do uso de máscaras de um grupo populacional que tem tido uma adesão vacinal muito baixa, que são as crianças e os adolescentes”, alerta o médico. 

Ao passo que a adesão segue baixa, a Prefeitura do Recife também enfrenta outras dificuldades para garantir a imunização das crianças na capital. Nesta segunda (07), a Prefeitura enviou ofício para o Ministério da Saúde cobrando o envio de novas doses de CoronaVac. A medida ocorre após o MS não enviar novas remessas do imunizante, o que interrompeu a aplicação da primeira e da segunda doses para crianças de 3 e 4 anos desde o começo da semana na cidade. 

O infectologista destaca que a circulação de novas variantes é um fator que também contribui para o aumento de casos de covid. “Quando a ômicron está no nosso meio, é preciso pelo menos três doses da vacina. Quando olhamos para Pernambuco, pouco mais de 4 milhões de pessoas tomaram a 3° dose, e pouco mais de 1 milhão tomaram a 4° dose. Isso faz com que haja um grande número de pessoas sem o esquema vacinal completo, o que possibilita que o vírus circule, ainda que com menor intensidade de manifestações clínicas”. 

Leia mais: Pernambuco discute se ampliará a vacinação da 4° dose contra covid para público jovem

No balanço da vacinação divulgado na última segunda, a SES-PE informa que do total da população, 7.995.370 pernambucanos já completaram seus esquemas vacinais, o que corresponde a 87,10%. Em relação às primeiras doses de reforços (terceira dose), já foram aplicadas 4.359.194 doses (cobertura de 56,67%). Também já foram aplicadas 1.291.914 segundas doses de reforço (cobertura de 42,7%).

Quando questionada pela reportagem do Brasil de Fato Pernambuco sobre a circulação da nova subvariante da ômicron no estado, a SES-PE afirma que, até o momento, “não houve a confirmação da variante BQ.1 em Pernambuco. Porém, é importante alertar que esta tem apresentado uma capacidade de transmissão significativa e já foi identificada em outros Estados do país”.

A secretaria também afirma que a detecção de novas variantes e subvariantes “merece a atenção principalmente para os grupos populacionais mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes e pessoas imunossuprimidas, e todos aqueles que ainda não se vacinaram com as doses de reforço disponíveis”.


A SES-PE recomenda testagem de pessoas com qualquer sintoma gripal/ Agência Brasil

Medidas de prevenção

Filipe Prohaska reforça que as medidas de prevenção precisam continuar sendo tomadas. “Parece que a gente se esqueceu do quanto é importante a higienização das mãos e do ambiente. Nós estamos vendo o aumento não só da covid, mas de meningite, conjuntivite, que são quadros que, com o uso de máscaras e, principalmente, higiene das mãos e do ambiente, é possível ter um controle adequado”. 

Na nota enviada para a reportagem, a SES-PE salienta que o uso de máscaras ainda é fortemente recomendado para pessoas com sintomas gripais, pacientes imunossuprimidos e idosos, especialmente os que ainda não tomaram as doses de reforço da vacina. “Ainda é importante destacar a importância da testagem para qualquer pessoa que tenha sintomas gripais, mesmo que leves, bem como a necessidade de praticar isolamento social”.

“Obviamente que esse aumento de casos de covid na proporção vista não é comparado com os anos anteriores, nos quais tivemos um número absoluto muito alto, mas acende um alerta, uma preocupação. Tem que se ter cuidado agora para impedir maiores problemas no futuro. Lembrando que em janeiro começa já a ter o aumento da circulação da influenza e de possíveis novas subvariantes do coronavírus. Por isso é importante as três doses da vacina”, conclui o infectologista. 

Boletim epidemiológico

No boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (07), a SES-PE contabilizou 388 casos de covid, sendo 1% de casos graves e 99% de casos leves. Com os novos registros, o estado totaliza 1.066.414 casos confirmados da doença. Uma morte também foi registrada no dia 10 de outubro. Trata-se de uma recifense de 51 anos, que apresentava doenças prévias (doença cardiovascular e tabagismo). Com isso, Pernambuco soma 22.414 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia.

Onde testar no Recife

Na capital pernambucana, continuam funcionando três postos estaduais de testagem. No Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro da Várzea, o funcionamento é de domingo a domingo, por demanda espontânea, das 8h às 18h; na antiga Fundação de Saúde Amaury de Medeiros (Fusam), na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, o funcionamento também é por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h; e na Secretaria de Educação do Estado, no bairro da Várzea - a testagem acontece de segunda a sexta, das 8h às 17h, por demanda espontânea ou marcação pelo Atende em Casa. Além dos centros estaduais, a população pode procurar os serviços geridos pelos municípios. 
 

Edição: Vanessa Gonzaga