Ceará

Eleições 2022

Nordeste garante Lula como presidente do Brasil

Com 69,34% dos votos para Lula, o Nordeste, vítima de constante xenofobia, é elevado ao patamar de orgulho do Brasil

Brasil de Fato | Fortaleza, CE |
A comemoração da vitória de Lula foi registrada em vários pontos de Fortaleza, no Comitê da Washington Soares, na Avenida Rui Barbosa com Antônio Sales, na Praia Iracema e em outros lugares. - Divulgação/ PT Ceará

O Brasil escolheu mudar e o Ceará fez sua lição de casa. Lula foi eleito como novo presidente do país, a partir de 1º de janeiro de 2023. Foi o desejo de 50,9% da população contra 49,1% de eleitores que optaram pela continuidade de Jair Bolsonaro, o primeiro presidente do Brasil a não ganhar uma reeleição.  Foram 60.345.999 dos votos válidos para Lula contra 58.206.354 do atual presidente. A derrota, porém, ainda não foi reconhecida oficialmente por Bolsonaro, que não se pronunciou publicamente sobre o resultado das eleições.

A agonia durou até pouco mais da metade da contagem dos votos. Apesar do presidente Bolsonaro sair na frente e se manter na dianteira até aos 67,70% da apuração das urnas,  o presidente Lula manteve uma crescente. Quando os votos da região Nordeste começaram a ser contabilizados pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral, Lula abriu vantagem, embalando o choro feliz de milhares de brasileiros. Em Fortaleza, durante a apuração na Avenida da Universidade, no bairro do Benfica, um dos redutos petistas na capital cearense, eleitores do presidente Lula se revezavam entre o nervosismo e a certeza da vitória .

Confira imagens da festa da vitória na avenida da Universidade em Fortaleza

 

"A vitória significa frear esse discurso. Estamos dizendo não ao fascismo, violência e à tolerância. É uma questão de saúde mental também. Com o fim das eleições espero o fim do tom violento na vida, nas redes sociais, voltarmos a ser civilizados. Fazemos parte de uma civilização sem medo de ser feliz",  disse o estudante Filipe Souza.

O Nordeste, vítima constante de xenofobia nas redes sociais, especialmente no período das eleições, foi elevado ao patamar do orgulho, sentimento que sempre acompanhou seus fortes e leais moradores. Foi a região que mais deu voto ao presidente Lula (69,34%), que ganhou em todos os estados nordestinos. O Ceará foi o quarto estado com maior votação para o petista, com 69,97% de votos; atrás do Piauí, com 76,83% de aprovação, Bahia, com 72,11%, e Maranhão, com 70,93%. No Ceará, assim como no primeiro turno, o candidato do Partido dos Trabalhadores, venceu em todos os 184 municípios. Foram 3,8 milhões de votos para o presidente que promete unir o país em torno de um projeto que restabeleça a paz e o respeito entre os brasileiros. 

“O Brasil não pode mais conviver com esse muro de concreto e desigualdade que separou o país. Esse país precisa se reencontrar consigo mesmo, retornar o diálogo, sem tentativa de intervir. Reconstruir a harmonia entre os três poderes. É a construção que rege a nossa existência coletiva e ninguém ,absolutamente ninguém está acima dela,” disse Lula em seu primeiro discurso como presidente eleito. 

Em suas primeiras falas como presidente, Lula também garantiu que irá conversar com todos os prefeitos e governadores, independente de partido político. “A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo", ressaltou. No Ceará, o diálogo está garantido. Com a eleição, ainda em primeiro turno, de Elmano de Freitas (PT) para governador e Camilo Santana (PT)  para senador da República, o lema da campanha petista no estado, nunca fez tanto sentido. O Ceará está três vezes mais forte. “A minha gratidão é enorme e quero dizer que eu e o Elmano vamos trabalhar e vamos dedicar toda energia das nossas vidas para ajudar o Ceará. E quem ganhou com isso não foi o Elmano, não foi o Camilo, não foi o Lula, quem ganha são vocês cearenses,” disse Camilo Santana em discurso na sede do PT, na noite deste domingo.

Campanha marcada pela intolerância e violência

Foram cerca de dois meses de uma campanha eleitoral marcada por atos violentos. Apesar do acirramento, comum entre eleitores adversários, em 2022, o que vimos foi uma série de casos ligados, de alguma forma, aos eleitores e apoiadores de Jair Bolsonaro. Assassinatos, agressões, coação de funcionários públicos e de empresas privadas,  parlamentares com arma em punho no meio da rua, desafiando a resolução do ministro do TSE, Alexandre de Morais, que proibia porte de arma durante as eleições. Vimos um ex-parlamentar, com extensa ficha criminal, guardar um arsenal em casa e atentar com a vida de policiais federais. 

O presidente Jair Bolsonaro é um entusiasta da política armamentista. Seu governo é marcado por políticas que desmontam ações culturais, ambientais e que contribuem efetivamente para o fim de muitos direitos dos trabalhadores. Foi no governo Bolsonaro também que o Brasil voltou para o mapa da fome e o retorno do governo Lula representa a volta para a dignidade do povo brasileiro. "Ter direito a comida abre possibilidades para a pessoa buscar outros direitos.  Acho que vão surgir novas oportunidades, ter nosso poder de compra de volta é importante para o nosso bem estar, vai ficar todo mundo mais feliz”, disse o ator Israel Lucas.

Foi um governo marcado por quase 700 mil mortes durante a pandemia da Covid-19 e diversas ações de negação à ciência, incluindo a demora para a compra da vacina e o descrédito dado aos imunizantes, estimulando a população a não se vacinar. "Agora espero a validação da ciência e da inovação tecnológica, coisa que não vimos no governo Bolsonaro e agora voltaremos a ter", disse a biomédica Vanessa Pinheiro.

Lula bateu vários recordes no pleito de 2022. Ele é o primeiro político brasileiro  a assumir o cargo de presidente pela terceira vez, por meio do voto direto. Lula também é o presidente mais votado da história. Em 2002, quando assumiu pela primeira vez, recebeu o apoio de quase 53 milhões de brasileiros. Em 2006, foi reeleito com 58,1 milhões de votos. Em 2022, após uma prisão ilegal, que colocou em xeque o sistema político e judiciário brasileiro, Lula ultrapassa 60 milhões de votos esperançosos na reconstrução da dignidade do país perante o mundo.

“Eu me considero um cidadão que teve um processo de ressurreição na política brasileira, porque tentaram me enterrar vivo, e eu estou aqui. Eu estou aqui para governar esse país em uma situação muito difícil, mas eu tenho fé em Deus que com a ajuda do povo nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente, e a gente possa restabelecer a paz entre as famílias, entre os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos e o Brasil”, declarou.

Retaliação

Na esteira da incitação a violência e na contramão dos militares e governadores eleitos que apoiaram Bolsonaro, mas já reconheceram a soberania das urnas com a vitória de Lula, o deputado federal eleito pelo PL,  André Fernandes, publicou em suas redes sociais um vídeo pedindo o impeachment do presidente que nem assumiu seu mandato ainda.

Fernandes liderou a campanha de Bolsonaro no Ceará. Em seu comitê na Avenida Barão de Studart, a apuração de ontem foi acompanhada por fogos, músicas religiosas e orações por Bolsonaro.

Edição: Camila Garcia